Pneu de carro fura, o que por sinal é muito comum, e para isso geralmente basta um bom borracheiro. Porém, dependendo do rasgo que aparece apenas um pneu novo pode resolver o problema e é para evitar esse transtorno que é importante saber alguns cuidados na hora de rodar por aí.
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O pneu é um composto feito a partir de borracha natural e derivados do petróleo e logo tem a característica macia e de fácil deformidade que conhecemos, mas não é por isso que ele suporta tudo. Existem alguns locais que devem ser evitados para que ele não rasgue.
Estes são os maiores inimigos do motorista quando o assunto é rasgar o pneu:
Todas estas marcações comuns em todas as ruas e avenidas podem ser responsáveis por rasgar o pneu do carro caso o condutor não se atente.
No caso das tartarugas, passar (principalmente em altas velocidades e com a lateral do pneu) pode resultar em um rasgo. Isso acontece porque a força aplicada no momento em que se acerta o olho de gato pode ser exagerada, acabando com o pneu.
O meio-fio segue o mesmo princípio, porém estes são muito mais comuns de estarem deformados ou pontiagudos, potencializando assim uma “ferida” no pneu.
As bordas de buracos também são deformidades que podem estar afiadas e resultando no buraco em um pneus, além do já existente no chão.
A fabricante de pneus Goodyear ainda aponta que o atrito com essas partes também é um fator para impactar na vida útil do pneu. Segundo ela, outros podem ser os problemas ao encostar em guias, buracos e similares.
Pneus velhos são mais frágeis e fáceis de rasgar
Como todo composto, o pneu também tem uma vida útil. Como nosso querido publisher, especialista automobilístico e jornalista, Boris Feldman, sempre reforça, após 5 ou 6 anos da fabricação o pneu começa a ressecar e perder suas propriedades. Neste estado o item fica mais frágil e fácil de apresentar defeito ou até problemas para a direção.
A calibragem incorreta é outro fator que pode contribuir com um rasgo inesperado no pneu e caso ele esteja cheio além da margem indicada pelo fabricante as chances de estourar são muito maiores. Caso ele esteja murcho, rasgar é muito mais fácil.
Como trazido no início, é comum que um pneu fure e seja reparado e o mesmo vale para um rasgo, considerando que seja na banda de rodagem (parte que fica em contato com o solo). Mas infelizmente, considerando danos na lateral, a história é outra. A fabricante de pneus Michellin alerta sobre.
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O pneu é um composto feito a partir de borracha natural e derivados do petróleo e logo tem a característica macia e de fácil deformidade que conhecemos, mas não é por isso que ele suporta tudo. Existem alguns locais que devem ser evitados para que ele não rasgue.
- Em resumo, assim como qualquer objeto, o pneu possui um limite de força a receber e deformar. Caso ele passe por alguma superfície que ultrapasse esse limiar, o material irá se romper ou, no mais simples dos casos, vazar o ar.
Estes são os maiores inimigos do motorista quando o assunto é rasgar o pneu:
- Tachão refletivo (tartaruga ou olho de gato);
- Meio-fio ou guia;
- borda de buracos.
Todas estas marcações comuns em todas as ruas e avenidas podem ser responsáveis por rasgar o pneu do carro caso o condutor não se atente.

No caso das tartarugas, passar (principalmente em altas velocidades e com a lateral do pneu) pode resultar em um rasgo. Isso acontece porque a força aplicada no momento em que se acerta o olho de gato pode ser exagerada, acabando com o pneu.
O meio-fio segue o mesmo princípio, porém estes são muito mais comuns de estarem deformados ou pontiagudos, potencializando assim uma “ferida” no pneu.
As bordas de buracos também são deformidades que podem estar afiadas e resultando no buraco em um pneus, além do já existente no chão.
- Quando não for possível evitar de passar com o carro nesses locais, a velocidade do veículo será fundamental para garantir que o pneu saia inteiro da deformidade. Quanto maior a velocidade, maior a força aplicada para o pneu se deformar e possivelmente se romper.
A fabricante de pneus Goodyear ainda aponta que o atrito com essas partes também é um fator para impactar na vida útil do pneu. Segundo ela, outros podem ser os problemas ao encostar em guias, buracos e similares.
Devido a intensidade com a qual o costado do pneu atrita contra o meio-fio ou guia alta dependendo da intensidade, podem até ocorrer bolhas, furos no costado e até o estouro do pneu.”, afirmou a marca em publicação.

Pneus velhos são mais frágeis e fáceis de rasgar
Como todo composto, o pneu também tem uma vida útil. Como nosso querido publisher, especialista automobilístico e jornalista, Boris Feldman, sempre reforça, após 5 ou 6 anos da fabricação o pneu começa a ressecar e perder suas propriedades. Neste estado o item fica mais frágil e fácil de apresentar defeito ou até problemas para a direção.
- A vida útil de um pneu é de no máximo de 10 anos.
Calibragem inadequada
A calibragem incorreta é outro fator que pode contribuir com um rasgo inesperado no pneu e caso ele esteja cheio além da margem indicada pelo fabricante as chances de estourar são muito maiores. Caso ele esteja murcho, rasgar é muito mais fácil.
Dá para recuperar um pneu rasgado?
Como trazido no início, é comum que um pneu fure e seja reparado e o mesmo vale para um rasgo, considerando que seja na banda de rodagem (parte que fica em contato com o solo). Mas infelizmente, considerando danos na lateral, a história é outra. A fabricante de pneus Michellin alerta sobre.
Caso a lateral seja perfurada ou cortada, é impossível reparar o pneu e recuperar as qualidades de formas necessárias para uma performance ideal. Nesse caso, o pneu deve ser substituído.” afirma a marca.
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