A Renault do Brasil se cansou de fazer modelos simples e baratos derivados da sua subsidiária romena Dácia e agora investe na tecnologia, sofisticação e modernidade dos seus veículos feitos na França. Por isso, ela deu início a essa nova fase com o Kardian e agora vem com um novo lançamento que promete: o Renault Boreal.
O SUV médio é a grande aposta da marca e deve acirrar a competição nesse segmento que já é bastante disputado com Jeep Compass, Corolla Cross e Volkswagen Taos. Ele será produzido primeiro na fábrica da Renault em Curitiba, depois na Turquia e deve chegar ao mercado de mais de 70 países, sendo 17 deles na América Latina.
VEJA TAMBÉM:
A previsão é de que o modelo chegue até o final do ano e apesar da Renault ainda não ter divulgado o seu preço, já informou várias características importantes. Confira o que sabemos até agora sobre o Renault Boreal.
O novo automóvel da marca francesa reaproveita várias partes já conhecidas pelo mercado brasileiro. A sua plataforma modular, que foi inaugurada no Renault Kardian, tem como principal característica a versatilidade, pois comporta diferentes tipos de carrocerias e silhuetas, além de que foi projetada para cumprir as novas regulamentações de emissões.
Boreal conta com plataforma modular inaugurada no Kardian que atende vários tipos de carrocerias.
A Renault afirma que ela permite passar de um modelo urbano como o Kardian (4,11 m de comprimento, 2,60 m de entre eixos, 1,77 m de largura) para um veículo do segmento superior, como o Renault Boreal, sem comprometer as performances dinâmicas ou o conforto.
Apesar da plataforma modular do Grupo Renault permitir uma ampla gama de motorizações, por enquanto o Boreal terá somente a opção a combustão. Na América Latina, o motor 1.3 TCe turbo flex conta com injeção direta e é o mesmo utilizado no Duster.
No entanto, o trem de força está um pouco menos potente aqui, pois virá com uma adaptação para atender às novas normas de emissões do Brasil estabelecidas pelo Proconve L8. Veja os dados de potência e torque divulgados pela marca:
Associado ao motor, está o câmbio automático EDC de dupla embreagem úmida com 6 marchas, a mesma tecnologia utilizada no Kardian. O SUV médio conta com sistema Stop & Start e, de acordo com a Renault, é “econômico em termos de consumo de combustível”, mas ainda não há números divulgados que atestem esse fato.
Trazendo mais tecnologia para a sua mecânica, o Boreal possui o sistema de regulagem Multi-Sense integrado que permite configurar o modo condução em cinco opções: Eco, Confort, Sport, Personnel e o novo modo Smart. Esse último adapta automaticamente os parâmetros do veículo (direção, resposta do motor, iluminação, ruído ambiente) à situação de condução por meio de algoritmos inteligentes.
O SUV médio conta com a nova identidade de design da Renault. Esse novo DNA que remete aos modelos feitos na França traz ares imponentes, de sofisticação e modernidade ao Boreal que é bem vistoso e deve agradar a maioria dos consumidores.
Grade frontal possui mesma cor da pintura da carroceria.
É um dos maiores do segmento junto com o Volkswagen Taos.
O Boreal possui o mesmo motor do Duster e o mesmo câmbio do Kardian.
Na frente, ele possui um capô alto e horizontal; grade na mesma cor da carroceria e nova assinatura luminosa com faróis de LED que se estendem até os paralamas e módulos adicionais. Ele possui rodas de 19 polegadas com protetores de plástico, teto biton na cor preta, placas antiderrapantes de alumínio, teto panorâmico ou rack de teto.
Falando de dimensões, no geral o SUV possui um tamanho generoso, sendo um dos maiores do segmento junto com o VW Taos.
O porta-malas é generoso, com um volume de carga de 522 litros (1.279 litros com os bancos rebatidos).
Boreal possui cinco modos diferentes de condução.
SUV médio tem rodas de 19 polegadas.
Porta-malas tem capacidade de 522 L, que sobe para 1.279 L com os bancos rebatidos.
Acabamento biton em preto e teto solar panorâmico.
O Boreal é o primeiro modelo da marca a oferecer o sistema Google Automotive Services fora da Europa e, segundo a Renault, é o primeiro veículo fabricado no país a possuir essa tecnologia. Isso foi permitido graças à arquitetura eletrônica da nova plataforma modular que comporta esse atributo.
Com Wi-fi embarcado e uma interface unificada, o sistema conta com Google Maps nativo e permite um acesso fácil de ferramentas digitais. O Google Assistente por comando de voz é um exemplo disso, já que por meio dele é possível controlar o sistema de navegação, música, chamadas, agenda e até mesmo o ar-condicionado sem tirar os olhos da estrada.
Google Maps é nativo no modelo e pode ser exibido tanto na central multimídia quanto no painel de instrumentos.
Por ser conectado com a internet é possível instalar mais de 100 aplicativos de diferentes categorias que estão disponíveis na loja de aplicativos embarcada Google Play:
É claro que vários deles, como games e plataformas de streaming só vão funcionar quando o veículo estiver parado.
Todas essas funcionalidades voltadas para a conectividades podem ser acionadas sem conectar o seu celular ao carro, basta logar com sua conta google e nos respectivos aplicativos. O Boreal permite o login de 5 perfis diferentes dentro da multimídia.
No interior, o Renault Boreal possui um acabamento refinado com várias parte em soft touch e um painel duplo horizontal com painel de instrumentos digital e multimídia voltada para o motorista. As duas telas possuem 10 polegadas e estão conectadas, portanto ao usar o Google Maps, por exemplo, o trajeto aparece tanto na multimídia quanto no painel que fica a frente do motorista.
O shifter do câmbio é compacto com o mesmo estilo utilizado por outros SUVs, enquanto o volante que possui várias funções é forrado com couro ecológico e tem botões metálicos retroiluminados. Além das telas, ele também conta com botões para funções mais básicas como trancas do carro, pisca alerta e ar-condicionado, que é dual-zone na frente e possui saídas para o banco de trás.
Interior tem acabamento refinado com várias parte em soft touch e um painel duplo horizontal.
SUV possui sistema Harman Kardon Premium com10 alto falantes.
Bancos em couro sintético na cor azul escuro.
No console há duas portas USB-C, carregador por indução, porta objetos, compartimento central fechado e a ‘rodela’ de regulagem Multi-Sense. Inclusive, o Boreal conta com um ambiente luminoso totalmente personalizável com LED que pode ser configurado em 48 cores, que variam automaticamente de acordo com o modo de condução selecionado.
Na América Latina, os bancos são de couro sintético forrados em um tom de azul escuro sóbrio. Os dianteiros possuem ajustes elétricos com memória de posição e massagem para o motorista. A parte de trás do veículo é espaçosa e confortável, além de contar com duas portas USB-C.
A experiência sonora é assinada pelo sistema Harman Kardon Premium. São 10 alto falantes com regulagem acústica personalizada em função do ambiente escolhido, que são cinco: Studio, Immersion, Concert, Club e Lounge. A promesa é a criação de uma atmosfera imersiva dentro do veículo.
Em matérias de segurança, o Renault Boreal conta com seis airbags e um pacote ADAS com 24 sistemas de assistência ao motorista, uma das mais completas do segmento. Alguns são diferenciais, como:
Além disso, possu algumas funcionalidades que facilitam bastante a vida do motorista, especialmente quando o assunto é estacionar. O Boreal pode gerenciar as manobras de estacionamento por meio da tecnologia Hands-Free Parking, então o motorista pode estacionar sem tocar no volante, enquanto o veículo faz sozinho as manobras de baliza ou de ré.
Isso é complementado por 4 câmeras para uma visão panorâmica de 360°, bem como radares de ultrassons perimétricos na frente, traseira e laterais.
Continue lendo...
O SUV médio é a grande aposta da marca e deve acirrar a competição nesse segmento que já é bastante disputado com Jeep Compass, Corolla Cross e Volkswagen Taos. Ele será produzido primeiro na fábrica da Renault em Curitiba, depois na Turquia e deve chegar ao mercado de mais de 70 países, sendo 17 deles na América Latina.
VEJA TAMBÉM:
- Renault Boreal: quando chega o novo SUV?
- Kardian: o SUV que mudou tudo, até a Renault
- Renault Kwid 2026 terá nova versão e perde equipamentos
A previsão é de que o modelo chegue até o final do ano e apesar da Renault ainda não ter divulgado o seu preço, já informou várias características importantes. Confira o que sabemos até agora sobre o Renault Boreal.
Renault Boreal conta com plataforma modular e mecânica já conhecida pelo brasileiro
O novo automóvel da marca francesa reaproveita várias partes já conhecidas pelo mercado brasileiro. A sua plataforma modular, que foi inaugurada no Renault Kardian, tem como principal característica a versatilidade, pois comporta diferentes tipos de carrocerias e silhuetas, além de que foi projetada para cumprir as novas regulamentações de emissões.

