O Brasil recebeu dois grandes lançamentos no mercado de SUVs feitos sobre a plataforma CMF-B: o Nissan Kicks e o Renault Boreal. O primeiro foi posicionado no segmento dos compactos, enquanto o segundo é um médio.
Apesar disso, seus preços se entrelaçam: o Nissan Kicks Platinum, o topo de linha, custa R$ 199.900, enquanto o Renault Boreal Techno, o intermediário, custa R$ 199.990. Apenas R$ 90 de diferença.
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Suas semelhanças vão além da plataforma: ambos utilizam motores turbo da família HR e o mesmo câmbio Magna-Getrag de dupla embreagem e seis marchas. Vamos comparar esses SUVs para ver se vale a pena levar o compacto recheado ou o médio intermediário.
O SUV médio da Renault está entre os maiores de seu segmento (Foto: Renault | Divulgação)
O porte do Kicks rivaliza com os menores dos médios, como o Toyota Corolla Cross (Foto: Nissan | Divulgação)
O novo Nissan Kicks está entre os maiores SUVs compactos do mercado. Seu porte rivaliza com os menores dos médios, como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross. O motivo disso é sua segmentação nos EUA, onde concorre com essa dupla.
Já o Renault Boreal segue a fórmula que a Renault vem usando nas últimas décadas, de ter sempre um porte acima da média nos segmentos que atua. Isso ajuda até a distanciar o médio do irmão menor Duster, que já conta com medidas próximas às do Kicks.
Listamos na tabela abaixo as medidas do Boreal e do Kicks, em negrito está onde cada um leva vantagem. Confira:
Não é uma surpresa ver o Renault Boreal superando o primo japonês em todas as medidas. A diferença de 5 cm no entre-eixos se traduz em maior espaço no banco traseiro.
Outra vantagem grande do modelo da marca francesa está no porta-malas, com 522 litros. É o maior volume visto no segmento dos SUVs médios e supera todos os sedãs nacionais.
A desvantagem desse porte grande está no peso maior, que afeta o desempenho, o consumo e o desgaste dos pneus. Mas isso é assunto para o próximo tópico
O motor 1.3 turbo de 163 cv jogou a favor do francês (Foto: Renault | Divulgação)
Conforme falamos na introdução, os dois SUVs utilizam motores da família modular HR, porém não são os mesmos. A Nissan optou pelo 1.0 turbo de três cilindros, enquanto a Renault preferiu o 1.3 turbo de quatro cilindros.
Ambos são produzidos na unidade da Horse, junto da fábrica da Renault e São José dos Pinhais (PR). Mas a Nissan finaliza a montagem do motor em sua planta de Resende (RJ).
Esse motor HR possui corrente metálica para o sincronismo do comando de válvulas, injeção direta, turbo e comando variável. Veja a ficha técnica de cada um:
Mesmo sendo mais pesado, o Renault Boreal se destacou no desempenho devido a força maior do 1.3 turbo. Com etanol ele produz 163 cv e 27,5, bons valores para o seu segmento e que fazem esse SUV ir de zero a 100 km/h em 9,5 segundos.
Já o Nissan Kicks escorrega por oferecer apenas o 1.0 turbo, motor subdimensionado para o seu peso de 1.366 kg. A aceleração de zero a 100 km/h feita em 12,4 segundos fica atrás até do antigo Kicks Play com motor 1.6 aspirado.
Nessa faixa de preço os SUVs compactos rivais oferecem opções mais potentes que os 1.0 turbo ou os motores aspirados. E também pesam menos.
Já o câmbio de ambos é de dupla embreagem, com seus marchas. Ele possui a vantagem de roubar menos potência que uma caixa automática tradicional e realiza trocas mais rápidas, além de estar pronto para receber um motor elétrico em futuras versões híbridas.
O motor 1.0 turbo joga contra no desempenho, mas pelo menos compensa isso no consumo (Foto: Nissan | Divulgação)
O motor 1.0 turbo do Nissan Kicks vira uma vantagem quando o consumidor prioriza a economia de combustível. Ele bebe menos em todas as situações que o Renault Boreal.
Ele também se destaca na autonomia, mesmo contando com dois litros a menos no tanque de combustível. Confira as médias dentro da metodologia do Inmetro:
O japonês vem bem recheado, mas deve alguns equipamentos que existem nos rivais (Foto: Nissan | Divulgação)
Mesmo sendo um modelo intermediário, o Boreal Techno traz um pacote bem completo (Foto: Renault | Divulgação)
A Nissan usou o novo Kicks para estrear uma série de tecnologias novas no Brasil. Ele é o primeiro carro da marca vendido aqui com painel 100% digital, central multimídia de nova geração, pacote ADAS avançados e outros recursos.
