Os criadores do Mongoose, o quadriciclo da franquia Halo, não o criaram a partir de um único veículo. Na verdade, eles marcaram o modo multijogador de Halo 3 com um som que resulta da junção de uma scooter Vespa com escapamento modificado e de um Pontiac Fiero equipado com escapamentos duplos de seis polegadas.
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Jay Weinland, líder de áudio da Bungie na época, revelou esse detalhe no making of incluído na edição de colecionador do jogo, lançada em 2007 e hoje disponível no YouTube. O resultado vem da união do ronco agudo do motor da Vespa e do som grave do motor do Fiero.
A captação de som foi feita de forma direta: um microfone foi posicionado na traseira do esportivo, voltado para baixo, para registrar com clareza as vibrações e o timbre do escapamento. O resultado foi um som único, que transmitia velocidade e agressividade no jogo.
O uso de veículos para criar sons em Halo 3 não parou no Mongoose. Segundo Weinland, até mesmo o som das portas automáticas do jogo veio de uma fonte real: o chiado hidráulico da porta traseira de uma perua Subaru.
Halo foi a franquia que ajudou o Xbox a se consolidar no mercado (Foto: Bungie | Divulgação)
Elementos assim demonstram como a equipe de desenvolvimento e áudio busca inspiração no dia a dia, captando ruídos comuns e transformando-os em parte do universo sonoro de Halo. Essa atenção aos detalhes ajudou a consolidar Halo 3 como um marco não só na jogabilidade, mas também na qualidade da imersão sonora , algo que muitos jogadores ainda lembram com nostalgia.
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Trabalho criativo de áudio
Jay Weinland, líder de áudio da Bungie na época, revelou esse detalhe no making of incluído na edição de colecionador do jogo, lançada em 2007 e hoje disponível no YouTube. O resultado vem da união do ronco agudo do motor da Vespa e do som grave do motor do Fiero.
A captação de som foi feita de forma direta: um microfone foi posicionado na traseira do esportivo, voltado para baixo, para registrar com clareza as vibrações e o timbre do escapamento. O resultado foi um som único, que transmitia velocidade e agressividade no jogo.
Mais do que escapamentos
O uso de veículos para criar sons em Halo 3 não parou no Mongoose. Segundo Weinland, até mesmo o som das portas automáticas do jogo veio de uma fonte real: o chiado hidráulico da porta traseira de uma perua Subaru.

Halo foi a franquia que ajudou o Xbox a se consolidar no mercado (Foto: Bungie | Divulgação)
Elementos assim demonstram como a equipe de desenvolvimento e áudio busca inspiração no dia a dia, captando ruídos comuns e transformando-os em parte do universo sonoro de Halo. Essa atenção aos detalhes ajudou a consolidar Halo 3 como um marco não só na jogabilidade, mas também na qualidade da imersão sonora , algo que muitos jogadores ainda lembram com nostalgia.
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