Quem está com R$ 120 mil e quer comprar um SUV da Volkswagen zero km está com uma nova opção nas concessionárias, o Tera. Mas como ele se encaixa na gama onde já existe o T-Cross e o Nivus?
Escolhemos a faixa de R$ 120 mil por ser a única onde há versões dos três carros com esse valor. O Tera possui a TSI manual por R$ 116.990, o T-Cross e o Nivus possuem a versão Sense pelo mesmo preço de R$ 119.990.
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Para o Tera vamos considerar já os dois únicos opcionais dessa versão, que é o jogo de rodas de liga leve aro 16″, por R$ 1.720, e a central multimídia VW Play Connect, que custa R$ 1.590. Isso tudo sobe o valor do modelo para R$ 120.300, apenas R$ 310 a mais que os irmãos.
Apesar de terem versões com os mesmos preços, cada um dos SUVs da Volkswagen possui seus pontos fortes e pontos fracos, além de terem personalidades diferentes. Vamos ao comparativo para ver qual combina mais com o seu estilo de vida.
Consideramos a versão TSI com as rodas de liga opcionais, para ficar alinhada em preços com os irmãos
O Volkswagen Tera TSI básico é o mais barato de todos, por $ 116.990, com os opcionais sobe para R$ 120.300. As versões Sense do T-Cross e do Nivus são feitas para enquadrar esses modelos em uma faixa maior de isenção de impostos para PcD, por isso que a marca não cobra valor adicional pela pintura neles.
Nesse quesito vamos considerar um empate, pois a diferença de R$ 300 é pequena e seria diluída em um financiamento. O Tera só leva vantagem se o consumidor dispensar os opcionais.
A central multimídia que vem de série nele já é a VW Play comum, que permite baixar aplicativos. Mas ela exige que a internet seja roteada de algum smartphone, enquanto na Connect ela possui um chip de internet embarcado.
Quanto as rodas de aço com calotas ou as de liga leve, vai do gosto do freguês. A opção que vem de série utiliza calotas pretas, enquanto as opcionais são diamantadas.
O novato é o mais equipado
A Volkswagen caprichou no pacote de equipamentos do Tera e trouxe alguns refinamentos que estavam sumidos em sua linha nacional: alças PQP para os passageiros, porção grande forrada em tecido nas portas, frenagem autônoma de emergência nas versões manuais e ventilação para o carregador por indução.
Todos trazem de série o ar-condicionado, centra multimídia VW Play, seis airbags, banco do motorista com regulagem de altura, faróis em LED, painel digital com tela de 8 polegadas, bancos em tecido, sensor de ré e volante multifuncional.
O Tera é o único a trazer frenagem autônoma de emergência, luzes de leitura para o banco traseiro, rack de teto, estepe compacto, volante forrado em couro e rodas de liga leve.
Já o Nivus se destaca por ter seis alto-falantes (os irmãos têm 4), chave presencial e cruise control. O T-Cross é o mais desfalcado em equipamentos para chegar a esse preço, mas está longe de ser um “peladão” à moda antiga sem rádio.
Quem gosta de ter um carro mais recheado irá preferir o Tera. Ele se destaca também no acabamento, com alguns caprichos que deverão vir para os irmãos em breve.
Nivus e T-Cross usam o 200 TSI, com 128 cv
O Volkswagen Tera é o único SUV da marca com motor 170 TSI, a opção turbinada de entrada da marca que substitui o antigo 1.6 16v MSI. Ele rende 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol, o torque é sempre de 16,8 kgfm.
Tanto o T-Cross quanto o Nivus utilizam o 200 TSI, que produz 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol, seu torque é de 20,4 kgfm. Por isso, eles levam vantagem aqui.
Apesar de ser o mais equipado, o Tera é o único manual aqui
O Volkswagen Tera TSI que custa perto de R$ 120 mil possui câmbio manual de cinco marchas. Sua opção automática mais barata, a Comfort, extrapola esse valor.
Tanto o T-Cross quanto o Nivus são equipados com caixa automática de seis marchas, o que dá mais comodidade no uso urbano. Eles não possuem versões manuais.
Apesar do motor mais fraco, o Tera TSI praticamente empata em desempenho com os irmãos. O peso menor e o câmbio manual compensaram a força menor.
Mas essa diferença de 0,1 segundo no 0 a 100 é praticamente irrelevante, assim como a diferença de 5 km/h na máxima. Curiosamente, Nivus e T-Cross empatam em desempenho de acordo com os dados oficiais da Volkswagen.
A escolha pelo motor 170 TSI e o câmbio manual foi compensada no consumo. O Tera TSI é o SUV mais econômico da Volkswagen, com a boa média urbana de 12,9 km/l na gasolina.
O Nivus ficou na segunda posição, sendo o 200 TSI mais eficiente desse comparativo. Mas a diferença não é grande para o T-Cross.
Escolhemos a faixa de R$ 120 mil por ser a única onde há versões dos três carros com esse valor. O Tera possui a TSI manual por R$ 116.990, o T-Cross e o Nivus possuem a versão Sense pelo mesmo preço de R$ 119.990.
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Para o Tera vamos considerar já os dois únicos opcionais dessa versão, que é o jogo de rodas de liga leve aro 16″, por R$ 1.720, e a central multimídia VW Play Connect, que custa R$ 1.590. Isso tudo sobe o valor do modelo para R$ 120.300, apenas R$ 310 a mais que os irmãos.
Apesar de terem versões com os mesmos preços, cada um dos SUVs da Volkswagen possui seus pontos fortes e pontos fracos, além de terem personalidades diferentes. Vamos ao comparativo para ver qual combina mais com o seu estilo de vida.
Preço

