Notícia Regulagem do freio de estacionamento: não fazer é economia porca

Exista nada pior que estacionar o carro e ele não estar lá na volta. Se não tiver parado em uma vaga proibida, o culpado pode ser o freio de estacionamento sem regulagem.

Ele possui acionamento mecânico e independente do freio de serviço, por isso exige uma regulagem periódica. O serviço é bastante simples e garante que o freio de estacionamento mantenha o carro no lugar.

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Como saber que o freio de estacionamento precisa ser regulado


É possível identificar a falta de atuação do freio de mão sem ter que estacionar em uma ladeira. A forma mais simples de notar isso é quando a alavanca sobe muito ao ser acionada.

O carro deve ficar parado com poucos cliques. Se for preciso puxar muito e deixar a alavanca mais vertical, é sinal de que está desregulado.

Também é possível notar que o freio de estacionamento está pouco efetivo quando estacionar em uma inclinação e notar que o carro não está ficando imóvel. É até arriscado deixar ele assim.

Quando a regulagem deve ser feita


A regulagem do freio de estacionamento é bastante simples, consistindo em girar um parafuso. Porém pode exigir a remoção do console central, em alguns carros o serviço é facilitado por uma tampa que dá acesso ao parafuto.

Se você tiver ferramentas em casa pode arriscar em fazer o ajuste, mas fique atento para não apertar muito. A regulagem ideal é deixar que ele trave com três cliques.

Nossa recomendação geral é que você peça ao seu mecânico para realizar a regulagem a cada revisão, mesmo se não tiver com uma folga grande. Por ser um serviço simples, a somatória na conta será pequena.

Como funciona o freio de mão

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Um cabo de aço ligado a alavanca puxa diretamente a lona do frio traseiro (Foto: Shutterstock)

O sistema de freio que é acionado pelo pedal ao lado do acelerador, chamado de freio de serviço utiliza um sistema hidráulico para atuar. Ele utiliza um fluído pressurizado para desmultiplicar a força aplicada ao pedal para atuar nas pinças e tambores e só funciona com o motor ligado.

Como o freio de estacionamento deve funcionar com o carro desligado ou em emergências, como falha nesse sistema hidráulico, ele possui funcionamento mecânico. A alavanca — ou pedal, como no Nissan Sentra ou carro americanos antigos — puxa um cabo de aço que atua diretamente nas lonas do freio traseiro.

Se o carro tiver discos no eixo traseiro, haverá um pequeno tambor no centro do freio apenas para essa função.

Já o freio de estacionamento eletrônico funciona de forma diferente. Ele utiliza um atuador elétrico que aciona uma pequena pinça apenas para isso ou a principal.

Carros com freio de estacionamento eletrônico precisam de regulagem?


O freio de estacionamento eletrônico coloca fim nessa necessidade de regulagem periódica. O próprio sistema realiza o ajuste da distância entre a pastilha e o freio.

A manutenção que ele pode precisar é nos atuadores. Mas, devido ao seu princípio de funcionamento, o carro emite um aviso caso exista falhas no sistema.

E se o seu carro tenha esse sistema e apareceu a regulagem na conta da oficina, corre que é picaretagem.

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