A versão 2026 da icônica Ducati Panigale V4 R foi apresentada pela italiana no centro de suas origens, em Borgo Panigale, na cidade de Bolonha, na última semana (23). A nova moto é a mais avançada esportiva de produção da marca e promete chegar às lojas europeias em novembro, com uma série de tecnologias derivadas diretamente da MotoGP e do Mundial de Superbike.
VEJA TAMBÉM:
A moto é equipada com o motor Desmosedici Stradale R de 998 cm³, homologado Euro 5+, capaz de entregar 218 cv a 15.500 rpm. Com o escapamento de corrida opcional, a potência sobe para 235 cv — ou até 239 cv quando combinado ao óleo Ducati Corse Performance.
O desempenho impressiona também na velocidade final: são 318 km/h na configuração padrão e mais de 330 km/h com o kit de competição, números próximos aos protótipos da MotoGP.
A V4 R estreia nos modelos de rua os Corner Sidepods, introduzidos pela Ducati na MotoGP em 2021, que aumentam a aderência e permitem curvas mais rápidas. Além disso, as novas asas biplanas geram até 25% mais downforce, melhorando a estabilidade em acelerações e altas velocidades.
O chassi usa quadro frontal e braço oscilante simétrico oco, desenvolvidos em parceria com a Ducati Corse para otimizar a performance com pneus slick, recurso essencial no Mundial de Superbike. A suspensão é composta por garfo pressurizado Öhlins NPX 25/30 e amortecedor traseiro Öhlins TTX36, com amplo nível de ajustes.
Outro destaque é a Ducati Racing Gearbox (DRG), uma caixa de câmbio com o ponto morto posicionado abaixo da primeira marcha, como nas motos de competição. Já o sistema Ducati Neutral Lock (DNL) evita engates acidentais, melhorando a segurança nas frenagens mais agressivas.
No pacote eletrônico, a esportiva traz recursos de ponta, como controle de tração, wheelie control, slide control, quickshifter bidirecional e ABS em curvas, todos calibrados com base no algoritmo Ducati Vehicle Observer (DVO), desenvolvido na MotoGP. O painel TFT de 6,9 polegadas oferece modos específicos para pista e rua.
Produzida em série numerada, com identificação no quadro de direção, a nova Ducati Panigale V4 R estará disponível primeiro na Europa a partir de novembro de 2025, seguido por outros mercados, como Estados Unidos, em dezembro. Ainda não há previsão oficial de chegada ao Brasil.
Continue lendo...
VEJA TAMBÉM:
- Kawasaki Z1100: sucessora direta da Z1000
- Honda CB 650R E-Clutch: pode esquecer a embreagem!
- MotoGP: onde assistir, horários e resultados dos treinos no Japão

A moto é equipada com o motor Desmosedici Stradale R de 998 cm³, homologado Euro 5+, capaz de entregar 218 cv a 15.500 rpm. Com o escapamento de corrida opcional, a potência sobe para 235 cv — ou até 239 cv quando combinado ao óleo Ducati Corse Performance.
O desempenho impressiona também na velocidade final: são 318 km/h na configuração padrão e mais de 330 km/h com o kit de competição, números próximos aos protótipos da MotoGP.
Aerodinâmica e chassi para pista
A V4 R estreia nos modelos de rua os Corner Sidepods, introduzidos pela Ducati na MotoGP em 2021, que aumentam a aderência e permitem curvas mais rápidas. Além disso, as novas asas biplanas geram até 25% mais downforce, melhorando a estabilidade em acelerações e altas velocidades.





O chassi usa quadro frontal e braço oscilante simétrico oco, desenvolvidos em parceria com a Ducati Corse para otimizar a performance com pneus slick, recurso essencial no Mundial de Superbike. A suspensão é composta por garfo pressurizado Öhlins NPX 25/30 e amortecedor traseiro Öhlins TTX36, com amplo nível de ajustes.
Câmbio e eletrônica da Ducati Panigale V4 R 2026
Outro destaque é a Ducati Racing Gearbox (DRG), uma caixa de câmbio com o ponto morto posicionado abaixo da primeira marcha, como nas motos de competição. Já o sistema Ducati Neutral Lock (DNL) evita engates acidentais, melhorando a segurança nas frenagens mais agressivas.

No pacote eletrônico, a esportiva traz recursos de ponta, como controle de tração, wheelie control, slide control, quickshifter bidirecional e ABS em curvas, todos calibrados com base no algoritmo Ducati Vehicle Observer (DVO), desenvolvido na MotoGP. O painel TFT de 6,9 polegadas oferece modos específicos para pista e rua.
Produção numerada e chegada ao mercado
Produzida em série numerada, com identificação no quadro de direção, a nova Ducati Panigale V4 R estará disponível primeiro na Europa a partir de novembro de 2025, seguido por outros mercados, como Estados Unidos, em dezembro. Ainda não há previsão oficial de chegada ao Brasil.



Continue lendo...