Uma falha de software envolvendo o app de rádio via satélite do SiriusXM causou problemas graves nas centras multimídias de diversos veículos da Audi. Durante meses, proprietários dos Estados Unidos relataram que as telas de seus carros reiniciavam a cada poucos minutos, impossibilitando o uso de recursos básicos como navegação, música e conectividade. Agora, o problema foi descoberto.
VEJA TAMBÉM:
O aplicativo da SiriusXM provocou o defeito ao enviar uma atualização incompatível, que deveria funcionar na versão mais recente do sistema da central multimídia. Como nem todos os veículos estavam atualizados, a mudança gerou um conflito interno que fazia o sistema travar e reiniciar constantemente. Usuários relataram amplamente a falha em fóruns online, e a montadora levou meses para emitir uma ação de serviço (recall técnico) voltada à atualização do sistema.
A Audi ainda afirmou que o erro foi “externo à empresa”. Entretanto, reconheceu que a falta de compatibilidade entre o software do carro e os aplicativos é um problema que precisa de maior controle interno. A montadora já liberou uma atualização corretiva para corrigir o bug.
Um dos pontos que chamou a atenção nesse caso foi o de concessionárias que sugeriram a seus clientes a troca completa do módulo principal da multimídia. Essa substituição tinha um custo estimado de até US$ 4.700 (pouco mais de R$ 25 mil). As concessionárias fizeram a sugestão antes de o problema ser realmente confirmado.
Continue lendo...
VEJA TAMBÉM:
- Kawasaki resgata clássico nome KLE 500 em moto que chega em 2026
- Funilaria em carros eletrificados exige mão-de-obra e ferramenta ‘especiais’
- Jaguar E-Type a venda por menos de R$ 25 mil? Como assim?
O aplicativo da SiriusXM provocou o defeito ao enviar uma atualização incompatível, que deveria funcionar na versão mais recente do sistema da central multimídia. Como nem todos os veículos estavam atualizados, a mudança gerou um conflito interno que fazia o sistema travar e reiniciar constantemente. Usuários relataram amplamente a falha em fóruns online, e a montadora levou meses para emitir uma ação de serviço (recall técnico) voltada à atualização do sistema.
A Audi ainda afirmou que o erro foi “externo à empresa”. Entretanto, reconheceu que a falta de compatibilidade entre o software do carro e os aplicativos é um problema que precisa de maior controle interno. A montadora já liberou uma atualização corretiva para corrigir o bug.
Sugestão polêmica das concessionárias
Um dos pontos que chamou a atenção nesse caso foi o de concessionárias que sugeriram a seus clientes a troca completa do módulo principal da multimídia. Essa substituição tinha um custo estimado de até US$ 4.700 (pouco mais de R$ 25 mil). As concessionárias fizeram a sugestão antes de o problema ser realmente confirmado.
Continue lendo...