O tucho é o componente responsável por transmitir o movimento do comando para o balancim, que por sua vez faz a abertura das válvulas. É uma peça pequena, mas quando apresenta defeitos poderá afetar todo o funcionamento do motor.
Hoje é praticamente padrão na indústria usar tuchos hidráulicos, que dispensam a necessidade de regulagem periódica. Esse modelo quando está com defeitos emite um som metálico, que á chamado popularmente de tucho batendo.
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A forma mais fácil de encontrar esse problema no motor de seu carro é pelo som metálico, que se assemelha a um “tec-tec-tec”. Ele é mais fácil de ouvir em marcha lenta e irá acontecer com o motor frio, como na primeira partida do dia.
Se está desconfiado disso, ligue o motor pela manhã com o capô aberto. Se o som vier da região do cabeçote, são grandes as chances do tucho estar batendo.
Com o veículo em movimento é possível notar esse problema com a perda de força e falhas na aceleração. O motor estará trabalhando de forma irregular pois as válvulas não estão abrindo da forma correta.
Com ele parado poderá ser notado pela marcha lenta irregular. Também é possível notar que os tuchos hidráulicos estão com problemas se notar vazamentos na região do cabeçote.
A longo prazo ele pode danificar o comando e os balancins, pesando na conta (Foto: Shutterstock)
Como os tuchos são partes integrais do movimento de abertura das válvulas, qualquer problema com essa peça irá afetar o ciclo de funcionamento do motor. As válvulas comandam a entrada da mistura ar/combustível no motor, a abertura incompleta significa que ele não está recebendo a alimentação adequada.
Quando o tucho hidráulico está com problemas, geralmente envolve o vazamento do óleo lubrificante. Sem o fluído, o desgaste na peça irá aumentar, também poderá desgastar o comando de válvulas e o motor irá trabalhar desregulado.
A falta de compasso no motor irá reduzir o desempenho, aumentar o consumo e desgastar partes internas. São efeitos similares aos da falta de regulagem da folga em motores com tuchos mecânicos, mas com solução mais cara.
Se o seu motor está batendo tucho, a solução é a troca do componente. Se o defeito for pego no início, será preciso substituir apenas os tuchos mesmo.
Caso o carro tenha rodado por muito tempo com esse defeito, o reparo será mais caro. Será necessário trocar também as peças que têm contato com os tuchos, como os balancins e o comando de válvulas.
Um tucho hidráulico pode durar entre 100 e 150 mil km, mas depende de vários fatores externos como trocas de óleo, condições de uso e outros.
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Hoje é praticamente padrão na indústria usar tuchos hidráulicos, que dispensam a necessidade de regulagem periódica. Esse modelo quando está com defeitos emite um som metálico, que á chamado popularmente de tucho batendo.
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Como identificar um tucho batendo
A forma mais fácil de encontrar esse problema no motor de seu carro é pelo som metálico, que se assemelha a um “tec-tec-tec”. Ele é mais fácil de ouvir em marcha lenta e irá acontecer com o motor frio, como na primeira partida do dia.
Se está desconfiado disso, ligue o motor pela manhã com o capô aberto. Se o som vier da região do cabeçote, são grandes as chances do tucho estar batendo.
Com o veículo em movimento é possível notar esse problema com a perda de força e falhas na aceleração. O motor estará trabalhando de forma irregular pois as válvulas não estão abrindo da forma correta.
Com ele parado poderá ser notado pela marcha lenta irregular. Também é possível notar que os tuchos hidráulicos estão com problemas se notar vazamentos na região do cabeçote.
Efeitos do tucho batendo

A longo prazo ele pode danificar o comando e os balancins, pesando na conta (Foto: Shutterstock)
Como os tuchos são partes integrais do movimento de abertura das válvulas, qualquer problema com essa peça irá afetar o ciclo de funcionamento do motor. As válvulas comandam a entrada da mistura ar/combustível no motor, a abertura incompleta significa que ele não está recebendo a alimentação adequada.
Quando o tucho hidráulico está com problemas, geralmente envolve o vazamento do óleo lubrificante. Sem o fluído, o desgaste na peça irá aumentar, também poderá desgastar o comando de válvulas e o motor irá trabalhar desregulado.
A falta de compasso no motor irá reduzir o desempenho, aumentar o consumo e desgastar partes internas. São efeitos similares aos da falta de regulagem da folga em motores com tuchos mecânicos, mas com solução mais cara.
O reparo
Se o seu motor está batendo tucho, a solução é a troca do componente. Se o defeito for pego no início, será preciso substituir apenas os tuchos mesmo.
Caso o carro tenha rodado por muito tempo com esse defeito, o reparo será mais caro. Será necessário trocar também as peças que têm contato com os tuchos, como os balancins e o comando de válvulas.
Um tucho hidráulico pode durar entre 100 e 150 mil km, mas depende de vários fatores externos como trocas de óleo, condições de uso e outros.
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