O automobilismo é uma paixão que desenvolveu há mais de um século. Entre as várias modalidades está o rali, que tem no World Rally Championship (WRC) sua expressão máxima. Afinal, é uma competição que combina carros anabolizados, pilotos extremamente habilidosos e traçados com toda a sorte de obstáculos e perigos.
O mundial de rali é uma febre, principalmente na Europa, onde o público se amontoa em barrancos e até mesmo no meio da estrada para ver carros cada vez mais velozes e potentes derraparem, saltarem e literalmente voarem diante de seus olhos. Há mais de 50 equipes e fabricantes desenvolvem carros carros insanos, alguns que eram verdadeiras “cadeiras elétricas” de tão perigosos.
Em mais de quatro décadas de competição, o WRC foi palco para a performance de pilotos lendários e carros espetaculares. Listamos 10 modelos que ajudaram a escrever a história do rali. Confira!
Depois de tomar gosto pela brincadeira com o Fulvia, a Lancia desenvolveu o Stratos justamente para correr no campeonato de rali (Foto: Lancia | Divulgação)
O Audi Quattro foi o primeiro carro com tração integral permanente e se tornou um doutrinador no WRC outras diversas modalidades de rali (Foto: Audi |Divulgação)
Doutrinador, o Lancia Delta é carro mais vitorioso do WRC com nada menos que seis títulos de contrutores (Foto: Lancia | Divulgação)
Ponto alto da trajetória do Impreza foi em 1995, quando Colin McRae conquistou o título de pilotos no WRC
O Lancer EVO teve 10 gerações e incontáveis edições, uma delas dedicada ao piloto finlandês Tommi Makinen (Foto: Mitsubishi | Divulgação)
O Escort esteve presente no WRC em diversas gerações, inclusive o impetuoso RS Cosworth
Três dos nove títulos de Sébastien Loeb foram a bordo do C4 (Foto: Creative Commons | Wikipedia)
O Celica foi o carro que sedimentou o caminho da Toyota no rali do WRC, que atualmente é representada pelo Yaris
O WRC foi uma vitrine importante para o VW Polo que ajudou o francês Sébastien Ogier a se tornar um dos maiores vencedores na categoria
Continue lendo...
O mundial de rali é uma febre, principalmente na Europa, onde o público se amontoa em barrancos e até mesmo no meio da estrada para ver carros cada vez mais velozes e potentes derraparem, saltarem e literalmente voarem diante de seus olhos. Há mais de 50 equipes e fabricantes desenvolvem carros carros insanos, alguns que eram verdadeiras “cadeiras elétricas” de tão perigosos.
10 carros que fizeram história no rali
Em mais de quatro décadas de competição, o WRC foi palco para a performance de pilotos lendários e carros espetaculares. Listamos 10 modelos que ajudaram a escrever a história do rali. Confira!
1. Lancia Stratos HF (1973–1978)

Depois de tomar gosto pela brincadeira com o Fulvia, a Lancia desenvolveu o Stratos justamente para correr no campeonato de rali (Foto: Lancia | Divulgação)
- Motor: V6 2.4 litros, central-traseiro
- Potência: ~280 cv (versão de rali)
- Destaques técnicos: Primeiro carro desenvolvido exclusivamente para rali.
- Principais conquistas:
- Campeão mundial de construtores: 1974, 1975, 1976 (WRC)
- Ícone do Grupo 4
2. Audi Quattro (1981–1986)

O Audi Quattro foi o primeiro carro com tração integral permanente e se tornou um doutrinador no WRC outras diversas modalidades de rali (Foto: Audi |Divulgação)
- Motor: 5 cilindros 2.1 a 2.2 litros turbo
- Potência: 300–500 cv nas versões de Grupo B
- Destaques técnicos: Introdução da tração integral permanente no WRC.
- Principais conquistas:
- Títulos no WRC: 1982 (pilotos – Walter Röhrl) e 1984 (construtores e pilotos – Stig Blomqvist)
- Revolucionou o conceito de tração nos ralis
3. Peugeot 205 T16 (1984–1986)

