Sabe aquela canção do Zé Ramalho que diz “Há tantas violetas velhas sem um colibri”? Pois é, esse trecho da música “Chão de Giz” traduz um pouco também do mercado para alguns veículos seminovos. Levantamento da Mobiauto mostra os carros com a pior relação entre quantida de anúncios e os cliques que eles recebem.
Segundo o CEO da Mobiauto, Sant Clair de Castro Jr, os dados refletem questões complexas do mercado, como reputação de marca, status do modelo e até a situação do modelo no mercado 0 km.
“A Ford, por exemplo, tem os três carros entre os 10 que são muito anunciados, mas menos geram cliques por anúncio. Isso acontece justamente porque ela fechou suas fábricas no país e tirou esses três produtos de linha de uma só vez no ano passado. Isso abala a confiança do consumidor, aumentando a quantidade de anúncios de venda e reprimindo o interesse de compra. A Peugeot vive algo similar com 2008 e 208, mais devido à má reputação que permeia a marca ao longo dos anos”, explica o executivo.
Sobre os SUVs compactos bem conceituados que aparecem na lista, Sant Clair atribui o baixo índice de cliques por anúncio a uma concorrência muito direta com o mercado de carros novos. Segundo o executivo, há muitas unidades desses modelos sendo emplacadas, o que aumenta também a oferta no mercado de seminovos.
VEJA TAMBÉM:
Confira o ranking. O cálculo traz a média do total de anúncios dividido pelo número de visitas.
Peugeot 2008 Allure
O crossover que mais parece uma station-wagon anabolizada é o carro mais anunciado e menos buscado na Mobiauto. Lançado em 2015 na leva de novos SUVs compactos do mercado, o 2008 vendeu bem no início de vida, especialmente pelo design, acabamento e comportamento dinâmico. Tem opções com motor 1.6, aspirado ou turbo. A reputação de pós-venda complicado que ainda persegue a marca francesa atrapalha.
Nem admira que o Ka esteja entre os mais anunciados, até porque nos últimos anos o hatch compacto sempre figurou entre os cinco veículos novos mais emplacados do país. Chama a atenção mesmo sua baixa procura, uma vez que a última geração do modelo goza de bom custo/benefício e conjuntos mecânicos sempre elogiados: seja o 1.0 ou 1.5.
O fim das fábricas da Ford no Brasil e o consequente encerramento da produção do Eco e do Ka também explicam as poucas buscas pelos dois modelos da marca. Ao mesmo tempo em que a grande oferta do utilitário esportivo compacto é mais que justificável, já que inaugurou o segmento de SUVs genuinamente urbanos e foi o mais vendido da categoria por mais de uma década.
Uma vantagem do Tracker é o vão livre; o Onix é um dos carros mais baixos do mercado e raspa com facilidade em obstáculos urbanos (Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)
Outro SUV compacto entre os carros mais anunciados e menos buscados. O Tracker tem exemplares de três gerações distintas. A primeira era a versão Chevrolet do Suzuki Vitara fabricado na Argentina. A segunda vinha do México com motor 1.8 Ecotec e críticas ao espaço interno. A atual passou a ser feita no Brasil em 2020, com motores turbo 1.0 e 1.2.
Regulagem automática de faróis é uma das novidades do Volkswagen T-Cross 2021
O T-Cross marcou a entrada da Volks no segmento de SUVs compactos em 2018 e o modelo já coleciona muitos anúncios no site da Abiauto. Porém, ainda desperta pouco interesse entre quem está à procura de um utilitário seminovo. E olha que ele carrega robustez e os elogiados motores turbinados. Mas é justamente a fama de manutenção dos propulsores TSi que podem espantar a freguesia.
