O ronco é um charme extra dos carros esportivos, mas é justamente por isso que a Mercedes-AMG terá que encerrar a produção de vários de seus modelos na Europa.
O motivo é a implementação de uma nova regulamentação da União Europeia, que entra em vigor em 1º de julho de 2026. A nova lei estabelece limites de ruído rigorosos para carros novos, fixados entre 68 e 72 decibéis (dB), dependendo da relação potência-peso do veículo.
A regra impacta diretamente os esportivos. Ironicamente, porém, ela afetará os modelos de quatro cilindros da AMG, ao invés dos V8. É o que diz um documento interno, publicado pelo site Autocar: segundo o texto, os motores menores, que utilizam som artificial para transmitir esportividade, são os que excedem os novos limites. Modelos V8, como o GT 63, aparentemente cumprem as novas regras.
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O documento detalha que os cortes afetarão especificamente os modelos de quatro cilindros da marca. A produção será encerrada nas seguintes datas:
Apesar dos cortes, a AMG prepara a “maior ofensiva de produtos” de sua história. Esta estratégia inclui novos híbridos de alta performance —como os V8 híbridos plug-in que equipam o SL 63 e o GT 63— e modelos totalmente elétricos.
A marca já desenvolve sons artificiais esportivos para seus carros a bateria, (a “AMG Sound Experience”), que incluem simulações do ronco de V8, a fim de manter a identidade sonora.
O encerramento da produção dos modelos de quatro cilindros acelera a transição para a nova plataforma AMG.EA, dedicada exclusivamente a esportivos elétricos.
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O motivo é a implementação de uma nova regulamentação da União Europeia, que entra em vigor em 1º de julho de 2026. A nova lei estabelece limites de ruído rigorosos para carros novos, fixados entre 68 e 72 decibéis (dB), dependendo da relação potência-peso do veículo.
A regra impacta diretamente os esportivos. Ironicamente, porém, ela afetará os modelos de quatro cilindros da AMG, ao invés dos V8. É o que diz um documento interno, publicado pelo site Autocar: segundo o texto, os motores menores, que utilizam som artificial para transmitir esportividade, são os que excedem os novos limites. Modelos V8, como o GT 63, aparentemente cumprem as novas regras.
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Os modelos que saem de linha
O documento detalha que os cortes afetarão especificamente os modelos de quatro cilindros da marca. A produção será encerrada nas seguintes datas:
- Fevereiro de 2026: AMG C43 4Matic, AMG GLC43 4Matic e AMG GLA35 4Matic.
- Maio de 2026: AMG C63 SE Performance (PHEV de 4 cilindros) e AMG GLC63 SE Performance.
Futuro elétrico
Apesar dos cortes, a AMG prepara a “maior ofensiva de produtos” de sua história. Esta estratégia inclui novos híbridos de alta performance —como os V8 híbridos plug-in que equipam o SL 63 e o GT 63— e modelos totalmente elétricos.
A marca já desenvolve sons artificiais esportivos para seus carros a bateria, (a “AMG Sound Experience”), que incluem simulações do ronco de V8, a fim de manter a identidade sonora.
O encerramento da produção dos modelos de quatro cilindros acelera a transição para a nova plataforma AMG.EA, dedicada exclusivamente a esportivos elétricos.
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