Quem já precisou realizar a troca do líquido de arrefecimento do carro deve ter sido questionado pelo vendedor ou pelo mecânico sobre a cor. Esse fluido pode ser rosa, azul, verde ou laranja e cada uma dessas tonalidades identificam propriedades diferentes.
No manual do proprietário do veículo consta a especificação do líquido de arrefecimento, mas nem todas as marcas indicam a cor. Geralmente a indicação das montadoras é de usar o fluido original vendido na concessionária.
Não são todas as marcas que indicam a cor do aditivo no manual, nesse manual de um Chevrolet Vectra é recomendado o laranja (Foto: Chevrolet)
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A Tirreno, fornecedor de líquido de arrefecimento, explica as diferenças entre os fluídos de cada cor. Começando pelo verde (IC-C), que é o aditivo de tecnologia inorgânica.
Esse é recomendado para motores mais antigos, de carros clássicos, ou para veículos a diesel. Ele possui proteção anticorrosiva, mas sua composição obriga uma troca mais frequente: a cada 36 meses ou 80.000 km (para a linha leve), 160.000 km (para a linha diesel) e 6.000 horas para equipamentos off-road.
O fluído de arrefecimento laranja, que pode ser avermelhado, é o OT-C e utiliza aditivação orgânica. Ele é mais usado em motores com bloco em alumínio e possui durabilidade maior, com período de trocas de 60 meses ou 240.000 km (para a linha leve), 480.000 km (para a linha diesel) e 8.000 horas para equipamentos off-road.
Os fluídos de arrefecimento mais avançados são os rosa (HT-E) ou azul-esverdeado (HT-A). Eles possuem aditivação híbrida, que combina as melhores características da inorgânica com as melhores da orgânica.
A previsão de troca dele é a mesma do laranja, a cada 60 meses ou 240.000 km (para a linha leve), 480.000 km (para a linha diesel) e 8.000 horas para equipamentos off-road.
É importante lembrar que devido a essas aditivações diferentes, não é recomendado misturar fluídos diferentes. Se o seu carro tiver baixando o nível do arrefecimento, complete com o mesmo que está em uso e revise o sistema o quanto antes.
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No manual do proprietário do veículo consta a especificação do líquido de arrefecimento, mas nem todas as marcas indicam a cor. Geralmente a indicação das montadoras é de usar o fluido original vendido na concessionária.

Não são todas as marcas que indicam a cor do aditivo no manual, nesse manual de um Chevrolet Vectra é recomendado o laranja (Foto: Chevrolet)
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O que significa cada cor do líquido de arrefecimento
A Tirreno, fornecedor de líquido de arrefecimento, explica as diferenças entre os fluídos de cada cor. Começando pelo verde (IC-C), que é o aditivo de tecnologia inorgânica.
Esse é recomendado para motores mais antigos, de carros clássicos, ou para veículos a diesel. Ele possui proteção anticorrosiva, mas sua composição obriga uma troca mais frequente: a cada 36 meses ou 80.000 km (para a linha leve), 160.000 km (para a linha diesel) e 6.000 horas para equipamentos off-road.
O fluído de arrefecimento laranja, que pode ser avermelhado, é o OT-C e utiliza aditivação orgânica. Ele é mais usado em motores com bloco em alumínio e possui durabilidade maior, com período de trocas de 60 meses ou 240.000 km (para a linha leve), 480.000 km (para a linha diesel) e 8.000 horas para equipamentos off-road.
Os fluídos de arrefecimento mais avançados são os rosa (HT-E) ou azul-esverdeado (HT-A). Eles possuem aditivação híbrida, que combina as melhores características da inorgânica com as melhores da orgânica.
A previsão de troca dele é a mesma do laranja, a cada 60 meses ou 240.000 km (para a linha leve), 480.000 km (para a linha diesel) e 8.000 horas para equipamentos off-road.
É importante lembrar que devido a essas aditivações diferentes, não é recomendado misturar fluídos diferentes. Se o seu carro tiver baixando o nível do arrefecimento, complete com o mesmo que está em uso e revise o sistema o quanto antes.
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