Notícia Regulagem de freio de mão pode evitar tragédias como a do ES

Ocorreu um acidente na última segunda (4) em Venda Nova do Imigrante (ES) onde um Chevrolet Onix despencou de um penhasco. O casal que estava dentro havia parado em uma rampa de voo livre para namorar e morreu. O resultado da perícia sairá em um mês, mas uma das prováveis causas é uma falha no freio de mão do veículo, que poderia ser facilmente solucionada.

Para estacionar em locais inclinados é preciso tomar alguns cuidados caso o freio de estacionamento não esteja em ordem. Mas o ideal é ter ele sempre regulado, já que é um processo simples e pode até ser feito em casa dependendo do modelo.

acidente carro caiu penhasco es

O casal estacionou em uma pista de voo livre durante a madrugada (Foto: Reprodução)

VEJA TAMBÉM:


Existem duas formas de saber se é preciso regular o freio de estacionamento. A mais simples é quando você estaciona em um morro e percebe que o sistema não segura o carro quando puxado. A outra é quando há a necessidade de puxar muito a alavanca para que ele atue.

O freio de mão trava as rodas traseiras do veículo de forma independente do sistema hidráulico principal. A alavanca puxa um cabo que aciona uma lona dentro do tambor. Em carros com disco na traseira pode existir uma pinça separada para isso ou um pequeno tambor no centro apenas para essa função.

Por ser acionado por um cabo, ele pode ser usado em emergências ou quando há falhas no freio hidráulico de serviço. Esse é outro motivo para ter o sistema sempre regulado. O ideal é pedir que esse ajuste seja feito em todas as revisões e paradas do carro na oficina.

Dicas para estacionar em locais inclinados


Se você não confia totalmente no freio de mão, existem alguns macetes para segurar o carro em morros com segurança. O principal deles é deixar o veículo com a primeira marcha engrenada.

Isso fará o câmbio ajudar a segurar o veículo e não gera esforços. Em carros automáticos não existe essa alternativa, a posição P trava o câmbio mas a longo prazo pode danificar a caixa se ficar segurando apenas nela.

Outra técnica é esterçar o volante para apoiar a roda no meio fio. Mas há o risco de deformar o pneu se a quina for muito forte e o carro ficar apoiado assim por muito tempo.

Continue lendo...
 
Top