Meu pai já dizia: carro não é tirar da loja, colocar gasolina e rodar. Qualquer automóvel traz uma série de obrigações que cobram seu preço, inclusive o litro do combustível citado, que tem se tornado um dos grandes fatores de despesas para quem está motorizado. Mas você tem ideia de quanto custa manter o carro?
VEJA TAMBÉM:
O AutoPapo selecionou 10 automóveis, entre novos e seminovos, para a gente ter uma ideia de quanto custa manter o carro durante um ano. Para tal, nos baseamos em algumas despesas comuns e recorrentes dentro de determinados critérios para termos uma padronização, tendo como base a cidade de São Paulo.
Importante frisar que isso é um levantamento médio como referência. Os valores podem variar de estado, cidade, perfil de motorista e até uso do automóvel.
Confira o levantamento com os custos estimados para manter um automóvel zero -quilômetro: a relação inclui modelos de diferentes segmentos e fabricantes.
Argo tem custos anuais baixos em relação aos demais veículos do listão
Segundo veículo de passeio mais vendido do país em 2021, o Argo é um dos modelos com preços agressivos no varejo. A configuração Drive com motor 1.0 Firefly de até 107 cv custa oficialmente R$ 78.980, em São Paulo, mas é fácil encontrar ofertas abaixo dos R$ 73 mil na concessionária.
Quanto custa manter o carro em um ano?
Modelo mais caro do listão, Compass paga maiores valores referentes a IPVA e seguro
SUV médio que não conhece adversários no segmento. Mesmo sendo maior e mais caro, vende mais que quase todos os crossovers compactos do mercado. Uma das opções mais vendidas do modelo é a Limited com o novo motor 1.3 turboflex de 185/180 cv, que tem preço sugerido de R$ 189.990.
Quanto custa manter o carro em um ano?
Custos para manter um Onix Plus são semelhantes em relação ao hatch da gama
Depois dos problemas de produção no ano passado, o modelo já desponta como o sedã mais vendido do país neste começo de 2022. Esta versão LT com câmbio automático e motor tricilíndrico turbo de 116 cv é uma das com melhor custo/benefício e custa R$ 97.900. As despesas são bem parecidas com as do parente hatch.
Quanto custa manter o carro em um ano?
Com motor 1.0 turbo, Hyundai Creta ficou mais econômico
O modelo ganhou nova geração em 2021, adotou desenho controverso e trocou o motor 1.6 aspirado pelo 1.0 turbo de 120 cv. A variante intermediária Limited com este propulsor parte dos R$ 136.790 e tem um dos custos de revisão mais competitivos do mercado.
Quanto custa manter o carro em um ano?
Kwid tem o custo de manutenção mais em conta do listão
Quanto custa manter o carro em um ano?
Será que os gastos anuais com um carro seminovo são mais baixos? Segundo o levantamento do AutoPapo, nem tanto: confira as estimativas.
Cálculo refere-se à versão SE, com câmbio automático e motor 1.5
Quanto custa manter o carro em um ano?
Com o fechamento das fábricas da Ford no Brasil, como ficam as peças de reposição? Boris Feldman explica em vídeo!
Kicks 2020 ainda tem o desenho antigo
O SUV compacto da marca japonesa sempre se destacou pelo baixo preço das revisões dentro do segmento. Um seminovo 2020 ainda tem o desenho antigo, anterior à remodelação feita no ano passado, mas tem boa relação custo/benefício e preço médio de R$ 95 mil.
Quanto custa manter o carro em um ano?
Versão Allure é a mais barata da linha 2008
O crossover da montadora francesa anda meio esquecido, mas foi um carro que vendeu bem no início de vida e tem muitas ofertas no segmento de seminovos. A opção Allure era uma das mais baratas da linha e usa o motor 1.6 aspirado de 118/115 cv com caixa automática de seis marchas. O preço médio do ano/modelo 2019 fica em R$ 65.500.
Quanto custa manter o carro em um ano?
Etios tem o valor de manutenção mais baixo entre os seminovos do listão
Apesar do desenho controverso e de ter saído de linha no ano passado, o Etios goza da boa reputação da marca japonesa e é um carro bastante valorizado. Basta ver que a versão XLS com motor 1.5 de até 110 cv, transmissão automática de quatro velocidades e quase cinco anos de uso tem preço médio de R$ 62 mil.
Quanto custa manter o carro em um ano?
Fit saiu de linha no ano passado, mas segue com boa procura no mercado de usados
O monovolume foi outro que se despediu do mercado em 2021, mas como todo Honda é valorizado e querido entre os seminovos. Basta ver o preço médio da linha 2018 da configuração EXL com motor 1.5 de 116 cv e câmbio automático CVT: R$ 86 mil.
Quanto custa manter o carro em um ano?
O post Quanto custa manter um carro zero-quilômetro? E um seminovo? apareceu primeiro em AutoPapo.
Continue lendo...
VEJA TAMBÉM:
- Quanto custa para encher o tanque dos carros mais vendidos?
- ‘Entressafra’ explica gamas de carros reduzidas em algumas marcas
- Carros de entrada podem acabar: fábricas preferem investir nos mais caros
O AutoPapo selecionou 10 automóveis, entre novos e seminovos, para a gente ter uma ideia de quanto custa manter o carro durante um ano. Para tal, nos baseamos em algumas despesas comuns e recorrentes dentro de determinados critérios para termos uma padronização, tendo como base a cidade de São Paulo.
- Valores – Preços sugeridos pela montadora para a versão escolhida com base no Estado de São Paulo (que tem ICMS mais alto). Para os seminovos, usamos o preço médio Revendedor da KBB Brasil.
- Quilometragem – Em média, o brasileiro roda 1.000 km por mês, 12.000 km no ano.
- Consumo – Usamos a média com gasolina na cidade dentro dos padrões do Inmetro publicados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) edição 2021 para os 0 km e referente ao ano do seminovo.
- Combustível – Preço médio Brasil de R$ 6,658 o litro da gasolina comum, publicado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), na semana de 23/01/2022 a 29/01/2022.
- IPVA – O Estado de São Paulo cobra 4% sobre o valor venal do carro previsto na tabela Fipe.
- Manutenção – Dentro do padrão de quilometragem rodada por mês, levantamos os preços das revisões com preço fixo divulgados pelas montadoras. Não entram despesas extras de eventuais colisões ou de troca de pneus e de amortecedores, que não são cobertos pela garantia de fábrica.
- Seguro – Cotação mais barata dentro de perfil de homem, 40 anos, casado e morador de Perdizes, zona oeste de São Paulo. Não entram custos com a franquia.
Importante frisar que isso é um levantamento médio como referência. Os valores podem variar de estado, cidade, perfil de motorista e até uso do automóvel.
Quanto custa manter um carro 0 km?
Confira o levantamento com os custos estimados para manter um automóvel zero -quilômetro: a relação inclui modelos de diferentes segmentos e fabricantes.
Fiat Argo Drive 1.0

