Hoje em dia as equipes de engenharia dos fabricantes são bastante diversas: existem homens e mulheres qualificados projetando os carros. Em junho de 2002 a engenheira Camilla Palmertz apresentou ao então presidente da Volvo, Hans-Olov Olsson, a proposta de criar um carro apenas com as mulheres da equipe.
A ideia foi aprovada com entusiasmo, já que a marca era bem recebida pelo público feminino. Na época, 54% dos carros Volvo vendidos nos EUA eram para mulheres. Hans disse que o olhar das engenheiras poderia ajudar a manter esse público crescente fidelizado na marca.
O capô baio aliado com os para-lamas altos deixam o desenho mais esportivo e ajuda na visibilidade
Janelas e retrovisores são generosos
A tração é traseira
VEJA TAMBÉM:
Segundo a gerente de design Maria Widell Christiansen, as mulheres são os consumidores mais exigentes na hora de comprar um carro premium. A Volvo realizou clinicas apenas com mulheres durante o desenvolvimento do XC90 para ajudar a tornar o primeiro SUV da marca mais amigável para elas.
A equipe de mulheres pensou no carro para ser prático no uso diário
Camilla Palmertz juntou uma equipe formada por Maria Widell Christiansen, Eva-Lisa Andersson, Elna Holmberg, Maria Uggla, Cynthia Charwick, Anna Rosén, Lena Ekelund e Tatiana Butovitsch Temm. Após dois anos de trabalho ficou pronto o conceito YCC (Your Concept Car, ou “seu carro conceito” em português).
O estereótipo enraizado na sociedade de que carro “de mulher” é algo com desenho inofensivo ou então algum SUV familiar foi jogado pela janela. As engenheiras da Volvo fizeram do YCC um cupê esportivo com tração traseira, motor de cinco cilindros e portas do tipo asa-de-gaivota.
A diferença do Volvo YCC para um cupê esportivo tradicional é que as mulheres não deixaram a praticidade de lado. As engenheiras notaram que o lugar mais a mão para guardar a bolsa e manter os pertences por perto é o console central, por isso adotaram um freio de estacionamento eletrônico e colocaram a alavanca de câmbio na coluna de direção.
A mecânica é híbrida, unindo o motor 2.5 de cinco cilindros a um sistema elétrico de 60 volts
Com esse espaço extra foi possível criar um console com vários nichos para os diferentes tipos de objetos: de um espaço raso para as chaves de casa até um mais fundo onde pode ser colocada uma bolsa. Também existe um espaço refrigerado e uma lixeira.
Outro fato notado pela equipe foi que o banco traseiro era mais usado para guardar objetos que para levar passageiros. Por isso, fizeram uma solução similar a do Honda Fit de deixar o assento levantado. Na hora que precisar de levar um passageiro é só abaixar o assento.
O console central abriga nichos para os diversos itens que a mulher carrega diariamente
Almofadas dos bancos e carpete podem ser trocados facilmente para personalizar o carro
O interior não é apenas prático como também é fácil de ser personalizável. Os assentos possuem almofadas que podem ser trocadas por outros materiais e padrões. O mesmo vale para o carpete, que é fácil de trocar por outro que combine com a padronagem dos bancos.
Já notou como muscle cars possuem desenho agressivo e janelas pequenas (estou olhando para você, Chevrolet Camaro)? No Volvo YCC a visibilidade foi uma prioridade: as janelas são grandes, as colunas são finas, o capô é baixo e os para-lamas são altos, para dar uma referência da extremidade do carro. E, ao contrário de outros carros conceito, esse possui retrovisores generosos.
Para a comodidade, cada chave pertence a uma motorista, guardando a posição do volante, dos bancos e dos pedais. A chave traz um sistema presencial também, podendo ser deixada na bolsa. Chegando perto do carro as portas asa-de-gaivota se abrem junto da soleira, para tornar o acesso mais fácil e evitar aquelas batidas que sujam a barra da calça.
O asseto do banco traseiro pode ficar levantado quando fora de uso, para levar objetos
A rotina diária de uma mulher urbana é corrida e o carro acaba sendo uma ferramenta para auxiliar na correria. Para isso fizeram uma mecânica de baixa manutenção. O motor 2.5 de cinco cilindros auxiliado por um sistema híbrido de 60 volts foi feito para necessitar trocas de óleo a cada 50 mil km.
Segundo Tatiana Butovitsch Temm, gerente de comunicação do projeto, ela só precisa abrir o capô de seu carro para encher o reservatório do limpador de para-brisa. Por isso, fizeram o carro sem um capô tradicional que quebra as linhas da dianteira. O reservatório do limpador possui um bocal de enchimento no para-lama, solução que hoje aparece em carros elétricos.
As tampas tradicionais usadas por esse reservatório e também pelo bocal de abastecimento do tanque de combustível também foram alvos de crítica. No lugar foram adotadas válvulas esféricas mais fáceis de ser usadas. Para a manutenção o carro faz seu próprio diagnóstico e pode enviar um sinal de rádio para a oficina mais próxima marcar a revisão.
O Volvo YCC não chegou a inspirar um carro de produção. Porém suas ideias chegaram aos carros da marca. Os SUV XC60 e XC90 são elogiados por trazerem soluções bem pensadas as mulheres.
Fotos: Volvo | Divulgação
O post Relembre o conceito da Volvo projetado apenas por mulheres apareceu primeiro em AutoPapo.
Continue lendo...
A ideia foi aprovada com entusiasmo, já que a marca era bem recebida pelo público feminino. Na época, 54% dos carros Volvo vendidos nos EUA eram para mulheres. Hans disse que o olhar das engenheiras poderia ajudar a manter esse público crescente fidelizado na marca.