A versão Platinum é a topo de linha e não conta com opcionais. Os principais itens de série são:
O Renault Boreal é alardeado com o carro mais sofisticado já feito pela marca no Brasil. Ele traz um pacote de equipamentos bem farto desde a versão de entrada, a Evolution, mas guarda alguns luxos para a topo de linha Iconic.
No modelo intermediário, o Techno, já vem de série o pacote que não fica atrás do Nissan Kicks. Veja os destaques:
O teto solar panorâmico e a pintura do teto em preto são os únicos opcionais dessa versão. O preço do pacote com esses itens não foi divulgado.
O Nissan Kicks se destaca pelo sistema de som Bose com 10 alto-falantes, pela câmera com visão de 360°, pelas rodas de 19 polegadas e por vir com o teto solar de série. Seu acabamento está acima da média dos compactos, com revestimento macio no painel e nas portas.
Porém o Renault Boreal oferece mais equipamentos, como a regulagem elétrica no banco do motorista, o ar-condicionado de duas zonas com saídas para o banco traseiro, a central com google nativo e internet, que permite baixar aplicativos sem espelhar o smartphone, e os serviços conectados.
O pacote ADAS do Kicks é mais completo, os itens faltantes no Boreal só vêm no modelo de topo. No geral, o Renault se destacou nesse item.
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Apesar disso, seus preços se entrelaçam: o Nissan Kicks Platinum, o topo de linha, custa R$ 199.900, enquanto o Renault Boreal Techno, o intermediário, custa R$ 199.990. Apenas R$ 90 de diferença.
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Suas semelhanças vão além da plataforma: ambos utilizam motores turbo da família HR e o mesmo câmbio Magna-Getrag de dupla embreagem e seis marchas. Vamos comparar esses SUVs para ver se vale a pena levar o compacto recheado ou o médio intermediário.
Medidas
O SUV médio da Renault está entre os maiores de seu segmento (Foto: Renault | Divulgação)
O porte do Kicks rivaliza com os menores dos médios, como o Toyota Corolla Cross (Foto: Nissan | Divulgação)
O novo Nissan Kicks está entre os maiores SUVs compactos do mercado. Seu porte rivaliza com os menores dos médios, como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross. O motivo disso é sua segmentação nos EUA, onde concorre com essa dupla.
Já o Renault Boreal segue a fórmula que a Renault vem usando nas últimas décadas, de ter sempre um porte acima da média nos segmentos que atua. Isso ajuda até a distanciar o médio do irmão menor Duster, que já conta com medidas próximas às do Kicks.
Listamos na tabela abaixo as medidas do Boreal e do Kicks, em negrito está onde cada um leva vantagem. Confira:
| Medida | Nissan Kicks | Renault Boreal |
|---|---|---|
| Comprimento | 4,36 m | 4,55 m |
| Largura | 1,80 m | 1,84 m |
| Altura | 1,62 m | 1,65 m |
| Entre-eixos | 2,65 m | 2,70 m |
| Porta-malas | 445 litros | 522 litros |
| Volume do tanque | 48 litros | 50 litros |
| Peso | 1.366 kg | 1.429 kg |
Não é uma surpresa ver o Renault Boreal superando o primo japonês em todas as medidas. A diferença de 5 cm no entre-eixos se traduz em maior espaço no banco traseiro.
Outra vantagem grande do modelo da marca francesa está no porta-malas, com 522 litros. É o maior volume visto no segmento dos SUVs médios e supera todos os sedãs nacionais.
A desvantagem desse porte grande está no peso maior, que afeta o desempenho, o consumo e o desgaste dos pneus. Mas isso é assunto para o próximo tópico
Desempenho
O motor 1.3 turbo de 163 cv jogou a favor do francês (Foto: Renault | Divulgação)
Conforme falamos na introdução, os dois SUVs utilizam motores da família modular HR, porém não são os mesmos. A Nissan optou pelo 1.0 turbo de três cilindros, enquanto a Renault preferiu o 1.3 turbo de quatro cilindros.
Ambos são produzidos na unidade da Horse, junto da fábrica da Renault e São José dos Pinhais (PR). Mas a Nissan finaliza a montagem do motor em sua planta de Resende (RJ).
Esse motor HR possui corrente metálica para o sincronismo do comando de válvulas, injeção direta, turbo e comando variável. Veja a ficha técnica de cada um:
| Dado | Nissan Kicks | Renault Boreal |
|---|---|---|
| Potência | 120/125 cv (G/E) | 156/163 cv (G/E) |
| Torque | 20,4/22,4 kgfm (G/E) | 25,5/27,5 kgfm (G/E) |
| Aceleração de zero a 100 km/h | 12,4 s | 9,5 s |
| Velocidade máxima | 185 km/h | 180 km/h |
Mesmo sendo mais pesado, o Renault Boreal se destacou no desempenho devido a força maior do 1.3 turbo. Com etanol ele produz 163 cv e 27,5, bons valores para o seu segmento e que fazem esse SUV ir de zero a 100 km/h em 9,5 segundos.