Argo tem custos anuais baixos em relação aos demais veículos do listão
Segundo veículo de passeio mais vendido do país em 2021, o Argo é um dos modelos com preços agressivos no varejo. A configuração Drive com motor 1.0 Firefly de até 107 cv custa oficialmente R$ 78.980, em São Paulo, mas é fácil encontrar ofertas abaixo dos R$ 73 mil na concessionária.
Quanto custa manter o carro em um ano?
- Gasolina: R$ 5.744
- IPVA: R$ 3.058
- Revisão 10.000 km: R$ 432
- Seguro: R$ 2.550
- Total: R$ 11.784
Jeep Compass Limited T270

Modelo mais caro do listão, Compass paga maiores valores referentes a IPVA e seguro
SUV médio que não conhece adversários no segmento. Mesmo sendo maior e mais caro, vende mais que quase todos os crossovers compactos do mercado. Uma das opções mais vendidas do modelo é a Limited com o novo motor 1.3 turboflex de 185/180 cv, que tem preço sugerido de R$ 189.990.
Quanto custa manter o carro em um ano?
- Gasolina: R$ 7.750
- IPVA: R$ 7.975
- Revisão 10.000 km: R$ 426
- Seguro: R$ 5.940
- Total: R$ 22.091
Chevrolet Onix Plus Turbo LT AT

Custos para manter um Onix Plus são semelhantes em relação ao hatch da gama
Depois dos problemas de produção no ano passado, o modelo já desponta como o sedã mais vendido do país neste começo de 2022. Esta versão LT com câmbio automático e motor tricilíndrico turbo de 116 cv é uma das com melhor custo/benefício e custa R$ 97.900. As despesas são bem parecidas com as do parente hatch.
Quanto custa manter o carro em um ano?
- Gasolina: R$ 6.631
- IPVA: R$ 3.759
- Revisão 10.000 km: R$ 444
- Seguro: R$ 3.295
- Total: R$ 14.129
Hyundai Creta

