Durou menos de 1 ano. A Neta Auto fez sua estreia oficial no Brasil em julho de 2024, durante o Festival Interlagos, divulgou preços em agosto e só começou a vender em janeiro de 2025, com a abertura da primeira concessionária. Agora a marca se prepara para fechar as portas.
Seus produtos, o hatch compacto Aya e o SUV médio X, traziam preços agressivos. O AutoPapo apurou na época que a marca estava negociando a fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP).
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A situação da Neta Auto estava crítica desde meados de 2024, quando a matriz entrou em crise na China. A empresa não pagou os bônus dos funcionários e estava com as vendas em queda livre.
Segundo apuração da revista Quatro Rodas, a Neta está prestes a abandonar o Brasil. Suas páginas oficiais no Instagram e no LinkedIn foram desativadas. O site está com um aviso de manutenção.
Apenas 46 unidades foram emplacadas (Foto: Neta | Divulgação)
A revista também apurou que várias concessionárias que estavam em construção já mudaram de bandeira ou não abriram. A de São Paulo (SP) agora é Ford, a de Piracicaba (SP) mudou para GAC e a do Espirito Santo agora irá vender carros da Omoda & Jaecoo.
Também desativaram os pontos de venda e quiosques instalados em shoppings, que pegavam pedidos de interessados enquanto as revendas não ficavam prontas. Apenas três concessionárias estão abertas, a do Rio de Janeiro (RJ), a de Brasília (DF) e a de Manaus (AM).
Segundo os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), apenas 46 unidades de carros da Neta foram emplacados até abril. No Webmotors constam 10 carros novos da marca anunciados, sendo que os anunciados em São Paulo (SP) está em uma loja multimarcas e apenas os do Rio de Janeiro (RJ) são de concessionária.
A situação da Neta na China não dá indícios de melhora, o site CarNewsChina aponta que o pedido de falência já foi aberto. A esperança estava em rumores dela ser comprada pela Toyota, o que já foi desmentido pela montadora japonesa.
A revista Auto Esporte procurou a Neta Auto para se posicionar sobre esses indícios do fim de operação. A resposta enviada foi o da filial tailandesa, a mais bem sucedida da marca fora da China. Confira na Íntegra:
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Seus produtos, o hatch compacto Aya e o SUV médio X, traziam preços agressivos. O AutoPapo apurou na época que a marca estava negociando a fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP).
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A situação da Neta Auto estava crítica desde meados de 2024, quando a matriz entrou em crise na China. A empresa não pagou os bônus dos funcionários e estava com as vendas em queda livre.
Segundo apuração da revista Quatro Rodas, a Neta está prestes a abandonar o Brasil. Suas páginas oficiais no Instagram e no LinkedIn foram desativadas. O site está com um aviso de manutenção.

Apenas 46 unidades foram emplacadas (Foto: Neta | Divulgação)
A revista também apurou que várias concessionárias que estavam em construção já mudaram de bandeira ou não abriram. A de São Paulo (SP) agora é Ford, a de Piracicaba (SP) mudou para GAC e a do Espirito Santo agora irá vender carros da Omoda & Jaecoo.
Também desativaram os pontos de venda e quiosques instalados em shoppings, que pegavam pedidos de interessados enquanto as revendas não ficavam prontas. Apenas três concessionárias estão abertas, a do Rio de Janeiro (RJ), a de Brasília (DF) e a de Manaus (AM).
Segundo os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), apenas 46 unidades de carros da Neta foram emplacados até abril. No Webmotors constam 10 carros novos da marca anunciados, sendo que os anunciados em São Paulo (SP) está em uma loja multimarcas e apenas os do Rio de Janeiro (RJ) são de concessionária.
A situação da Neta na China não dá indícios de melhora, o site CarNewsChina aponta que o pedido de falência já foi aberto. A esperança estava em rumores dela ser comprada pela Toyota, o que já foi desmentido pela montadora japonesa.
A resposta da Neta Auto
A revista Auto Esporte procurou a Neta Auto para se posicionar sobre esses indícios do fim de operação. A resposta enviada foi o da filial tailandesa, a mais bem sucedida da marca fora da China. Confira na Íntegra:
Em resposta à notícia falsa de que a empresa controladora da Neta Auto Tailândia, a Hozon Auto, faliu, a Neta Auto Tailândia declara o seguinte:
Devido a uma disputa de dívida com a Hozon Auto, a credora Yuxing Advertising entrou recentemente com um pedido judicial, solicitando que o tribunal analise se a empresa devedora possui motivos para falência (como ativos insuficientes para pagar todas as dívidas ou incapacidade evidente de pagamento). Este é um procedimento normal para lidar com dívidas no âmbito judicial. A Hozon Auto não declarou falência e não entrará com o processo de falência.
A Hozon Auto está se comunicando ativamente com vários fornecedores, incluindo a Yuxing Advertising, para chegar a uma resolução da dívida.
Atualmente, a Hozon Auto está retomando ativamente as operações normais por meio de uma série de medidas positivas, como otimização organizacional, assinatura de acordos de troca de dívida por capital com fornecedores, condução de cooperação estratégica com grandes clientes e promoção de novos financiamentos.
Como uma das primeiras marcas de veículos de nova energia a entrar no mercado tailandês, a Neta conta com mais de 25.000 proprietários de veículos no país e goza de grande confiança e excelente reputação entre os consumidores tailandeses. O primeiro carro elétrico de muitos consumidores tailandeses é da Neta, o que representa uma grande vantagem da Neta em comparação com outras marcas e a força motriz para a continuidade da boa operação da Neta no mercado tailandês.
Para reconstruir a confiança do usuário e proteger os direitos e interesses dos consumidores tailandeses, a Neta está promovendo ativamente o fornecimento de peças para melhorar o tempo de resposta e a satisfação dos reparos do usuário. Atualmente, o novo Centro de Distribuição de Peças de Reposição da Neta está em construção e a previsão é de que entre em operação formal na próxima semana. Essa mudança ajudará a integrar os recursos de peças nacionais e internacionais, agilizar o fornecimento de peças e reduzir significativamente o ciclo de fornecimento, proporcionando aos usuários tailandeses uma melhor qualidade de serviço.
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