Notícia Quais são os SUvs mais baratos do Brasil em 2025? Confira o guia de compra

Modelos custam entre R$ 100 e R$ 120 mil em suas versões mais acessíveis




Basalt.jpeg




Texto: Marcos Camargo

O Brasil tem 33% das vendas de veículos novos concentrados nos utilitários esportivos, os populares SUVs. Porém hoje o mercado tem 27 opções sendo 17 compactos em opções a gasolina, flex e até híbridos. Para o consumidor, subir de nível nem sempre é uma tarefa fácil. E quando considerarmos os diversos públicos há SUVs como um Citroën Basalt de R$ 114 mil na versão Dark Edition e também um Nissan Kicks topo de linha por R$ 200 mil sendo que ambos tem por exemplo motor 1.0 turbo.

Hoje existem modelos compactos, turbinados, híbridos, importados premium e modelos mais em conta para escolher ainda que não sejam exatamente “baratos” pois todos começam a partir dos R$ 100 mil.

A Revista Carro selecionou as melhores e mais baratas opções dos SUVs compactos com apuração de preços feita em setembro de 2025.




Nissan_Kicks_Play-Frente-3-4-1152x768.jpg


1º- Citroën Basalt Feel 1.0 MT por R$ 93,9 mil




O SUV compacto da Citroën recebeu mudanças pontuais e começa em 93,9 mil na versão manual 1.0 ou R$ 100 mil no caso dos automáticos. Tem motor 1.0 Firefly de 71/75cv e 10kgfm de torque e câmbio de cinco marchas e já tem multimídia de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, vem com câmera de ré, quatro airbags, rodas de liga leve aro 16”, chave canivete e retrovisores com ajustes elétricos. Já as versões automáticas tem motor T200 turbo de 130cv e 20kgfm de torque combinado com câmbio CVT. Tem como vantagem os 490 litros de porta malas.

Sua desvantagem está no acabamento. Embora tenha melhorado o Basalt ainda é a fórmula da simplicidade mas ganhou ao menos comandos de vidro elétrico traseiro na porta do motorista, novas portas USB-C no banco traseiro e acabamento melhorado.




Basalt3.jpeg




Fiat Pulse Drive 1.3 manual – R$ 107,9 mil




A versão de entrada do Pulse tem motor 1.3 Firefly de 107cv e 13,7kgfm de torque e nesta versão de R$ 107,9 mil vem com rodas de aço e calotas, multimídia de 8,4”, faróis em LED e porta malas de modestos 370 litros e rack de teto.

Sua vantagem está no acabamento condizente com o que existe neste segmento de modelos compactos. A desvantagem, é que no caso do pulse as versões manuais não são comuns e tendem a desvalorizar bem rápido no futuro. Apesar disso sua manutenção será sempre barata e o nível de equipamentos é o honesto tendo por exemplo faróis em Led, algo incomum em modelos de entrada.




Pulse7.jpeg




Nissan Kicks Play 1.6 – R$ 117,9 mil




A versão recém apresentada já foi reposicionada abrindo espaço para a nova geração. O Kicks Play de entrada custa R$ 117,9 mil e combina motor 1.6 aspirado de 113cv e 15kgfm de torque com câmbio automático CVT sendo o SUV automático dos mais em conta do país. Tem rodas de ferro com calotas, multimídia de 7″ com Android Auto e Apple CarPlay com fio e seis airbags.

A vantagem está em uma mecânica consagrada combinada com câmbio automático e uma relação de economia de combustível. No entanto, o Kicks Play pode sair de linha em breve e não é uma boa referência em desempenho já que o motor 1.6 é lento para uso rodoviário.




Kicks-1024x768.jpeg




Jeep Renegade 1.3T 4X2 – R$ 115,9 mil




O veterano Renegade tem uma versão de entrada bem competitiva e já com motor 1.3 turbo T270 de 176cv e 27kgfm de torque combinado com Câmbio automático de 6 marchas e preço de R$ 115,9 mil. Essa versão chamada 1.3T não tem multimídia, mas traz rádio bluetooth com 6 alto falantes, 6 airbags, volante multifuncional, bancos em tecido, monitor de pressão dos pneus e faróis em LED.