Com motor 1.0 turbo, Hyundai Creta ficou mais econômico
O modelo ganhou nova geração em 2021, adotou desenho controverso e trocou o motor 1.6 aspirado pelo 1.0 turbo de 120 cv. A variante intermediária Limited com este propulsor parte dos R$ 136.790 e tem um dos custos de revisão mais competitivos do mercado.
Quanto custa manter o carro em um ano?
- Gasolina: R$ 6.871
- IPVA: R$ 5.345
- Revisão 10.000 km: R$ 329
- Seguro: R$ 3.501
- Total: R$ 16.046
Renault Kwid

Kwid tem o custo de manutenção mais em conta do listão
Quanto custa manter o carro em um ano?
- Gasolina: R$ 5.193
- IPVA: R$ 2.357
- Revisão 10.000 km: R$ 428
- Seguro: R$ 2.795
- Total: R$ 10.773
Quanto custa manter um carro seminovo?
Será que os gastos anuais com um carro seminovo são mais baixos? Segundo o levantamento do AutoPapo, nem tanto: confira as estimativas.
Ford Ka SE Plus 1.5 AT

Cálculo refere-se à versão SE, com câmbio automático e motor 1.5
Quanto custa manter o carro em um ano?
- Gasolina: R$ 6.791
- IPVA: R$ 2.435
- Revisão 10.000 km: R$ 1.010
- Seguro: R$ 2.375
- Total: R$ 12.611
Com o fechamento das fábricas da Ford no Brasil, como ficam as peças de reposição? Boris Feldman explica em vídeo!
Nissan Kicks SV 1.6 CVT

Kicks 2020 ainda tem o desenho antigo
O SUV compacto da marca japonesa sempre se destacou pelo baixo preço das revisões dentro do segmento. Um seminovo 2020 ainda tem o desenho antigo, anterior à remodelação feita no ano passado, mas tem boa relação custo/benefício e preço médio de R$ 95 mil.
Quanto custa manter o carro em um ano?
- Gasolina: R$ 6.950
- IPVA: R$ 3.883
- Revisão 30.000 km: R$ 474
- Seguro: R$ 3.276
- Total: R$ 14.583
Peugeot 2008

Versão Allure é a mais barata da linha 2008
O crossover da montadora francesa anda meio esquecido, mas foi um carro que vendeu bem no início de vida e tem muitas ofertas no segmento de seminovos. A opção Allure era uma das mais baratas da linha e usa o motor 1.6 aspirado de 118/115 cv com caixa automática de seis marchas. O preço médio do ano/modelo 2019 fica em R$ 65.500.
Quanto custa manter o carro em um ano?
- Gasolina: R$ 7.590
- IPVA: R$ 2.994
- Revisão 40.000 km: R$ 1.171
- Seguro: R$ 3.812
- Total: R$ 15.567
Toyota Etios Sedan XLS 1.5 AT

Etios tem o valor de manutenção mais baixo entre os seminovos do listão
Apesar do desenho controverso e de ter saído de linha no ano passado, o Etios goza da boa reputação da marca japonesa e é um carro bastante valorizado. Basta ver que a versão XLS com motor 1.5 de até 110 cv, transmissão automática de quatro velocidades e quase cinco anos de uso tem preço médio de R$ 62 mil.
Quanto custa manter o carro em um ano?
- Gasolina: R$ 6.543
- IPVA: R$ 2.386
- Revisão 50.000 km: R$ 546
- Seguro: R$ 2.534
- Total: R$ 12.009
Honda Fit EXL 1.5 CVT

Fit saiu de linha no ano passado, mas segue com boa procura no mercado de usados
O monovolume foi outro que se despediu do mercado em 2021, mas como todo Honda é valorizado e querido entre os seminovos. Basta ver o preço médio da linha 2018 da configuração EXL com motor 1.5 de 116 cv e câmbio automático CVT: R$ 86 mil.
Quanto custa manter o carro em um ano?
- Gasolina: R$ 6.471
- IPVA: R$ 3.453
- Revisão 50.000 km: R$ 652
- Seguro: R$ 3.223
- Total: R$ 13.799
O post Quanto custa manter um carro zero-quilômetro? E um seminovo? apareceu primeiro em AutoPapo.
Continue lendo...