Notícia Prefeitura reduz velocidade máxima da Via Expressa para evitar acidentes

Na última segunda-feira, dia 16 de junho, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) iniciou a alteração das placas na Av. Presidente Juscelino Kubitschek. Agora, todo o trecho conhecido popularmente como Via Expressa passará a ter velocidade máxima permitida de 60 km/h.

A medida da Prefeitura de Belo Horizonte reduz o limite de velocidade entre os pontos da divisa de Contagem e o bairro Coração Eucarístico, que anteriormente permitiam até 80 km/h. A mudança faz parte de um conjunto de ações do Executivo municipal voltadas para a melhoria da segurança viária.

VEJA TAMBÉM:


A Via Expressa está entre as vias com maior número de acidentes da região metropolitana de BH. De acordo com a PBH, velocidades menores vão contribuir para a redução da gravidade e da frequência dos sinistros no trânsito belo-horizontino. A expectativa é que a ação resulte em um tráfego mais seguro e menos violento para motoristas e pedestres.

Vinte novas placas de sinalização estão sendo instaladas ao longo da via, além de faixas que já foram posicionadas em pontos estratégicos para informar a mudança aos motoristas. A BHTrans também fará o reajuste de todos os radares eletrônicos ao novo limite de 60 km/h, garantindo, assim, uma fiscalização adequada à nova medida.

Excesso de velocidade é agravante em ferimentos


Em entrevista ao jornal O Tempo, o diretor da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (AMMETRA), Alysson Coimbra, reforça que o controle de velocidade é uma das políticas públicas mais eficazes para a redução de mortes no trânsito. Segundo ele, o excesso de velocidade é um fator agravante nos ferimentos e aumenta o risco de morte instantânea.

Coimbra conclui dizendo que o único lugar em que o excesso de velocidade faz o motorista chegar mais rápido é ao pronto-socorro: “É uma ilusão achar que correr faz chegar mais rápido. Na verdade, acelera a ida para onde ninguém quer estar: o pronto-socorro.”

Ele também afirma que a nova medida não irá afetar a fluidez do trânsito. Pelo contrário, respeitar os limites e dirigir com prudência fará com que o condutor vivencie um trânsito mais seguro, fluido e organizado.

Continue lendo...
 
Top