- Motor: 1.8 turbo, central-traseiro
- Potência: 450–550 cv (Grupo B)
- Destaques técnicos: Compacto e extremamente potente, com motor central e tração integral.
- Principais conquistas:
- Campeão mundial de construtores: 1985, 1986
- Campeão de pilotos com Timo Salonen (1985) e Juha Kankkunen (1986)
4. Lancia Delta Integrale (1987–1992)

Doutrinador, o Lancia Delta é carro mais vitorioso do WRC com nada menos que seis títulos de contrutores (Foto: Lancia | Divulgação)
- Motor: 2.0 turbo, tração integral
- Potência: ~300 cv
- Destaques técnicos: Robustez e equilíbrio; dominou a era pós-Grupo B.
- Principais conquistas:
- Hexacampeão mundial de construtores: 1987 a 1992
- Títulos de pilotos com Juha Kankkunen e Miki Biasion
5. Subaru Impreza WRX STI (1993–2008)

Ponto alto da trajetória do Impreza foi em 1995, quando Colin McRae conquistou o título de pilotos no WRC
- Motor: 2.0 boxer turbo
- Potência: ~300 cv
- Destaques técnicos: Motor boxer e tração integral com diferencial central ativo.
- Principais conquistas:
- Campeão mundial de construtores: 1995, 1996, 1997
- Títulos de pilotos com Colin McRae (1995), Richard Burns (2001) e Petter Solberg (2003)
6. Mitsubishi Lancer Evolution (1993–2005 no WRC)

O Lancer EVO teve 10 gerações e incontáveis edições, uma delas dedicada ao piloto finlandês Tommi Makinen (Foto: Mitsubishi | Divulgação)
- Motor: 2.0 turbo 4 cilindros
- Potência: ~300 cv
- Destaques técnicos: Sistema avançado de tração integral e aerodinâmica refinada.
- Principais conquistas:
- Campeão mundial de pilotos com Tommi Mäkinen: 1996, 1997, 1998, 1999
- Marca fortemente associada ao Grupo A e início do WRC
7. Ford Escort RS Cosworth (1993–1998)

O Escort esteve presente no WRC em diversas gerações, inclusive o impetuoso RS Cosworth
- Motor: 2.0 turbo
- Potência: ~300 cv
- Destaques técnicos: Aerodinâmica refinada e tração integral.
- Principais conquistas:
- Vitórias pontuais no WRC, foi um dos carros mais competitivos do Grupo A
- Pilotos como François Delecour e Carlos Sainz obtiveram sucesso com ele
8. Citroën C4 WRC (2007–2010)

Três dos nove títulos de Sébastien Loeb foram a bordo do C4 (Foto: Creative Commons | Wikipedia)
- Motor: 2.0 turbo
- Potência: ~320 cv
- Destaques técnicos: Alta estabilidade em asfalto e terra, refinamento eletrônico.
- Principais conquistas:
- Campeão mundial de construtores e pilotos: 2008, 2009, 2010
- Sébastien Loeb venceu três títulos consecutivos com o modelo
9. Toyota Celica GT-Four (1988–1995)

O Celica foi o carro que sedimentou o caminho da Toyota no rali do WRC, que atualmente é representada pelo Yaris
- Motor: 2.0 turbo
- Potência: ~300 cv
- Destaques técnicos: Tração integral robusta e confiabilidade mecânica.
- Principais conquistas:
- Campeão mundial de pilotos: Carlos Sainz (1990, 1992)
- Campeão mundial de construtores: 1993
10. Volkswagen Polo R WRC (2013–2016)

O WRC foi uma vitrine importante para o VW Polo que ajudou o francês Sébastien Ogier a se tornar um dos maiores vencedores na categoria
- Motor: 1.6 turbo
- Potência: ~320 cv
- Destaques técnicos: Pacote aerodinâmico e chassi dominantes na geração turbo downsizing do WRC.
- Principais conquistas:
- Campeão mundial de construtores e pilotos: 2013 a 2016
- Sébastien Ogier conquistou quatro títulos consecutivos com o modelo
Continue lendo...