Exista nada pior que estacionar o carro e ele não estar lá na volta. Se não tiver parado em uma vaga proibida, o culpado pode ser o freio de estacionamento sem regulagem.
Ele possui acionamento mecânico e independente do freio de serviço, por isso exige uma regulagem periódica. O serviço é bastante simples e garante que o freio de estacionamento mantenha o carro no lugar.
VEJA TAMBÉM:
É possível identificar a falta de atuação do freio de mão sem ter que estacionar em uma ladeira. A forma mais simples de notar isso é quando a alavanca sobe muito ao ser acionada.
O carro deve ficar parado com poucos cliques. Se for preciso puxar muito e deixar a alavanca mais vertical, é sinal de que está desregulado.
Também é possível notar que o freio de estacionamento está pouco efetivo quando estacionar em uma inclinação e notar que o carro não está ficando imóvel. É até arriscado deixar ele assim.
A regulagem do freio de estacionamento é bastante simples, consistindo em girar um parafuso. Porém pode exigir a remoção do console central, em alguns carros o serviço é facilitado por uma tampa que dá acesso ao parafuto.
Se você tiver ferramentas em casa pode arriscar em fazer o ajuste, mas fique atento para não apertar muito. A regulagem ideal é deixar que ele trave com três cliques.
Nossa recomendação geral é que você peça ao seu mecânico para realizar a regulagem a cada revisão, mesmo se não tiver com uma folga grande. Por ser um serviço simples, a somatória na conta será pequena.
Um cabo de aço ligado a alavanca puxa diretamente a lona do frio traseiro (Foto: Shutterstock)
O sistema de freio que é acionado pelo pedal ao lado do acelerador, chamado de freio de serviço utiliza um sistema hidráulico para atuar. Ele utiliza um fluído pressurizado para desmultiplicar a força aplicada ao pedal para atuar nas pinças e tambores e só funciona com o motor ligado.
Como o freio de estacionamento deve funcionar com o carro desligado ou em emergências, como falha nesse sistema hidráulico, ele possui funcionamento mecânico. A alavanca — ou pedal, como no Nissan Sentra ou carro americanos antigos — puxa um cabo de aço que atua diretamente nas lonas do freio traseiro.
Se o carro tiver discos no eixo traseiro, haverá um pequeno tambor no centro do freio apenas para essa função.
Já o freio de estacionamento eletrônico funciona de forma diferente. Ele utiliza um atuador elétrico que aciona uma pequena pinça apenas para isso ou a principal.
O freio de estacionamento eletrônico coloca fim nessa necessidade de regulagem periódica. O próprio sistema realiza o ajuste da distância entre a pastilha e o freio.
A manutenção que ele pode precisar é nos atuadores. Mas, devido ao seu princípio de funcionamento, o carro emite um aviso caso exista falhas no sistema.
E se o seu carro tenha esse sistema e apareceu a regulagem na conta da oficina, corre que é picaretagem.
Continue lendo...
Ele possui acionamento mecânico e independente do freio de serviço, por isso exige uma regulagem periódica. O serviço é bastante simples e garante que o freio de estacionamento mantenha o carro no lugar.
VEJA TAMBÉM:
- Policiais puxam freio de ‘mão’ eletrônico de viatura em movimento
- [Vídeo] Carro com câmbio automático: primeiro o “P” ou o freio?
- [Vídeo] Nada de delicadeza: puxe o freio de mão com força!
Como saber que o freio de estacionamento precisa ser regulado
É possível identificar a falta de atuação do freio de mão sem ter que estacionar em uma ladeira. A forma mais simples de notar isso é quando a alavanca sobe muito ao ser acionada.
O carro deve ficar parado com poucos cliques. Se for preciso puxar muito e deixar a alavanca mais vertical, é sinal de que está desregulado.
Também é possível notar que o freio de estacionamento está pouco efetivo quando estacionar em uma inclinação e notar que o carro não está ficando imóvel. É até arriscado deixar ele assim.
Quando a regulagem deve ser feita
A regulagem do freio de estacionamento é bastante simples, consistindo em girar um parafuso. Porém pode exigir a remoção do console central, em alguns carros o serviço é facilitado por uma tampa que dá acesso ao parafuto.
Se você tiver ferramentas em casa pode arriscar em fazer o ajuste, mas fique atento para não apertar muito. A regulagem ideal é deixar que ele trave com três cliques.
Nossa recomendação geral é que você peça ao seu mecânico para realizar a regulagem a cada revisão, mesmo se não tiver com uma folga grande. Por ser um serviço simples, a somatória na conta será pequena.
Como funciona o freio de mão

Um cabo de aço ligado a alavanca puxa diretamente a lona do frio traseiro (Foto: Shutterstock)
O sistema de freio que é acionado pelo pedal ao lado do acelerador, chamado de freio de serviço utiliza um sistema hidráulico para atuar. Ele utiliza um fluído pressurizado para desmultiplicar a força aplicada ao pedal para atuar nas pinças e tambores e só funciona com o motor ligado.
Como o freio de estacionamento deve funcionar com o carro desligado ou em emergências, como falha nesse sistema hidráulico, ele possui funcionamento mecânico. A alavanca — ou pedal, como no Nissan Sentra ou carro americanos antigos — puxa um cabo de aço que atua diretamente nas lonas do freio traseiro.
Se o carro tiver discos no eixo traseiro, haverá um pequeno tambor no centro do freio apenas para essa função.
Já o freio de estacionamento eletrônico funciona de forma diferente. Ele utiliza um atuador elétrico que aciona uma pequena pinça apenas para isso ou a principal.
Carros com freio de estacionamento eletrônico precisam de regulagem?
O freio de estacionamento eletrônico coloca fim nessa necessidade de regulagem periódica. O próprio sistema realiza o ajuste da distância entre a pastilha e o freio.
A manutenção que ele pode precisar é nos atuadores. Mas, devido ao seu princípio de funcionamento, o carro emite um aviso caso exista falhas no sistema.
E se o seu carro tenha esse sistema e apareceu a regulagem na conta da oficina, corre que é picaretagem.
Continue lendo...