A Chevrolet prepara para maio de 2026 o lançamento de seu novo SUV de entrada, que deve chegar ao mercado com o nome de Chevrolet Carbon.
Derivado diretamente da plataforma do Onix, o modelo será posicionado estrategicamente abaixo do Tracker. O objetivo é claro: preencher a lacuna de preço entre os dois e criar um concorrente direto para modelos como o Fiat Pulse e Volkswagen Tera.
Entretanto, o Carbon já estreará com um detalhe polêmico, de acordo com o site Autos Segredos. É a correia banhada a óleo, que gerou repercussão negativa após vários relatos de problema no Onix.
O modelo terá um prolongamento no assoalho e uma tampa diferente no porta-malas para ganhar volume no bagageiro (Foto: Marlos Ney Vidal | Autopapo)
VEJA TAMBÉM:
De acordo com o Autos Segredos, o novo SUV utilizará exclusivamente o motor 1.0 turboflex de três cilindros, que entrega 115 cv e 16,8 kgfm. Mas a polêmica está na manutenção da sua correia dentada banhada a óleo, que já gerou extensas críticas em modelos como Onix, Onix Plus e Tracker.
Proprietários relatam falhas prematuras da peça e custos de reparo elevados, já que a troca exige mão de obra especializada e uso de óleo específico, sob risco de contaminação e rompimento da correia.
Mesmo diante das críticas, a Chevrolet optou por manter o conjunto mecânico, priorizando a contenção de custos e a agilidade no desenvolvimento do projeto.
Além disso, o Carbon será oferecido com opções de câmbio manual e automático, ambos de seis marchas.
O motor será o 1.0 turbo com injeção direta, como no Tracker (Foto: Marlos Ney Vidal | Autopapo)
Para se diferenciar do Onix e justificar a proposta de SUV, o Carbon terá alterações visuais significativas.
Embora mantenha a estrutura básica do hatch, o modelo ganhará maior altura de rodagem e as indispensáveis molduras plásticas nas caixas de roda. A dianteira adotará a identidade visual atual da Chevrolet, com faróis duplos de LED e grade frontal tipo colmeia.
A principal mudança estará na traseira, que receberá uma tampa de porta-malas inédita, com lanternas horizontais interligadas por um aplique, num estilo que remete ao elétrico Equinox EV.
Em termos de segurança, o Carbon manterá o padrão do Onix, oferecendo seis airbags de série, além de freios ABS com EBD e controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESP).
O lançamento servirá como uma solução de transição para a Chevrolet se manter competitiva no segmento de entrada, enquanto prepara a chegada de sua futura linha de modelos híbridos leves.
Continue lendo...
Derivado diretamente da plataforma do Onix, o modelo será posicionado estrategicamente abaixo do Tracker. O objetivo é claro: preencher a lacuna de preço entre os dois e criar um concorrente direto para modelos como o Fiat Pulse e Volkswagen Tera.
Entretanto, o Carbon já estreará com um detalhe polêmico, de acordo com o site Autos Segredos. É a correia banhada a óleo, que gerou repercussão negativa após vários relatos de problema no Onix.
O modelo terá um prolongamento no assoalho e uma tampa diferente no porta-malas para ganhar volume no bagageiro (Foto: Marlos Ney Vidal | Autopapo)
VEJA TAMBÉM:
- CEO da Renault critica excesso de regulação dos carros e propõe flexibilização diferente
- União Europeia impõe novas regras para conter avanço das montadoras chinesas
- Volvo 850 Estate Super Touring Car: a diva do BTCC
Polêmica da correia
De acordo com o Autos Segredos, o novo SUV utilizará exclusivamente o motor 1.0 turboflex de três cilindros, que entrega 115 cv e 16,8 kgfm. Mas a polêmica está na manutenção da sua correia dentada banhada a óleo, que já gerou extensas críticas em modelos como Onix, Onix Plus e Tracker.
Proprietários relatam falhas prematuras da peça e custos de reparo elevados, já que a troca exige mão de obra especializada e uso de óleo específico, sob risco de contaminação e rompimento da correia.
Mesmo diante das críticas, a Chevrolet optou por manter o conjunto mecânico, priorizando a contenção de custos e a agilidade no desenvolvimento do projeto.
Além disso, o Carbon será oferecido com opções de câmbio manual e automático, ambos de seis marchas.
O motor será o 1.0 turbo com injeção direta, como no Tracker (Foto: Marlos Ney Vidal | Autopapo)
Design e estratégia de transição
Para se diferenciar do Onix e justificar a proposta de SUV, o Carbon terá alterações visuais significativas.
Embora mantenha a estrutura básica do hatch, o modelo ganhará maior altura de rodagem e as indispensáveis molduras plásticas nas caixas de roda. A dianteira adotará a identidade visual atual da Chevrolet, com faróis duplos de LED e grade frontal tipo colmeia.
A principal mudança estará na traseira, que receberá uma tampa de porta-malas inédita, com lanternas horizontais interligadas por um aplique, num estilo que remete ao elétrico Equinox EV.
Em termos de segurança, o Carbon manterá o padrão do Onix, oferecendo seis airbags de série, além de freios ABS com EBD e controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESP).
O lançamento servirá como uma solução de transição para a Chevrolet se manter competitiva no segmento de entrada, enquanto prepara a chegada de sua futura linha de modelos híbridos leves.
Continue lendo...