Já o Nissan Kicks escorrega por oferecer apenas o 1.0 turbo, motor subdimensionado para o seu peso de 1.366 kg. A aceleração de zero a 100 km/h feita em 12,4 segundos fica atrás até do antigo Kicks Play com motor 1.6 aspirado.
Nessa faixa de preço os SUVs compactos rivais oferecem opções mais potentes que os 1.0 turbo ou os motores aspirados. E também pesam menos.
Já o câmbio de ambos é de dupla embreagem, com seus marchas. Ele possui a vantagem de roubar menos potência que uma caixa automática tradicional e realiza trocas mais rápidas, além de estar pronto para receber um motor elétrico em futuras versões híbridas.
Consumo
O motor 1.0 turbo joga contra no desempenho, mas pelo menos compensa isso no consumo (Foto: Nissan | Divulgação)
O motor 1.0 turbo do Nissan Kicks vira uma vantagem quando o consumidor prioriza a economia de combustível. Ele bebe menos em todas as situações que o Renault Boreal.
Ele também se destaca na autonomia, mesmo contando com dois litros a menos no tanque de combustível. Confira as médias dentro da metodologia do Inmetro:
| Trajeto | Nissan Kicks | Renault Boreal |
|---|---|---|
| Cidade | 11,7/8,3 km/l (G/E) | 11,2/7,8 km/l (G/E) |
| Estrada | 14,3/9,9 km/l (G/E) | 13,6/9,4 km/l (G/E) |
Equipamentos
O japonês vem bem recheado, mas deve alguns equipamentos que existem nos rivais (Foto: Nissan | Divulgação)
Mesmo sendo um modelo intermediário, o Boreal Techno traz um pacote bem completo (Foto: Renault | Divulgação)
A Nissan usou o novo Kicks para estrear uma série de tecnologias novas no Brasil. Ele é o primeiro carro da marca vendido aqui com painel 100% digital, central multimídia de nova geração, pacote ADAS avançados e outros recursos.
A versão Platinum é a topo de linha e não conta com opcionais. Os principais itens de série são:
- Ar-condicionado automático com uma zona;
- teto solar panorâmico;
- painel digital;
- carregador de smartphone por indução;
- freio de estacionamento eletrônico;
- câmera 360°;
- faróis full-LED;
- rodas de 19 polegadas;
- três modos de condução;
- sensor de chuva;
- sensor crepuscular;
- pacote ADAS;
- monitor de pontos cegos;
- sistema de som Bose com 10 alto-falantes;
- cruise control adaptativo com stop and go.
O Renault Boreal é alardeado com o carro mais sofisticado já feito pela marca no Brasil. Ele traz um pacote de equipamentos bem farto desde a versão de entrada, a Evolution, mas guarda alguns luxos para a topo de linha Iconic.
No modelo intermediário, o Techno, já vem de série o pacote que não fica atrás do Nissan Kicks. Veja os destaques:
- Ar-condicionado automático de duas zonas;
- faróis full-LED;
- freio de estacionamento eletrônico;
- carregador de smartphone por indução;
- sistema de som Arkamys com seis alto-falantes;
- painel digital com tela de 10 polegadas;
- central multimídia com google built-in;
- serviços conectados via aplicativo;
- cinco modos de condução;
- banco do motorista com ajuste elétrico;
- faróis de neblina;
- iluminação ambiente;
- seis airbags;
- pacote ADAS;
- cruise control adaptativo;
- monitor de pontos cegos;
- saídas de ventilação no banco traseiro;
- rodas de 18 polegadas.
O teto solar panorâmico e a pintura do teto em preto são os únicos opcionais dessa versão. O preço do pacote com esses itens não foi divulgado.
O Nissan Kicks se destaca pelo sistema de som Bose com 10 alto-falantes, pela câmera com visão de 360°, pelas rodas de 19 polegadas e por vir com o teto solar de série. Seu acabamento está acima da média dos compactos, com revestimento macio no painel e nas portas.
Porém o Renault Boreal oferece mais equipamentos, como a regulagem elétrica no banco do motorista, o ar-condicionado de duas zonas com saídas para o banco traseiro, a central com google nativo e internet, que permite baixar aplicativos sem espelhar o smartphone, e os serviços conectados.
O pacote ADAS do Kicks é mais completo, os itens faltantes no Boreal só vêm no modelo de topo. No geral, o Renault se destacou nesse item.
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