Notícia Rua roxa: o fenômeno decorrente das lâmpadas LED dos postes

Moradores de diversas cidades dos Estados Unidos têm percebido um fenômeno curioso. Os postes de luz emitem um brilho roxo ao anoitecer. O que pode parecer um fenômeno de início de filme de suspense tem uma explicação bem simples, na verdade. As luzes em tom violeta são apenas uma falha técnica relacionada à iluminação pública por LED.

VEJA TAMBÉM:

Transição para o LED


As lâmpadas incandescentes e de sódio sempre dominaram a iluminação pública, conferindo a ela um brilho levemente amarelado. Com a tecnologia avançando e o desejo por mais eficiência energética, o governo dos EUA adotou os LEDs. Essa tecnologia produz uma luz branca mais forte e econômica, além de reduzir os custos com manutenção.

Embora a substituição tenha trazido benefícios, também revelou um problema com o tempo. Os LEDs brancos não existem como uma fonte de luz “pura”. Para chegar ao branco que conhecemos, os fabricantes usam LEDs azuis revestidos com fósforo. É justamente esse revestimento que converte a luz azul em branca.

Com o tempo, esse revestimento de fósforo pode se desgastar, especialmente em LEDs de baixa qualidade. Quando esse desgaste ocorre, a luz azul começa a predominar, e isso gera o tom roxo e azulado que os americanos têm visto nas ruas.

A rapidez dos governos em converter os postes para a nova tecnologia os levou a ignorar esse pequeno fator. Em um vídeo no canal The Drive, o apresentador Kyle Cheromcha afirma:

E acontece que, na correria para converter tudo para LEDs, ninguém percebeu que o revestimento de fósforo se deterioraria muito mais rápido do que o esperado, fazendo com que as luzes ficassem roxas. Ou azuis, dependendo do grau de queima.”

Continue lendo...
 
Top