No mês passado, a Kia lançou uma brincadeira inusitada para promover seu novo carro elétrico, o Kia EV4. A ideia consistia em um aromatizador com cheiro de gasolina, dado de presente aos compradores do modelo.
A brincadeira, entretanto, pegou mal e, por conta da repercussão no mundo inteiro, gerou atrito entre a sucursal finlandesa da Kia e a matriz, na Coreia do Sul.
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O problema se estabeleceu porque a campanha foi, na verdade, criada por uma concessionária da Finlândia, que utilizou o nome da marca sem a devida aprovação da administração.
Isso fez parecer que a marca estava, de algum modo, ironizando a própria gama, formada por veículos elétricos, híbridos e a combustão. O ruído provocou reações negativas na matriz da Kia, que tem uma política rigorosa de comunicação global unificada.
A campanha desastrosa foi pensada para promover o Kia EV4
Desse modo, a Kia Corporation emitiu um comunicado oficial e esclareceu que não teve envolvimento algum na ação, ressaltando que a campanha foi uma iniciativa independente da Astara Auto Finland.
A empresa ainda reforçou que o conteúdo da campanha não refletia os valores corporativos da marca, que, por sua vez, está comprometida com a mobilidade elétrica e sustentável.
Após o comunicado, a Kia Finlândia removeu todos os materiais da campanha e interrompeu a distribuição dos aromatizadores.
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A brincadeira, entretanto, pegou mal e, por conta da repercussão no mundo inteiro, gerou atrito entre a sucursal finlandesa da Kia e a matriz, na Coreia do Sul.
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O produto polêmico e o erro de branding
O problema se estabeleceu porque a campanha foi, na verdade, criada por uma concessionária da Finlândia, que utilizou o nome da marca sem a devida aprovação da administração.
Isso fez parecer que a marca estava, de algum modo, ironizando a própria gama, formada por veículos elétricos, híbridos e a combustão. O ruído provocou reações negativas na matriz da Kia, que tem uma política rigorosa de comunicação global unificada.
A campanha desastrosa foi pensada para promover o Kia EV4
Desse modo, a Kia Corporation emitiu um comunicado oficial e esclareceu que não teve envolvimento algum na ação, ressaltando que a campanha foi uma iniciativa independente da Astara Auto Finland.
A empresa ainda reforçou que o conteúdo da campanha não refletia os valores corporativos da marca, que, por sua vez, está comprometida com a mobilidade elétrica e sustentável.
Após o comunicado, a Kia Finlândia removeu todos os materiais da campanha e interrompeu a distribuição dos aromatizadores.
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