Notícia Russos produzem BMW 2022 zero km sem autorização da marca

O início da Guerra da Ucrânia fez que várias montadoras encerrassem suas operações na Rússia de forma abrupta. Uma das marcas que saíram de lá foi a BMW, que produzia o X1, o X3 o X5 e o X6 localmente.

Os carros eram feitos na planta da Avtotor, uma fábrica multimarcas localizada em Kaliningrado que também produzia carros da Hyundai, Kia, General Motors e Chery.

VEJA TAMBÉM:


A Avtotor ainda possuía kits para a produção do X5 e do X6 em seu estoque, parados desde o início dos conflitos em 2022. Segundo o portal Russia Today, a empresa decidiu montar esses carros e vendê-los.

Foram feitos cerca de 120 unidades, todas equipadas com motor 3.0 turbodiesel de seis cilindros. Eles são modelo 2022 e estão defasados, já que a linha de SUVs da marca foi atualizada em 2024.

A BMW se pronunciou alegando que esses carros antigos produzidos na Rússia não possuem garantia de fábrica e são responsabilidade da Avtotor. Na nota ela também diz que a fábrica é fora de suas operações e, por isso, não atende a seus padrões de qualidade e segurança.

Segundo a BMW, a produção desses carros foi feita sem sua aprovação e sem sua participação. O portal russo entrou em contato com a Avtotor e não obteve uma resposta oficial sobre o assunto.

Não é a primeira polêmica entre a BMW e os russos


As relações entre a BMW e a Avtotor sempre foram conturbadas. Em 2015 e em 2019 apareceram alegações de baixa qualidade na montagem dos carros feitos na Rússia.

Os carros feitos por lá eram distribuídos pela rede oficial da marca alemã, porém a garantia era recusada devido a essa falta de qualidade. Segundo o portal Carbuzz, as reclamações englobam problemas no motor, escape, assistência da direção e várias falhas de qualidade.

Continue lendo...
 
Top