Uma forte tempestade atingiu o estado de São Paulo nesta segunda (22) destruiu a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz. A unidade é responsável por fazer o 1.5 que equipará o Yaris Cross e o 2.0 usado pelo Corolla e o Corolla Cross.
Sem poder produzir motores, a Toyota interrompeu as atividades nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba na terça (23). Consultamos a assessoria da empresa e disseram que não há previsão para a retomada das operações.
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O Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região, que representa os trabalhadores de Porto Feliz, declarou que se reuniu com representações da Toyota — incluindo o presidente Evandro Maggio. Durante esse reunião foi garantido a manutenção dos empregos, dos benefícios e a reconstrução da fábrica.
Na nota oficial do Sindicato também diz que as atividades das fábricas será apenas em 2026. O motivo disso são os danos graves na estrutura do local, que deverá ser reconstruído totalmente para que possa voltar a operar.
Consultamos a comunicação da Toyota sobre essa reunião e disseram que não possuem informações oficiais sobre o assunto por enquanto. A matéria será atualizada caso haja novidades.
Essa tragédia atrasou mais uma vez o lançamento do Toyota Yaris Cross. A marca havia programado o evento para o dia 16 de outubro e haviam grandes expectativas sobre o SUV compacto.
Até a tragédia, faziam apenas o 1.5 do Yaris e o 2.0 do Corolla (Foto: Toyota | Divulgação)
A Toyota abriu a fábrica de Porto Feliz (SP) em 2016, produzindo incialmente os motores 1.3 e 1.5 da família NR que eram usados pelo Etios e pelo Yaris. Com o lançamento da atual geração do Corolla, em 2019, ela passou a produzir também o 2.0 Dynamic Force da família M20.
Ela atingiu o marco de 1 milhão de motores produzidos em 2023.. Até a tragédia recente, a fábrica fazia apenas os motores 1.5 e o 2.0 para o mercado nacional e exportação para os EUA, o 1.3 foi aposentado.
A Toyota havia planos de nacionalizar os conjuntos híbridos, tanto o 1.8 da família Corolla quanto o 1.5 que estrearia com o Yaris Cross. Atualmente essa motorização vem importada do Japão.
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Sem poder produzir motores, a Toyota interrompeu as atividades nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba na terça (23). Consultamos a assessoria da empresa e disseram que não há previsão para a retomada das operações.
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O Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região, que representa os trabalhadores de Porto Feliz, declarou que se reuniu com representações da Toyota — incluindo o presidente Evandro Maggio. Durante esse reunião foi garantido a manutenção dos empregos, dos benefícios e a reconstrução da fábrica.
Na nota oficial do Sindicato também diz que as atividades das fábricas será apenas em 2026. O motivo disso são os danos graves na estrutura do local, que deverá ser reconstruído totalmente para que possa voltar a operar.
Consultamos a comunicação da Toyota sobre essa reunião e disseram que não possuem informações oficiais sobre o assunto por enquanto. A matéria será atualizada caso haja novidades.
Essa tragédia atrasou mais uma vez o lançamento do Toyota Yaris Cross. A marca havia programado o evento para o dia 16 de outubro e haviam grandes expectativas sobre o SUV compacto.
O que era feito na fábrica da Toyota em Porto Feliz

Até a tragédia, faziam apenas o 1.5 do Yaris e o 2.0 do Corolla (Foto: Toyota | Divulgação)
A Toyota abriu a fábrica de Porto Feliz (SP) em 2016, produzindo incialmente os motores 1.3 e 1.5 da família NR que eram usados pelo Etios e pelo Yaris. Com o lançamento da atual geração do Corolla, em 2019, ela passou a produzir também o 2.0 Dynamic Force da família M20.
Ela atingiu o marco de 1 milhão de motores produzidos em 2023.. Até a tragédia recente, a fábrica fazia apenas os motores 1.5 e o 2.0 para o mercado nacional e exportação para os EUA, o 1.3 foi aposentado.
A Toyota havia planos de nacionalizar os conjuntos híbridos, tanto o 1.8 da família Corolla quanto o 1.5 que estrearia com o Yaris Cross. Atualmente essa motorização vem importada do Japão.
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