Tem mais SUV compacto entre os carros mais anunciados e menos buscados. Sucesso de vendas desde o lançamento, em 2015, o Renegade está naturalmente entre os veículos com muitas ofertas nos sites de compra e venda. Todavia, não é dos mais pesquisados. As críticas ao desempenho e ao consumo das versões flex 1.8 influenciam.
Sandero está com os dias contados
O Sandero é um hatch que atrai pelo espaço de médio e custo compacto. Primeiro Renault lançado fora da Europa, em 2007, ele foi desenvolvido pela engenharia brasileira da marca em cima da base do Logan. Vendeu muito nos primeiros anos de vida, mas da segunda metade da década passada para cá ficou defasado em relação à concorrência e perdeu mercado.
Tem picape queridinha e boa de venda entre os 0 km na relação de carros mais anunciados e menos buscados. A S10 está sempre entre as líderes do segmento de médias, em uma disputa acirrada com a Toyota Hilux. Porém, o modelo estreou aqui em 1994 e tem uma variedade quase infinita de anos, modelos, versões, motores e até cabines – e nem sempre tanto comprador interessado.
O sedã derivado do Ka também não é tão pesquisado. E olha que se vale das mesmas virtudes do hatch, como bom acerto da suspensão, motores bem dispostos e posição de dirigir agradável – além de ter registrado boa vendas durante sua existência como 0 km. Mas a debandada industrial da Ford também interfere nas buscas…
Desde o lançamento, em 2016, o Creta se mostra bom de venda quando 0 km. Muito graças ao porte de SUV médio com preço que o deixa na categoria de compactos. Porém, a antiga geração trazia um motor 1.6 que ganhou fama de lerdo para mover o pesado crossover e ele fecha a lista dos 10 carros mais anunciados e menos buscados.
Avaliamos o novo Creta Platinum: confira nossas impressões
O post Os 10 carros que menos chamam atenção em classificado online apareceu primeiro em AutoPapo.
Continue lendo...
Segundo o CEO da Mobiauto, Sant Clair de Castro Jr, os dados refletem questões complexas do mercado, como reputação de marca, status do modelo e até a situação do modelo no mercado 0 km.
“A Ford, por exemplo, tem os três carros entre os 10 que são muito anunciados, mas menos geram cliques por anúncio. Isso acontece justamente porque ela fechou suas fábricas no país e tirou esses três produtos de linha de uma só vez no ano passado. Isso abala a confiança do consumidor, aumentando a quantidade de anúncios de venda e reprimindo o interesse de compra. A Peugeot vive algo similar com 2008 e 208, mais devido à má reputação que permeia a marca ao longo dos anos”, explica o executivo.
Sobre os SUVs compactos bem conceituados que aparecem na lista, Sant Clair atribui o baixo índice de cliques por anúncio a uma concorrência muito direta com o mercado de carros novos. Segundo o executivo, há muitas unidades desses modelos sendo emplacadas, o que aumenta também a oferta no mercado de seminovos.
VEJA TAMBÉM:
- 10 dicas para vender seu carro usado pela internet
- Carros mais vendidos do Brasil desde 1957: conheça os campeões
- Conheça 5 montadoras que fecharam fábricas no Brasil
Confira o ranking. O cálculo traz a média do total de anúncios dividido pelo número de visitas.
Peugeot 2008 – 2,33

