Notícia Redução do IPI: tsunami virou marolinha

Houve quase um rebuliço no mercado no início deste mês de março com a decisão do governo de reduzir em 25% o IPI, imposto sobre os produtos industrializados.

Mas no caso dos automóveis, o tsunami virou marolinha, pois a redução não foi de 25%, mas de 18,5%. Além do mais, muitos se esqueceram de que o IPI faz parte de uma cascata de impostos.


E no final das contas, a redução do preço para o consumidor foi bem inferior à que se imaginava. Em função da classificação tributária de cada modelo, reduziu-se apenas de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil em mais da metade dos carros do nosso mercado, todos com motor 1.0.

Nos modelos com maior cilindrada e mais luxuosos, o desconto chegou a R$ 4 mil ou R$ 5 mil.

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E até a R$ 10 mil ou R$ 15 mil nos importados que custam centenas de milhares de reais onde (cá pra nós…), R$ 10 mil ou R$ 15 mil pouca diferença faz.

Algumas fábricas sequer concederam o desconto, apenas reduziram o percentual do aumento que já estava programado…

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