Notícia Plataforma CMP: quais carros usarão a base moderna da Stellantis

O uso de plataformas modulares modernas permitem aos fabricantes poderem ter vários modelos diferentes compartilhando componentes e processos produtivos, reduzindo os custos de fabricação. A bola da vez no Brasil é a CMP, da Stellantis, que ajudará a modernizar a linha da Fiat.

Essa plataforma foi criada pela PSA em conjunto com a chinesa Dongfeng, para a atual geração do Peugeot 208. Um trunfo da CMP é poder receber carros a combustão, híbridos ou elétricos, sempre com porte compacto.

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Antes da fusão entre a PSA e a FCA, que formou a Stellantis, a Fiat estava defasada quando o assunto era plataformas para carros compactos. Essa união resolveu um grande problema da marca na Europa e no Brasil.

Atualmente ela serve como base para cinco carros vendidos no Brasil, sendo que três são nacionais. Listamos os carros com a CMP que temos no Brasil e que virão futuramente.

Peugeot

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O 208 foi o primeiro carro vendido no Brasil com ela
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O 2008 é vendido como elétrico, híbrido leve ou apenas a combustão

A Peugeot foi a primeira marca a vender carros com a plataforma CMP no Brasil. O 208 de segunda geração teve essa primazia, com produção realizada na Argentina.

O hatch recebeu alterações para ser vendido na América do Sul. A principal mudança foi no cofre do motor, para usar o antigo 1.6 de quatro cilindros.

Hoje ele é equipado apenas com o motor 1.0 de três cilindros que foi projetado pela Fiat, o Firefly. Existem versões aspiradas, turbinadas e a GT conta com o sistema híbrido leve de 12 volts.

Em 2024 a Peugeot lançou também o 2008 produzido na Argentina. A versão da América Latina conta com motor 1.0 turbo Firefly e no modelo GT ele é híbrido leve.

Citroën

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O C3 estreou a CMP em fábricas brasileiras
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O Aircross é o maior carro dessa base, com opção de sete lugares
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O Basalt completou a família C-Cubed

Antes da criação da Stellantis, a PSA investiu para produzir a plataforma CMP em sua fábrica de Porto Real (RJ). Ela estava nos preparativos para lançar a atual geração do C3.

A fusão atraiu esse lançamento, pois a engenharia da Fiat em Betim viu espaço para melhorias no projeto. Ela aproveitou para adaptar o modelo para usar o 1.0 Firefly, tornando o modelo mais acessível.

O projeto do C3 previa uma família com mais dois modelos: o SUV de sete lugares Aircross e o SUV cupê Basalt. Atualmente a gama da Citroën conta com esses três modelos na plataforma CMP.

Jeep

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Por ser mais eficiente, essa base foi adotada pelo Jeep de entrada

O próximo lançamento no Brasil com a plataforma CMP será o Jeep Avenger. O SUV será o modelo de entrada da marca, posicionado abaixo do Renegade para rivalizar contra o Fiat Pulse, o Volkswagen Tera e o Renault Kardian.

O Jeep Avenger chegará produzido no Brasil, na planta de Porto Real junto da linha Citroën. Ele terá motor 1.0 turbo, câmbio CVT e sistema híbrido leve de 12 volts.

Fiat

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Essa plataforma estreará na linha nacional da Fiat com o Panda
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Ela será usada pela próxima Strada...
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... pelo novo Pulse...
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... e pela nova geração do Fastback

A Fiat será a maior beneficiada pela plataforma CMP. Sua fábrica em Betim (MG) recebeu investimentos para receber essa arquitetura e fazer novos modelos.

Essa nova família irá começar com um hatch compacto, baseado no Grande Panda europeu. O nome ainda é uma incógnita, podendo se chamar Argo ou recebendo alguma identidade diferente.

O hatch chegará já em 2026, como parte da celebração dos 50 anos da Fiat no Brasil. A marca confirmou um carro novo por ano até 2030, sendo que apenas um desses cinco não será feito na plataforma CMP.

A nova arquitetura modular irá receber dois SUVs, um de sete lugares como sucessor do Pulse e um cupê como nova geração do Fastback. O remanescente será a nova geração da picape Strada.

Por enquanto esses são os carros novos feitos na CMP que teremos até 2030. Futuramente poderão vir mais modelos.

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