A motorização de Polo e Virtus vai mudar na próxima linha 2023, junto com a reestilização de meia-vida da dupla, que deverá estrear no segundo semestre de 2022. Assim, o motor Volkswagen 1.6 16V MSI, da família EA-211, dará lugar ao igualmente tecnológico 1.0 180 TSI para as versões de entrada do sedan e intermediárias do hatch. Porém, a produção desse propulsor mantida para abastecer os mercados de exportação.
Esse novo motor Volkswagen é, na realidade, o mesmo 1.0 200 TSI das versões mais caras de Polo e Virtus, mas configurado para ter números de potência e torque semelhantes ao do 1.6 MSI.
VEJA TAMBÉM:
Modernidades presentes nesse 180 TSI são boas conhecidas: concepção com três cilindros, que reduz o atrito interno do motor, melhorando a performance; injeção direta, permitindo a dosagem justa e correta do combustível; duplo comando de válvulas variável com comando eletrônico; superalimentação com turbocompressor, que aproveita a energia dos gases queimados do escapamento, transformando-a em melhor performance.
Além do mais, há a concepção inteira em alumínio, deixando o conjunto mais leve e melhorando o equilíbrio do veículo. Será um propulsor superior em praticamente tudo quando comparado com o 1.6 MSI.
Como exclusividades, o motor Volkswagen 180 TSI recebe um novo mapeamento de injeção, ignição e pressão do turbo, fazendo com que ele apresente uma potência de aproximadamente 115 cv (85 kW) e torque máximo de 18,3 kgfm (180 Nm).
Para efeito de comparação, o atual 1.6 16V, que sairá de cena, desenvolve praticamente a mesma potência (117 cv), mas perde bastante em torque para a novidade 180 TSI (16,5 kgfm, quase 2 kgfm a menos).
Outro detalhe importante é que a curva de torque do novo motor turbo da Volkswagen permite muito mais força em baixas rotações: enquanto o 1.6 16V entrega todo seu torque a altos 4.000 rpm, o 180 TSI deverá fazer o mesmo ao redor dos 2.000 rpm.
Esqueça os motores 1.0 dos antigos populares: Boris Feldman fala sobre novas tecnologias em vídeo!
Seguindo a concorrência e os gostos do público consumidor, o Virtus trará apenas a opção do câmbio automático de 6 velocidades, mas o Polo deverá manter a atual caixa manual de 5 marchas nas versões mais baratas, com motor 1.0 aspirado.
Ainda segundo fontes de dentro da Volkswagen, a fabricante alemã está muito mais interessada em oferecer tecnologia e segurança do que grandes volumes de vendas. Ou seja, preferem vender carros refinados e modernos em menor escala do que oferecer modelos de menor qualidade, com preços mais convidativos e enormes números de produção.
Ao que tudo indica, essa é uma política do Grupo Volkswagen para o mundo todo, não se aplicando somente no Brasil. A subsidiária brasileira estaria apenas se adequando às normas alemãs.
Apesar desse propulsor deixar de ser utilizado nos veículos de passeio, ele continuará sendo produzido em São Carlos (SP) para o mercado de exportação (principalmente os latino-americanos, que ainda preferem motores de aspiração natural). Além disso, ele vai equipar a Saveiro até seu fim definitivo, o que deve ocorrer no segundo semestre de 2024 ou início de 2025.
O motor 1.6 16V atualmente já é item de série na picape do Volkswagen Gol (o 1.6 8V EA-111 teve sua produção encerrada por não se adequar ao Proconve L7).
Para a adaptação da nova versão 180 TSI do motor de três cilindros, turbo, e com 115 cv, seria necessário um bom investimento de engenharia, seja para a colocação física dessa unidade na antiga estrutura da Volkswagen Saveiro, ou para o desenvolvimento de novos sistemas de arrefecimento, ar-condicionado, assistência de direção e coxinização exclusivos da picapinha.
Além disso, informantes afirmaram que seria necessário um alto investimento para homologar uma inédita Volkswagen Saveiro com motor TSI, principalmente no que diz respeito às quantidades de emissões de poluentes.
Se considerarmos os custos de engenharia e homologação de todo o processo, financeiramente não compensaria para a Volkswagen. Afinal a picape já é antiga e não deverá durar muito tempo. E hoje, seu volume de vendas já não é dos maiores, principalmente quando comparados com a concorrência (em especial a Fiat Strada).
Por isso, mesmo que saia de cena na família Gol e Voyage – que, vale lembrar, também vai sair de linha – e Polo e Virtus, o motor 1.6 16V MSI será mantido na Saveiro.
O post Motor Volkswagen 1.6 16V MSI também será aposentado apareceu primeiro em AutoPapo.
