O Salão do Automóvel de Xangai tem de tudo, inclusive carros. Robôs, veículos voadores e carros com revestimento em pelúcia e decoração inspirada em videogames fazem parte do visual da mostra chinesa.
Várias marcas expuseram em seus estandes carros fofinhos com pelúcias. E o objetivo era muito claro, atrair a atenção do exército de influenciadores locais.
VEJA TAMBÉM:
Na China, plataformas ocidentais de mídias sociais são bloqueadas. Isso faz parte do rígido controle do governo sobre o que chega para a população chinesa, numa tentativa de evitar aculturação, e claro, influências subversivas ao regime.
Mas plataformas locais como o TikTok bombam por aqui. E os chineses são ferrenhos produtores de conteúdo. Tudo é assunto para eles e os carros chamativos atraem também quem não é focado apenas em automóveis.
A Wuling, subsidiária da GM na China, vestiu seu Mini EV de capivara (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
E eles chamam atenção. A Wuling, marca associada à General Motors e que fabrica a versão chinesa do futuro Captiva, levou um carrinho fantasiado de capivara.
O roedor sul-americano virou mania na China. O que não faltam são pelúcias de capivaras nas lojinhas de fake market e até mesmo em shoppings.
A BYD tem parceria com os produtores do jogo Black Myth: Wukong (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Esse Seal 06 GT foi personalizado com temática do jogo (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
De longe o aerofólio parece de corrida, de perto parece arquitetura antiga chinesa (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Outra forma de atrair os criadores de conteúdos chineses são carros com temáticas inspiradas em games. Alguns estão apenas plotados com cores e elementos de algum jogo, mas há alguns muito caprichados.
É caso do BYD 06GT, um hatch esportivo que recebeu elementos decorativos inspirados no videogame Black Myth: Wukong, que aborda a mitologia chinesa.
O jogo do Rei Macaco foi lançado em 2024 para PC e PS5 e se tornou uma febre na China. O BYD recebeu além de pintura especial, diversos adereços como aerofólios e acabamentos super detalhados que remetem aos elementos do jogo.
Nesse conceito da GAC o carro voador separou a parte carro da parte voadora (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Veículos com hélices também deram o ar da graça na China. E não são poucos. Marcas como a Geely e Chery levaram seus protótipos voadores.
Cada um aposta numa solução. O protótipo da Geely combina módulo terrestre com a unidade aérea. O conceito tem cockpit moderno, com projeção no para-brisas.
Só não deu para ver se ele voa de verdade. Ao lado dele, um veículo autônomo é uma espécie de sala de estar sobre rodas. Com livros e um globo terrestre no lugar do volante, ele parece um furgão, com teto elevado e poltronas que prometem muito conforto.
Continue lendo...
Várias marcas expuseram em seus estandes carros fofinhos com pelúcias. E o objetivo era muito claro, atrair a atenção do exército de influenciadores locais.
VEJA TAMBÉM:
- Geome Star Wish: o hatch elétrico da Geely para encarar o Dolphin
- Salão de Xangai prova que xing-ling é passado
- Picape Maxus pode indicar próxima Amarok
Na China, plataformas ocidentais de mídias sociais são bloqueadas. Isso faz parte do rígido controle do governo sobre o que chega para a população chinesa, numa tentativa de evitar aculturação, e claro, influências subversivas ao regime.
Mas plataformas locais como o TikTok bombam por aqui. E os chineses são ferrenhos produtores de conteúdo. Tudo é assunto para eles e os carros chamativos atraem também quem não é focado apenas em automóveis.

A Wuling, subsidiária da GM na China, vestiu seu Mini EV de capivara (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
E eles chamam atenção. A Wuling, marca associada à General Motors e que fabrica a versão chinesa do futuro Captiva, levou um carrinho fantasiado de capivara.
O roedor sul-americano virou mania na China. O que não faltam são pelúcias de capivaras nas lojinhas de fake market e até mesmo em shoppings.
BYD do “jogo do macaco”

A BYD tem parceria com os produtores do jogo Black Myth: Wukong (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Esse Seal 06 GT foi personalizado com temática do jogo (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

De longe o aerofólio parece de corrida, de perto parece arquitetura antiga chinesa (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Outra forma de atrair os criadores de conteúdos chineses são carros com temáticas inspiradas em games. Alguns estão apenas plotados com cores e elementos de algum jogo, mas há alguns muito caprichados.
É caso do BYD 06GT, um hatch esportivo que recebeu elementos decorativos inspirados no videogame Black Myth: Wukong, que aborda a mitologia chinesa.
O jogo do Rei Macaco foi lançado em 2024 para PC e PS5 e se tornou uma febre na China. O BYD recebeu além de pintura especial, diversos adereços como aerofólios e acabamentos super detalhados que remetem aos elementos do jogo.
Carros voadores no Salão de Xangai

Nesse conceito da GAC o carro voador separou a parte carro da parte voadora (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Veículos com hélices também deram o ar da graça na China. E não são poucos. Marcas como a Geely e Chery levaram seus protótipos voadores.
Cada um aposta numa solução. O protótipo da Geely combina módulo terrestre com a unidade aérea. O conceito tem cockpit moderno, com projeção no para-brisas.
Só não deu para ver se ele voa de verdade. Ao lado dele, um veículo autônomo é uma espécie de sala de estar sobre rodas. Com livros e um globo terrestre no lugar do volante, ele parece um furgão, com teto elevado e poltronas que prometem muito conforto.
Continue lendo...