O aguardado Tesla Roadster segue sem previsão oficial de lançamento, já que Elon Musk mantém o foco em outros projetos com sua marca automotiva. Aproveitando essa brecha, a startup britânica Longbow planeja lançar seu próprio roadster elétrico. A proposta é oferecer um carro esportivo ultraleve, de alto desempenho e com preço mais competitivo.
VEJA TAMBÉM:
Para viabilizar a ideia, a Longbow formou um conselho consultivo com nomes experientes do setor automotivo:
A empresa foi cofundada pelo engenheiro Daniel Davey, que acumula experiência na Tesla e na Lucid. Ele destaca a importância de contar com profissionais que já entregaram projetos de alto nível.
A Longbow está desenvolvendo dois carros baseados na mesma arquitetura elétrica de alumínio. O primeiro tem previsão para estrear em 2027 e é o Speedster: um esportivo de dois lugares, tração traseira, sem para-brisa, peso-alvo de apenas 895 kg e aceleração de 0 a 97 km/h em 3,5 segundos. O preço estimado é de US$ 110.000 (cerca de R$ 600 mil).
Versão fechada chama atenção pelo teto abaulado e o pequeno para-brisas traseiro entre as largas corcovas
O segundo é o Roadster, com teto removível e preço inicial de US$ 84.000 (cerca de R$ 460 mil). O nome é uma provocação direta à Tesla. Será cerca de 100 kg mais pesado que o Speedster, o que o tornará levemente mais lento.
Estilo suave, e elementos arredondados buscam resgatar a tradição britânica em roadsters
Para Flewitt, os modelos Longbow resgatam atributos cada vez mais raros na indústria: tamanho compacto, leveza e foco no prazer de dirigir. “Todas essas são características que, francamente, sinto que estão começando a se perder na indústria. E ver alguém chegando com tecnologia de ponta, mas com esses atributos na vanguarda, é bastante inédito, e realmente me marcou”, afirmou.
Com estreia prevista para 2027, a Longbow promete desafiar a Tesla e redefinir o que significa dirigir um carro elétrico esportivo. Caso cumpra suas promessas, pode conquistar espaço entre os entusiastas e provocar uma reação no segmento de alto desempenho.
Continue lendo...
VEJA TAMBÉM:
- Gestantes e responsáveis por crianças de colo podem ter vagas de estacionamento reservadas
- Três raios atingem carro elétrico chinês e motorista sai ileso
- Tragédia na BR-116: acidente em São Leopoldo deixa três jovens mortos
Equipe por trás do projeto
Para viabilizar a ideia, a Longbow formou um conselho consultivo com nomes experientes do setor automotivo:
- Mike Flewitt, ex-CEO da McLaren;
- Dan Balmer, ex-CEO da Lotus Europe;
- Michael van der Sande, que já atuou na Lucid Europe, na divisão de projetos especiais da Jaguar Land Rover e como chefe da Alpine.
A empresa foi cofundada pelo engenheiro Daniel Davey, que acumula experiência na Tesla e na Lucid. Ele destaca a importância de contar com profissionais que já entregaram projetos de alto nível.
Os dois modelos da marca
A Longbow está desenvolvendo dois carros baseados na mesma arquitetura elétrica de alumínio. O primeiro tem previsão para estrear em 2027 e é o Speedster: um esportivo de dois lugares, tração traseira, sem para-brisa, peso-alvo de apenas 895 kg e aceleração de 0 a 97 km/h em 3,5 segundos. O preço estimado é de US$ 110.000 (cerca de R$ 600 mil).

Versão fechada chama atenção pelo teto abaulado e o pequeno para-brisas traseiro entre as largas corcovas
O segundo é o Roadster, com teto removível e preço inicial de US$ 84.000 (cerca de R$ 460 mil). O nome é uma provocação direta à Tesla. Será cerca de 100 kg mais pesado que o Speedster, o que o tornará levemente mais lento.

Estilo suave, e elementos arredondados buscam resgatar a tradição britânica em roadsters
Resgatando o DNA dos esportivos
Para Flewitt, os modelos Longbow resgatam atributos cada vez mais raros na indústria: tamanho compacto, leveza e foco no prazer de dirigir. “Todas essas são características que, francamente, sinto que estão começando a se perder na indústria. E ver alguém chegando com tecnologia de ponta, mas com esses atributos na vanguarda, é bastante inédito, e realmente me marcou”, afirmou.
Com estreia prevista para 2027, a Longbow promete desafiar a Tesla e redefinir o que significa dirigir um carro elétrico esportivo. Caso cumpra suas promessas, pode conquistar espaço entre os entusiastas e provocar uma reação no segmento de alto desempenho.
Continue lendo...