O capô baio aliado com os para-lamas altos deixam o desenho mais esportivo e ajuda na visibilidade

Janelas e retrovisores são generosos

A tração é traseira
VEJA TAMBÉM:
- Pesquisa mostra o que mulheres priorizam na hora da compra de um carro
- 10 mulheres geniais que revolucionaram o setor automobilístico
- Júri de mulheres elege Peugeot 308 o Carro do Ano 2022
Segundo a gerente de design Maria Widell Christiansen, as mulheres são os consumidores mais exigentes na hora de comprar um carro premium. A Volvo realizou clinicas apenas com mulheres durante o desenvolvimento do XC90 para ajudar a tornar o primeiro SUV da marca mais amigável para elas.
Como é o Volvo criado por mulheres

A equipe de mulheres pensou no carro para ser prático no uso diário
Camilla Palmertz juntou uma equipe formada por Maria Widell Christiansen, Eva-Lisa Andersson, Elna Holmberg, Maria Uggla, Cynthia Charwick, Anna Rosén, Lena Ekelund e Tatiana Butovitsch Temm. Após dois anos de trabalho ficou pronto o conceito YCC (Your Concept Car, ou “seu carro conceito” em português).
O estereótipo enraizado na sociedade de que carro “de mulher” é algo com desenho inofensivo ou então algum SUV familiar foi jogado pela janela. As engenheiras da Volvo fizeram do YCC um cupê esportivo com tração traseira, motor de cinco cilindros e portas do tipo asa-de-gaivota.
A diferença do Volvo YCC para um cupê esportivo tradicional é que as mulheres não deixaram a praticidade de lado. As engenheiras notaram que o lugar mais a mão para guardar a bolsa e manter os pertences por perto é o console central, por isso adotaram um freio de estacionamento eletrônico e colocaram a alavanca de câmbio na coluna de direção.

A mecânica é híbrida, unindo o motor 2.5 de cinco cilindros a um sistema elétrico de 60 volts
Com esse espaço extra foi possível criar um console com vários nichos para os diferentes tipos de objetos: de um espaço raso para as chaves de casa até um mais fundo onde pode ser colocada uma bolsa. Também existe um espaço refrigerado e uma lixeira.
Outro fato notado pela equipe foi que o banco traseiro era mais usado para guardar objetos que para levar passageiros. Por isso, fizeram uma solução similar a do Honda Fit de deixar o assento levantado. Na hora que precisar de levar um passageiro é só abaixar o assento.
O Volvo YCC pode ser personalizado

O console central abriga nichos para os diversos itens que a mulher carrega diariamente

Almofadas dos bancos e carpete podem ser trocados facilmente para personalizar o carro
O interior não é apenas prático como também é fácil de ser personalizável. Os assentos possuem almofadas que podem ser trocadas por outros materiais e padrões. O mesmo vale para o carpete, que é fácil de trocar por outro que combine com a padronagem dos bancos.
Já notou como muscle cars possuem desenho agressivo e janelas pequenas (estou olhando para você, Chevrolet Camaro)? No Volvo YCC a visibilidade foi uma prioridade: as janelas são grandes, as colunas são finas, o capô é baixo e os para-lamas são altos, para dar uma referência da extremidade do carro. E, ao contrário de outros carros conceito, esse possui retrovisores generosos.
Para a comodidade, cada chave pertence a uma motorista, guardando a posição do volante, dos bancos e dos pedais. A chave traz um sistema presencial também, podendo ser deixada na bolsa. Chegando perto do carro as portas asa-de-gaivota se abrem junto da soleira, para tornar o acesso mais fácil e evitar aquelas batidas que sujam a barra da calça.
Sem complicações com manutenção

O asseto do banco traseiro pode ficar levantado quando fora de uso, para levar objetos
A rotina diária de uma mulher urbana é corrida e o carro acaba sendo uma ferramenta para auxiliar na correria. Para isso fizeram uma mecânica de baixa manutenção. O motor 2.5 de cinco cilindros auxiliado por um sistema híbrido de 60 volts foi feito para necessitar trocas de óleo a cada 50 mil km.
Segundo Tatiana Butovitsch Temm, gerente de comunicação do projeto, ela só precisa abrir o capô de seu carro para encher o reservatório do limpador de para-brisa. Por isso, fizeram o carro sem um capô tradicional que quebra as linhas da dianteira. O reservatório do limpador possui um bocal de enchimento no para-lama, solução que hoje aparece em carros elétricos.
As tampas tradicionais usadas por esse reservatório e também pelo bocal de abastecimento do tanque de combustível também foram alvos de crítica. No lugar foram adotadas válvulas esféricas mais fáceis de ser usadas. Para a manutenção o carro faz seu próprio diagnóstico e pode enviar um sinal de rádio para a oficina mais próxima marcar a revisão.
O Volvo YCC não chegou a inspirar um carro de produção. Porém suas ideias chegaram aos carros da marca. Os SUV XC60 e XC90 são elogiados por trazerem soluções bem pensadas as mulheres.
Fotos: Volvo | Divulgação
O post Relembre o conceito da Volvo projetado apenas por mulheres apareceu primeiro em AutoPapo.
Continue lendo...