O mercado automotivo russo está passando por um movimento curioso envolvendo os carros chineses premium. Dados do Avto.ru revelam que o número de anúncios de revenda de modelos chineses triplicou em apenas um ano. Isso pode ser um reflexo do crescimento das vendas de novos carros e da rápida entrada dessas marcas no dia a dia dos motoristas.
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O Zeekr 001 já foi flagrado no Brasil (Foto: Zeekr | Divulgação)
A Lixiang quadruplicou o número de anúncios, e a maioria dos carros possui uma média de 1,8 ano de uso, sendo revendida por 5,8 milhões de rublos, cerca de R$ 266,8 mil.
O mesmo fenômeno tem acontecido com a Tank, que teve um aumento de três vezes nos anúncios, agora com média de 1,9 ano de uso e preço estável em torno de 4,36 milhões de rublos, algo próximo de R$ 200 mil.
A Zeekr aparece com três vezes mais carros à venda, preços de 5,1 milhões de rublos, cerca de R$ 234 mil, contra 5,4 milhões no ano anterior, e idade média de 1,9 ano.
Mesmo com o aumento dessa oferta, as vendas ainda se mantêm fortes. Nos primeiros sete meses de 2025, a Lixiang cresceu 85,9% no mercado russo, com mais de 3 mil unidades vendidas.
A Tank disparou 191,8%, somando 3,5 mil carros. A Zeekr vendeu quase 1,2 mil unidades, alta de 84,4%, e a Voyah chegou a 1,4 mil, avanço de 107,6%.
Alguns especialistas apontam três fatores para essa movimentação:
O cenário russo reforça como as marcas chinesas premium são uma força que não é apenas passageira. Elas entram rapidamente em um mercado novo e criam um ciclo de compra e revenda.
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O Zeekr 001 já foi flagrado no Brasil (Foto: Zeekr | Divulgação)
Carros chineses que mais se destacaram nos anúncios
A Lixiang quadruplicou o número de anúncios, e a maioria dos carros possui uma média de 1,8 ano de uso, sendo revendida por 5,8 milhões de rublos, cerca de R$ 266,8 mil.
O mesmo fenômeno tem acontecido com a Tank, que teve um aumento de três vezes nos anúncios, agora com média de 1,9 ano de uso e preço estável em torno de 4,36 milhões de rublos, algo próximo de R$ 200 mil.
A Zeekr aparece com três vezes mais carros à venda, preços de 5,1 milhões de rublos, cerca de R$ 234 mil, contra 5,4 milhões no ano anterior, e idade média de 1,9 ano.
Vendas continuam em alta
Mesmo com o aumento dessa oferta, as vendas ainda se mantêm fortes. Nos primeiros sete meses de 2025, a Lixiang cresceu 85,9% no mercado russo, com mais de 3 mil unidades vendidas.
A Tank disparou 191,8%, somando 3,5 mil carros. A Zeekr vendeu quase 1,2 mil unidades, alta de 84,4%, e a Voyah chegou a 1,4 mil, avanço de 107,6%.
Alguns especialistas apontam três fatores para essa movimentação:
- Muitos donos estão simplesmente trocando seus carros após dois anos de uso por modelos mais novos;
- O efeito da “base baixa”, já que até pouco tempo não existiam usados chineses premium disponíveis, e agora o mercado está cheio;
- O crescimento explosivo das vendas novas naturalmente alimenta o mercado de seminovos.
O cenário russo reforça como as marcas chinesas premium são uma força que não é apenas passageira. Elas entram rapidamente em um mercado novo e criam um ciclo de compra e revenda.
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