Peugeot 2008 Allure
O crossover que mais parece uma station-wagon anabolizada é o carro mais anunciado e menos buscado na Mobiauto. Lançado em 2015 na leva de novos SUVs compactos do mercado, o 2008 vendeu bem no início de vida, especialmente pelo design, acabamento e comportamento dinâmico. Tem opções com motor 1.6, aspirado ou turbo. A reputação de pós-venda complicado que ainda persegue a marca francesa atrapalha.
Ford Ka – 3,43

Nem admira que o Ka esteja entre os mais anunciados, até porque nos últimos anos o hatch compacto sempre figurou entre os cinco veículos novos mais emplacados do país. Chama a atenção mesmo sua baixa procura, uma vez que a última geração do modelo goza de bom custo/benefício e conjuntos mecânicos sempre elogiados: seja o 1.0 ou 1.5.
Ford EcoSport – 4,04

O fim das fábricas da Ford no Brasil e o consequente encerramento da produção do Eco e do Ka também explicam as poucas buscas pelos dois modelos da marca. Ao mesmo tempo em que a grande oferta do utilitário esportivo compacto é mais que justificável, já que inaugurou o segmento de SUVs genuinamente urbanos e foi o mais vendido da categoria por mais de uma década.
Chevrolet Tracker – 4,59

Uma vantagem do Tracker é o vão livre; o Onix é um dos carros mais baixos do mercado e raspa com facilidade em obstáculos urbanos (Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)
Outro SUV compacto entre os carros mais anunciados e menos buscados. O Tracker tem exemplares de três gerações distintas. A primeira era a versão Chevrolet do Suzuki Vitara fabricado na Argentina. A segunda vinha do México com motor 1.8 Ecotec e críticas ao espaço interno. A atual passou a ser feita no Brasil em 2020, com motores turbo 1.0 e 1.2.
Volkswagen T-Cross – 5,7

Regulagem automática de faróis é uma das novidades do Volkswagen T-Cross 2021
O T-Cross marcou a entrada da Volks no segmento de SUVs compactos em 2018 e o modelo já coleciona muitos anúncios no site da Abiauto. Porém, ainda desperta pouco interesse entre quem está à procura de um utilitário seminovo. E olha que ele carrega robustez e os elogiados motores turbinados. Mas é justamente a fama de manutenção dos propulsores TSi que podem espantar a freguesia.
Jeep Renegade – 5,87

Tem mais SUV compacto entre os carros mais anunciados e menos buscados. Sucesso de vendas desde o lançamento, em 2015, o Renegade está naturalmente entre os veículos com muitas ofertas nos sites de compra e venda. Todavia, não é dos mais pesquisados. As críticas ao desempenho e ao consumo das versões flex 1.8 influenciam.
Renault Sandero – 6,11

Sandero está com os dias contados
O Sandero é um hatch que atrai pelo espaço de médio e custo compacto. Primeiro Renault lançado fora da Europa, em 2007, ele foi desenvolvido pela engenharia brasileira da marca em cima da base do Logan. Vendeu muito nos primeiros anos de vida, mas da segunda metade da década passada para cá ficou defasado em relação à concorrência e perdeu mercado.
Chevrolet S10 Cabine Dupla – 6,17

Tem picape queridinha e boa de venda entre os 0 km na relação de carros mais anunciados e menos buscados. A S10 está sempre entre as líderes do segmento de médias, em uma disputa acirrada com a Toyota Hilux. Porém, o modelo estreou aqui em 1994 e tem uma variedade quase infinita de anos, modelos, versões, motores e até cabines – e nem sempre tanto comprador interessado.
Ford Ka Sedan – 6,32

O sedã derivado do Ka também não é tão pesquisado. E olha que se vale das mesmas virtudes do hatch, como bom acerto da suspensão, motores bem dispostos e posição de dirigir agradável – além de ter registrado boa vendas durante sua existência como 0 km. Mas a debandada industrial da Ford também interfere nas buscas…
Hyundai Creta – 6,43

Desde o lançamento, em 2016, o Creta se mostra bom de venda quando 0 km. Muito graças ao porte de SUV médio com preço que o deixa na categoria de compactos. Porém, a antiga geração trazia um motor 1.6 que ganhou fama de lerdo para mover o pesado crossover e ele fecha a lista dos 10 carros mais anunciados e menos buscados.
Avaliamos o novo Creta Platinum: confira nossas impressões
Mais 10 carros com relação ruim entre anúncio e cliques:
- Peugeot 208 – 6,49
- Nissan Versa – 6,57
- Volkswagen Nivus – 6,79
- Volkswagen Gol – 8,11
- Volkswagen Saveiro – 8,13
- Honda Civic – 8,81
- Nissan Frontier – 8,85
- Fiat Argo – 9,15
- Hyundai HB20 – 9,23
- Renault Logan – 9,5
O post Os 10 carros que menos chamam atenção em classificado online apareceu primeiro em AutoPapo.
Continue lendo...