Notícia Perfume de gasolina irrita sede da Kia, que não autorizou brincadeira de filial europeia

No mês passado, a Kia lançou uma brincadeira inusitada para promover seu novo carro elétrico, o Kia EV4. A ideia consistia em um aromatizador com cheiro de gasolina, dado de presente aos compradores do modelo.

A brincadeira, entretanto, pegou mal e, por conta da repercussão no mundo inteiro, gerou atrito entre a sucursal finlandesa da Kia e a matriz, na Coreia do Sul.

VEJA TAMBÉM:

O produto polêmico e o erro de branding


O problema se estabeleceu porque a campanha foi, na verdade, criada por uma concessionária da Finlândia, que utilizou o nome da marca sem a devida aprovação da administração.

Isso fez parecer que a marca estava, de algum modo, ironizando a própria gama, formada por veículos elétricos, híbridos e a combustão. O ruído provocou reações negativas na matriz da Kia, que tem uma política rigorosa de comunicação global unificada.

Kia EV4

A campanha desastrosa foi pensada para promover o Kia EV4

Desse modo, a Kia Corporation emitiu um comunicado oficial e esclareceu que não teve envolvimento algum na ação, ressaltando que a campanha foi uma iniciativa independente da Astara Auto Finland.

A empresa ainda reforçou que o conteúdo da campanha não refletia os valores corporativos da marca, que, por sua vez, está comprometida com a mobilidade elétrica e sustentável.

Após o comunicado, a Kia Finlândia removeu todos os materiais da campanha e interrompeu a distribuição dos aromatizadores.

Continue lendo...
 
Top