A vantagem está no desempenho do motor 1.3 turbo de 176cv, o maior do nosso comparativo, associado ao câmbio automático de seis marchas. Apesar do visual e do projeto já antigo, o Renegade tem bom nível de segurança, mas o porta malas de 385 litros segue sendo um ponto fraco.




Renegade Sport T270 4X2




Citröen C3 Aircross Feel – R$ 118,8 mil




O modelo da Citroën combina dimensões compactas com grande espaço interno e recebeu novidades na linha 2026. O motor é o 1.0 turbo T200 de 130cv e 20kgfm de torque combinado com câmbio do tipo CVT por R$ 119,9 mil. Nesta versão Feel tem multimídia de 10″ com espelhamento sem fio com moldura mais fina, quatro airbags, rodas de 16″ em aço coberta por com calotas e racks de teto. O porta malas tem bons 493 litros. O preço da linha 2026 caiu de R$ 119,9 mil para R$ 118,9 mil.

Na linha 2026 ganhou comandos dos vidros traseiros acionados pelas portas dianteiras e traseiras e a central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25″ recebe bordas finas em preto brilhante, acabamento presente no câmbio e na saída de ar. O ponto negativo como no Basalt é a simplicidade do acabamento em geral.




Testamos o Citroën C3 Aircross 7: o sete lugares mais barato do mercado




Volkswagen T-Cross Sense – R$ 119,9 mil




A versão de entrada do SUV mais vendido de 2024 tem o conhecido motor 1.0 TSI de 128cv e 20kgfm de torque combinado com Câmbio automático de 6 marchas por R$ 119,9 mil. A versão de entrada não passou pela reestilização do ano passado e oferece rodas aro 16 com calotas, multimídia VW Play de 10,1″ e sensor de estacionamento traseiro e ainda painel digital.

Ponto positivo é a confiabilidade do conjunto mecânico, o nível máximo de segurança obtido nos testes do Latin NCAP mas como ponto negativo está o acabamento simples e rústico e o fato da versão de entrada nem ter recebido reestilização.




Novo-T-Cross_Comfortline_Exterior_01-1-1152x768.jpg




Chevrolet Tracker AT – R$ 119,9 mil




A versão mais simples do SUV da Chevrolet está na linha 2026 com novidades. Agora tem motor 1.0 turbo que rende 121cv e 18,9kgfm de torque com câmbio automático de seis marchas e agora com injeção direta por R$ 119,9 mil. Além de multimídia essa versão tem partida por botão, seis airbags, alerta de frenagem de emergência, câmera de ré e sensor crepuscular.

Ponto positivo é a reestilização recente com novos faróis e grade além do desempenho honesto e bom espaço interno. Agora a GM também dá 5 anos de garantia. Como ponto de atenção está o conjunto mecânico equipado com Correia banhada a óleo que requer cuidado com a lubrificação.




chevrolet-tracker-2026-1-1280x720.jpeg




Fiat Fastback turbo 200 – R$ 119,9 mil




A versão mais barata do Fastback também traz o conhecido motor 1.0 turbo T200 de 130cv e 20kgfm de torque combinado com câmbio do tipo CVT por R$ 119,9 mil.

O Fastback também ganhou novos para-choques e uma discreta reestilização e aqui vem bem equipado. Vem com multimídia de 8,4″, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, freio de estacionamento eletrônico no console, ar-condicionado automático, sensor traseiro e câmera de ré, faróis em LED, rodas aro 17 de liga leve e piloto automático (não adaptativo).




Fastback5-1280x720.jpeg




The post Quais são os SUvs mais baratos do Brasil em 2025? Confira o guia de compra appeared first on Revista Carro.

Continue lendo...
 
Top