Notícia Saiba quando Gol e Voyage vão sair de linha e quais serão os sucessores

É isso mesmo: depois de mais de 40 anos de bons serviços prestados ao país, o Gol vai finalmente sair de linha, e levará junto seu irmão sedan Voyage, que está perto dos 40 anos de produção.

VEJA TAMBÉM:


Isso já era para ter acontecido em 2022, mas como a família veterana da Volkswagen ainda tem público fiel (juntos, venderam quase 100 mil unidades em 2021) e a legislação permitia a comercialização, a produção foi mantida normalmente. Houve até um investimento para adequá-los às novas regras da fase L7 do Proconve.

Para enquadrá-los nas novas leis de emissões de poluentes, a engenharia da marca alemã trabalhou principalmente na parte evaporativa do tanque de combustível e no cânister.

Na realidade, a produção de Gol e Voyage está paralisada desde dezembro, afinal houve um atraso para essas modificações. Os dois modelos deverão ter a montagem retomada em breve, já adequados ao Proconve L7 e, provavelmente, como linha 2023. Outro grande fator para esse “congelamento” temporário é a conhecida falta de componentes eletrônicos (chips semicondutores).

Quando o Gol vai sair de linha?​


O que certamente a fábrica não anunciará é que o ano de 2023 será o último para a produção de Gol e Voyage, pois a dupla vai sair de linha definitivamente, desaparecendo do mercado nacional.

Dessa forma, eles serão produzidos até o último trimestre do próximo ano, afinal as legislações mais rígidas para 2024 impedirão suas vendas. Vale lembrar que as últimas mudanças pelas quais os modelos passaram ocorreram há quase quatro anos, em 2018, e chegaram junto com a transmissão automática de 6 velocidades.

A unidade fabril de Taubaté (SP), de onde saem Gol e Voyage, feitos sobre a plataforma PQ24,5, vai ceder espaço para o aumento de produção do Polo e do sedan Virtus, que usam a base modular MQB A0. Conceitualmente mais modernos, Polo e Virtus são maiores e superiores em todos os aspectos quando comparado com os veteranos Gol e Voyage.

O substituto do Gol​


E serão esses, Polo e Virtus, que substituirão Gol e Voyage em suas vitoriosas carreiras. Mas você deve estar se perguntando: “como podem dois carros maiores e mais caros substituírem outros menores e mais baratos?” Nesse ponto vem o tal pulo do gato da Volkswagen, que adotará duas estratégias distintas para substituir seus veteranos.

Enquanto o Gol vai sair de linha para dar lugar à um inédita versão mais barata do Polo, o segmento de sedans populares, hoje representado pelo Voyage, deixará de ser explorado pela fabricante alemã.

O Polo “pé-de-boi” (como o carro é apelidado internamente pela VW, em alusão à uma versão pelada do Fusca nos anos 60), será o Track, configuração que já existiu no Fox e no próprio Gol.

teaser volkswagen polo track frente

Novo visual da linha Polo será revelado em breve

Além dos detalhes sutis aventureiros espalhados pela carroceria, esse Polo de entrada manterá o motor 1.0 de três cilindros de até 84 cv, mas provavelmente deve deixar de lado alguns mimos como volante multifuncional ou vidros elétricos nas portas traseiras. O objetivo é fazer um carro ao redor dos R$ 70 mil em valores atuais: não por acaso, esse é o preço cobrado pelo Gol 1.0 atualmente.

Esse carro já trará o visual reestilizado que estreou na Europa há alguns meses, e conviverá com o Gol nas concessionárias Volkswagen ao longo de 2023.

Nesse período, suas vendas deverão naturalmente canibalizar o veterano, afinal ambos custarão praticamente a mesma coisa e terão um abismo de diferença em segurança, espaço interno, conforto e tecnologia.

Voyage: sem sucessor​


Mas e o Voyage? Bem, essa é outra estratégia: pela conversa de fontes, o segmento dos sedans compactos populares deixou de ser interessante para Volkswagen nesse momento, que optou por oferecer o Virtus como substituto direto do Voyage, mas sem simplificá-lo.

Basicamente, a marca alemã preferiu oferecer um produto maior, mais espaçoso, moderno, refinado e seguro, mesmo que isso custe mais caro ao consumidor final (à exemplo, hoje o Voyage parte de cerca de R$ 80 mil, enquanto o Virtus de entrada sai por R$ 100 mil).

Para os fãs da dupla de veteranos da Volkswagen, é hora de se despedir de Gol e Voyage. Mas é por uma boa causa, afinal ambos serão substituídos por modelos maiores, melhores e mais tecnológicos. Que venha a modernidade.

Peças de reposição asseguradas por lei? Isso é uma piada! Boris Feldman explica em vídeo!


O post Saiba quando Gol e Voyage vão sair de linha e quais serão os sucessores apareceu primeiro em AutoPapo.

Continue lendo...
 
Top