Notícia Mesmo com falhas, táxi autônomo da Tesla estreia no Texas

Testa foi protagonista de um caso curioso em Austin, Texas. A empresa inaugurou recentemente seus primeiros veículos autônomos para transporte de passageiros na cidade. O “cybercab”, como vem sendo chamado, é um modelo da Tesla que faz parte do projeto de táxis sem condutor da marca. Mesmo sendo uma inovação, a tecnologia apresenta criticas por falhas na direção.

VEJA TAMBÉM:


Com um lançamento discreto, a nova empreitada da empresa de Elon Musk despertou bastante interesse do público e impactou positivamente as ações da companhia, mesmo que alguns episódios documentados não sejam os mais favoráveis.

Vídeos publicados em redes sociais mostram que os veículos ainda cometem erros durante a condução de passageiros. As imagens retratam um carro da frota dirigindo na contramão, desrespeitando o fluxo normal do tráfego apenas para evitar um congestionamento.

Embora não tenha provocado nenhum acidente, o comportamento levanta um alerta sobre a autonomia do sistema de direção e se ele está realmente preparado para lidar com situações reais de trânsito.

Outro ponto evidenciado nos vídeos é a dificuldade do software ao lidar com rotas e cruzamentos. Em determinado momento, é possível ver o Tesla convergindo à esquerda e, em seguida, mudando de trajetória e atravessando o cruzamento diretamente.

Em outro vídeo publicado no YouTube, observa-se que o sistema de IA interpreta de maneira equivocada a presença de viaturas estacionadas nas proximidades. Essa falha fez com que o táxi reduzisse a velocidade de forma excessiva e estacionasse completamente, mesmo sem necessidade real, já que, nos registros, os carros da polícia estavam apenas parados ao lado da estrada.

Apesar dos registros, não há relatos de colisões envolvendo os táxis da Tesla até o momento. A empresa segue aprimorando a nova tecnologia de direção autônoma, conhecida como Full Self‑Driving, ou FSD.

Continue lendo...
 
Top