Boreal conta com plataforma modular inaugurada no Kardian que atende vários tipos de carrocerias.
A Renault afirma que ela permite passar de um modelo urbano como o Kardian (4,11 m de comprimento, 2,60 m de entre eixos, 1,77 m de largura) para um veículo do segmento superior, como o Renault Boreal, sem comprometer as performances dinâmicas ou o conforto.
Mecânica é uma mistura entre Kardian e Duster
Apesar da plataforma modular do Grupo Renault permitir uma ampla gama de motorizações, por enquanto o Boreal terá somente a opção a combustão. Na América Latina, o motor 1.3 TCe turbo flex conta com injeção direta e é o mesmo utilizado no Duster.
No entanto, o trem de força está um pouco menos potente aqui, pois virá com uma adaptação para atender às novas normas de emissões do Brasil estabelecidas pelo Proconve L8. Veja os dados de potência e torque divulgados pela marca:
Potência (E) | Torque (E) | Potência (G) | Torque (G) |
---|---|---|---|
163 cv | 27,5 kgfm | 156 cv | 25,5 kgfm |
Associado ao motor, está o câmbio automático EDC de dupla embreagem úmida com 6 marchas, a mesma tecnologia utilizada no Kardian. O SUV médio conta com sistema Stop & Start e, de acordo com a Renault, é “econômico em termos de consumo de combustível”, mas ainda não há números divulgados que atestem esse fato.
Trazendo mais tecnologia para a sua mecânica, o Boreal possui o sistema de regulagem Multi-Sense integrado que permite configurar o modo condução em cinco opções: Eco, Confort, Sport, Personnel e o novo modo Smart. Esse último adapta automaticamente os parâmetros do veículo (direção, resposta do motor, iluminação, ruído ambiente) à situação de condução por meio de algoritmos inteligentes.
Boreal é um verdadeiro Renault francês com visual sofisticado
O SUV médio conta com a nova identidade de design da Renault. Esse novo DNA que remete aos modelos feitos na França traz ares imponentes, de sofisticação e modernidade ao Boreal que é bem vistoso e deve agradar a maioria dos consumidores.

