SUV tem versões híbridas do 48V ao sistema PHEV com até 272cv

Texto: Marcos Camargo
O Volkswagen Tiguan chegou ao Brasil em 2009 e sempre fez sucesso especialmente na segunda geração após 2018. Depois foi perdendo o brilho e a reestilização do ano passado só mostrou o quanto o Tiguan precisava se renovar. Agora a Volkswagen já produz no México a nova geração sempre com motor híbrido e esse SUV tem tudo para estrear no Brasil.
A base do novo Tiguan é a conhecida plataforma MQB Evo, usando motores híbridos que cairiam bem em um segmento tão disputado no Brasil. E mais: um segmento onde boa parte dos veículos já é eletrificada: seja um Corolla Cross, seja o BYD Song Plus e Pro, HAVAL H6 ou Jaecoo 7 além do Caoa Chery Tiggo 7 e 8. São muitos concorrentes.

Na ficha técnica o novo Tiguan é generoso com 4,79m de comprimento, 1,85m de largura, 1,66m de altura e 2,79m de entre eixos com porta malas de 705 litros na versão híbrida.
O Tiguan se mostra com um passo além trazendo novos modos de condução para off road e neve, bloqueio eletrônico de diferencial e dos amortecedores com um gerenciamento inteligente para suportar condições adversas de terreno.
Tiguan agora é só híbrido
A Volkswagen oferece o Tiguan com várias opções de motorização na Europa e no México. Desde o 1.5 turbo TSI híbrido leve 48V com 150cv , 2.0 TSI fom 265 ou a menos potente de 204cv, chegando ao híbrido plugin (PHEV) que combina o 1.5 TSI EVO2 com motor elétrico que tem 204 com seis marchas ou 272cv 4Motion (tração integral) com câmbio de sete marchas e baterias de 19,7kwh que rendem até 126km no ciclo WLTP e permitem carga rápida de 50kwh.

Novo interior Digital Cockpit Pro
O Volkswagen Tiguan traz duas telas no painel, solução conhecida como Digital Cockpit Pro que tem painel digital de 10,2” e multimídia de 12,9 ou 15” mostrando o quanto a marca está aprendendo com os chineses.
Há funções como controle de Cruzeiro adaptativo, alerta de colisão e frenagem autônoma; alerta de ponto cego e uma farta lista de itens de série como como bancos elétricos com aquecimento e resfriamento, teto solar panorâmico, comandos por voz e ChatGPT na multimídia, head up display e dois pontos de carga de celular sem fio.

O Tiguan europeu chega a custar € 45 mil, cerca de R$ 260 mil em valores convertidos dependendo da versão e também do país e carga de impostos. A Volkswagen não confirma nada a respeito do Tiguan mas em seu plano de novidades devemos ter o SUv híbrido por aqui na versão com recarga externa (PHEV).
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