Continue lendo...
Esse novo motor Volkswagen é, na realidade, o mesmo 1.0 200 TSI das versões mais caras de Polo e Virtus, mas configurado para ter números de potência e torque semelhantes ao do 1.6 MSI.
VEJA TAMBÉM:
- Motor de 3 cilindros é mais barato para os fabricantes?
- Conheça os 5 motores mais obsoletos do mercado brasileiro
- Carro de uma marca com motor de outra? Sim: veja 10 casos no Brasil
Modernidades presentes nesse 180 TSI são boas conhecidas: concepção com três cilindros, que reduz o atrito interno do motor, melhorando a performance; injeção direta, permitindo a dosagem justa e correta do combustível; duplo comando de válvulas variável com comando eletrônico; superalimentação com turbocompressor, que aproveita a energia dos gases queimados do escapamento, transformando-a em melhor performance.
Além do mais, há a concepção inteira em alumínio, deixando o conjunto mais leve e melhorando o equilíbrio do veículo. Será um propulsor superior em praticamente tudo quando comparado com o 1.6 MSI.
Novo motor terá mais torque
Como exclusividades, o motor Volkswagen 180 TSI recebe um novo mapeamento de injeção, ignição e pressão do turbo, fazendo com que ele apresente uma potência de aproximadamente 115 cv (85 kW) e torque máximo de 18,3 kgfm (180 Nm).
Para efeito de comparação, o atual 1.6 16V, que sairá de cena, desenvolve praticamente a mesma potência (117 cv), mas perde bastante em torque para a novidade 180 TSI (16,5 kgfm, quase 2 kgfm a menos).
Outro detalhe importante é que a curva de torque do novo motor turbo da Volkswagen permite muito mais força em baixas rotações: enquanto o 1.6 16V entrega todo seu torque a altos 4.000 rpm, o 180 TSI deverá fazer o mesmo ao redor dos 2.000 rpm.
Esqueça os motores 1.0 dos antigos populares: Boris Feldman fala sobre novas tecnologias em vídeo!
Seguindo a concorrência e os gostos do público consumidor, o Virtus trará apenas a opção do câmbio automático de 6 velocidades, mas o Polo deverá manter a atual caixa manual de 5 marchas nas versões mais baratas, com motor 1.0 aspirado.
Ainda segundo fontes de dentro da Volkswagen, a fabricante alemã está muito mais interessada em oferecer tecnologia e segurança do que grandes volumes de vendas. Ou seja, preferem vender carros refinados e modernos em menor escala do que oferecer modelos de menor qualidade, com preços mais convidativos e enormes números de produção.
Ao que tudo indica, essa é uma política do Grupo Volkswagen para o mundo todo, não se aplicando somente no Brasil. A subsidiária brasileira estaria apenas se adequando às normas alemãs.
Onde o motor 1.6 16V da Volkswagen continua?
Apesar desse propulsor deixar de ser utilizado nos veículos de passeio, ele continuará sendo produzido em São Carlos (SP) para o mercado de exportação (principalmente os latino-americanos, que ainda preferem motores de aspiração natural). Além disso, ele vai equipar a Saveiro até seu fim definitivo, o que deve ocorrer no segundo semestre de 2024 ou início de 2025.
O motor 1.6 16V atualmente já é item de série na picape do Volkswagen Gol (o 1.6 8V EA-111 teve sua produção encerrada por não se adequar ao Proconve L7).
Para a adaptação da nova versão 180 TSI do motor de três cilindros, turbo, e com 115 cv, seria necessário um bom investimento de engenharia, seja para a colocação física dessa unidade na antiga estrutura da Volkswagen Saveiro, ou para o desenvolvimento de novos sistemas de arrefecimento, ar-condicionado, assistência de direção e coxinização exclusivos da picapinha.
Além disso, informantes afirmaram que seria necessário um alto investimento para homologar uma inédita Volkswagen Saveiro com motor TSI, principalmente no que diz respeito às quantidades de emissões de poluentes.
Se considerarmos os custos de engenharia e homologação de todo o processo, financeiramente não compensaria para a Volkswagen. Afinal a picape já é antiga e não deverá durar muito tempo. E hoje, seu volume de vendas já não é dos maiores, principalmente quando comparados com a concorrência (em especial a Fiat Strada).
Por isso, mesmo que saia de cena na família Gol e Voyage – que, vale lembrar, também vai sair de linha – e Polo e Virtus, o motor 1.6 16V MSI será mantido na Saveiro.
O post Motor Volkswagen 1.6 16V MSI também será aposentado apareceu primeiro em AutoPapo.
Continue lendo...