Grade frontal possui mesma cor da pintura da carroceria.

É um dos maiores do segmento junto com o Volkswagen Taos.

O Boreal possui o mesmo motor do Duster e o mesmo câmbio do Kardian.
Na frente, ele possui um capô alto e horizontal; grade na mesma cor da carroceria e nova assinatura luminosa com faróis de LED que se estendem até os paralamas e módulos adicionais. Ele possui rodas de 19 polegadas com protetores de plástico, teto biton na cor preta, placas antiderrapantes de alumínio, teto panorâmico ou rack de teto.
Falando de dimensões, no geral o SUV possui um tamanho generoso, sendo um dos maiores do segmento junto com o VW Taos.
Comprimento | Largura | Entre eixos | Altura | Cap. Porta-malas | Cap. bancos rebatidos |
---|---|---|---|---|---|
4,56 m | 1,84 m | 2,70 m | 1,65 m | 522 L | 1.279 L. |
O porta-malas é generoso, com um volume de carga de 522 litros (1.279 litros com os bancos rebatidos).

Boreal possui cinco modos diferentes de condução.

SUV médio tem rodas de 19 polegadas.

Porta-malas tem capacidade de 522 L, que sobe para 1.279 L com os bancos rebatidos.

Acabamento biton em preto e teto solar panorâmico.
Tecnologia e conectividade com Google Automotive Services
O Boreal é o primeiro modelo da marca a oferecer o sistema Google Automotive Services fora da Europa e, segundo a Renault, é o primeiro veículo fabricado no país a possuir essa tecnologia. Isso foi permitido graças à arquitetura eletrônica da nova plataforma modular que comporta esse atributo.
Com Wi-fi embarcado e uma interface unificada, o sistema conta com Google Maps nativo e permite um acesso fácil de ferramentas digitais. O Google Assistente por comando de voz é um exemplo disso, já que por meio dele é possível controlar o sistema de navegação, música, chamadas, agenda e até mesmo o ar-condicionado sem tirar os olhos da estrada.

