Notícia Nissan cancela produção do SUV elétrico Ariya após vendas abaixo do esperado

WhatsApp-Image-2025-09-19-at-10.51.07-1152x768.jpeg




Texto: Marcos Camargo

O Nissan Ariya, SUV elétrico que chegou a ser exibido em eventos no Brasil, teve sua produção cancelada pela marca japonesa. O modelo, lançado em 2022 como aposta global da empresa no segmento de eletrificados, não alcançou os resultados esperados.

O anúncio ocorre em meio a uma crise global para a Nissan. Baixo resultado operacional, fechamento de fábricas e até o anúncio de força tarefa com 3 mil funcionários para cortar custos já estão em curso pela sobrevivência da marca.

Segundo a Nissan, o fim da produção do Ariya foi motivado pela baixa demanda, além de fatores externos como tarifas aplicadas em diferentes mercados e o encerramento dos incentivos federais de US$ 7,5 mil para compra de elétricos nos Estados Unidos.




WhatsApp-Image-2025-09-19-at-10.51.08-1151x768.jpeg




O SUV era oferecido em duas configurações: uma com motor de 215 cv e tração dianteira, e outra com 390 cv, tração integral e até 61 kgfm de torque, capaz de rodar até 500 km com uma carga de bateria. O Ariya surgiu com a missão de ampliar a presença da Nissan nos elétricos, segmento em que a marca foi pioneira com o Leaf, mas não conseguiu se firmar comercialmente.

O cancelamento ocorre em um momento de reestruturação global da Nissan, que já encerrou a produção de picapes na Argentina, desativou o centro de design no Brasil e fechou um escritório em Curitiba, medidas voltadas à redução de custos e aumento de competitividade.

A companhia também anunciou um programa de eficiência conduzido por Tatzuzo Tomita. Uma comissão de três mil funcionários já sugeriu mais de quatro mil ideias em três meses, com foco em simplificar processos e reduzir especialmente os custos logísticos.




The post Nissan cancela produção do SUV elétrico Ariya após vendas abaixo do esperado appeared first on Revista Carro.

Continue lendo...
 
Top