Consideramos a versão TSI com as rodas de liga opcionais, para ficar alinhada em preços com os irmãos
O Volkswagen Tera TSI básico é o mais barato de todos, por $ 116.990, com os opcionais sobe para R$ 120.300. As versões Sense do T-Cross e do Nivus são feitas para enquadrar esses modelos em uma faixa maior de isenção de impostos para PcD, por isso que a marca não cobra valor adicional pela pintura neles.
Nesse quesito vamos considerar um empate, pois a diferença de R$ 300 é pequena e seria diluída em um financiamento. O Tera só leva vantagem se o consumidor dispensar os opcionais.
A central multimídia que vem de série nele já é a VW Play comum, que permite baixar aplicativos. Mas ela exige que a internet seja roteada de algum smartphone, enquanto na Connect ela possui um chip de internet embarcado.
Quanto as rodas de aço com calotas ou as de liga leve, vai do gosto do freguês. A opção que vem de série utiliza calotas pretas, enquanto as opcionais são diamantadas.
Carro | Preço |
---|---|
Tera TSI + opcionais | R$ 120.300 |
Nivus Sense | R$ 119.990 |
T-Cross Sense | R$ 119.990 |
Equipamentos

O novato é o mais equipado
A Volkswagen caprichou no pacote de equipamentos do Tera e trouxe alguns refinamentos que estavam sumidos em sua linha nacional: alças PQP para os passageiros, porção grande forrada em tecido nas portas, frenagem autônoma de emergência nas versões manuais e ventilação para o carregador por indução.
Todos trazem de série o ar-condicionado, centra multimídia VW Play, seis airbags, banco do motorista com regulagem de altura, faróis em LED, painel digital com tela de 8 polegadas, bancos em tecido, sensor de ré e volante multifuncional.
O Tera é o único a trazer frenagem autônoma de emergência, luzes de leitura para o banco traseiro, rack de teto, estepe compacto, volante forrado em couro e rodas de liga leve.
Já o Nivus se destaca por ter seis alto-falantes (os irmãos têm 4), chave presencial e cruise control. O T-Cross é o mais desfalcado em equipamentos para chegar a esse preço, mas está longe de ser um “peladão” à moda antiga sem rádio.
Quem gosta de ter um carro mais recheado irá preferir o Tera. Ele se destaca também no acabamento, com alguns caprichos que deverão vir para os irmãos em breve.
Motor

Nivus e T-Cross usam o 200 TSI, com 128 cv
O Volkswagen Tera é o único SUV da marca com motor 170 TSI, a opção turbinada de entrada da marca que substitui o antigo 1.6 16v MSI. Ele rende 109 cv com gasolina e 116 cv com etanol, o torque é sempre de 16,8 kgfm.
Tanto o T-Cross quanto o Nivus utilizam o 200 TSI, que produz 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol, seu torque é de 20,4 kgfm. Por isso, eles levam vantagem aqui.
Câmbio

Apesar de ser o mais equipado, o Tera é o único manual aqui
O Volkswagen Tera TSI que custa perto de R$ 120 mil possui câmbio manual de cinco marchas. Sua opção automática mais barata, a Comfort, extrapola esse valor.
Tanto o T-Cross quanto o Nivus são equipados com caixa automática de seis marchas, o que dá mais comodidade no uso urbano. Eles não possuem versões manuais.
Desempenho
Apesar do motor mais fraco, o Tera TSI praticamente empata em desempenho com os irmãos. O peso menor e o câmbio manual compensaram a força menor.
Mas essa diferença de 0,1 segundo no 0 a 100 é praticamente irrelevante, assim como a diferença de 5 km/h na máxima. Curiosamente, Nivus e T-Cross empatam em desempenho de acordo com os dados oficiais da Volkswagen.
Carro | 0 a 100 km/h | Velocidade máxima |
---|---|---|
Tera 170 TSI MT | 10,1 s | 187 km/h |
Nivus Sense 200 TSI AT | 10 s | 192 km/h |
T-Cross Sense 200 TSI AT | 10 s | 192 km/h |
Consumo
A escolha pelo motor 170 TSI e o câmbio manual foi compensada no consumo. O Tera TSI é o SUV mais econômico da Volkswagen, com a boa média urbana de 12,9 km/l na gasolina.
O Nivus ficou na segunda posição, sendo o 200 TSI mais eficiente desse comparativo. Mas a diferença não é grande para o T-Cross.
Carro | Consumo urbano | Consumo rodoviário |
---|---|---|
Tera 170 TSI MT |