Google Maps é nativo no modelo e pode ser exibido tanto na central multimídia quanto no painel de instrumentos.
Por ser conectado com a internet é possível instalar mais de 100 aplicativos de diferentes categorias que estão disponíveis na loja de aplicativos embarcada Google Play:
- Plataformas musicais (Spotify, Deezer, Amazon Music, etc.);
- Serviços de streaming (YouTube, Netflix, etc.);
- Ferramentas de navegação alternativas (Waze);
- Jogos;
- Navegadores de internet.
É claro que vários deles, como games e plataformas de streaming só vão funcionar quando o veículo estiver parado.
Todas essas funcionalidades voltadas para a conectividades podem ser acionadas sem conectar o seu celular ao carro, basta logar com sua conta google e nos respectivos aplicativos. O Boreal permite o login de 5 perfis diferentes dentro da multimídia.
Renault Boreal tem interior premium
No interior, o Renault Boreal possui um acabamento refinado com várias parte em soft touch e um painel duplo horizontal com painel de instrumentos digital e multimídia voltada para o motorista. As duas telas possuem 10 polegadas e estão conectadas, portanto ao usar o Google Maps, por exemplo, o trajeto aparece tanto na multimídia quanto no painel que fica a frente do motorista.
O shifter do câmbio é compacto com o mesmo estilo utilizado por outros SUVs, enquanto o volante que possui várias funções é forrado com couro ecológico e tem botões metálicos retroiluminados. Além das telas, ele também conta com botões para funções mais básicas como trancas do carro, pisca alerta e ar-condicionado, que é dual-zone na frente e possui saídas para o banco de trás.

Interior tem acabamento refinado com várias parte em soft touch e um painel duplo horizontal.

SUV possui sistema Harman Kardon Premium com10 alto falantes.

Bancos em couro sintético na cor azul escuro.
No console há duas portas USB-C, carregador por indução, porta objetos, compartimento central fechado e a ‘rodela’ de regulagem Multi-Sense. Inclusive, o Boreal conta com um ambiente luminoso totalmente personalizável com LED que pode ser configurado em 48 cores, que variam automaticamente de acordo com o modo de condução selecionado.
Na América Latina, os bancos são de couro sintético forrados em um tom de azul escuro sóbrio. Os dianteiros possuem ajustes elétricos com memória de posição e massagem para o motorista. A parte de trás do veículo é espaçosa e confortável, além de contar com duas portas USB-C.
A experiência sonora é assinada pelo sistema Harman Kardon Premium. São 10 alto falantes com regulagem acústica personalizada em função do ambiente escolhido, que são cinco: Studio, Immersion, Concert, Club e Lounge. A promesa é a criação de uma atmosfera imersiva dentro do veículo.
Tecnologias de segurança e funcionalidades na direção
Em matérias de segurança, o Renault Boreal conta com seis airbags e um pacote ADAS com 24 sistemas de assistência ao motorista, uma das mais completas do segmento. Alguns são diferenciais, como:
- Assistência de condução ativa: combina um regulador de velocidade adaptativo inteligente (ACC) ao sistema ativo de centralização na faixa de rodagem, permitindo que o veículo se mantenha na faixa em uma distância segura.
- Assistente de manutenção de faixa de emergência (e-LKA): o sistema alerta o motorista e mantém o veículo na faixa para reduzir um eventual risco de colisão que tenha sido detectado.
- Alerta de saída segura dos ocupantes (OSE): utiliza os radares laterais traseiros para detectar veículos se aproximando da traseira. Quando um veículo se aproxima, um alerta luminoso e sonoro alerta os ocupantes.
Além disso, possu algumas funcionalidades que facilitam bastante a vida do motorista, especialmente quando o assunto é estacionar. O Boreal pode gerenciar as manobras de estacionamento por meio da tecnologia Hands-Free Parking, então o motorista pode estacionar sem tocar no volante, enquanto o veículo faz sozinho as manobras de baliza ou de ré.
Isso é complementado por 4 câmeras para uma visão panorâmica de 360°, bem como radares de ultrassons perimétricos na frente, traseira e laterais.
Continue lendo...