A chinesa Geely registrou um novo recorde mundial no Guinness com o Geely EX5 EM-i — híbrido que chega em breve ao Brasil. O feito foi obtido em um teste de rodagem real na Austrália, onde o veículo percorreu a rota costeira de 1.056 km entre Sydney e Melbourne sob condições variadas de tráfego e relevo, sem parar para reabastecer ou recarregar.
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Diferente das aferições padronizadas em laboratórios, o desafio australiano foi realizado em vias públicas, incluindo trechos urbanos congestionados e rodovias de alta velocidade. O EX5 EM-i registrou um consumo médio de aproximadamente 26,1 km/l. O dado é significativo por superar os próprios números oficiais da marca no ciclo NEDC, que previam um gasto maior, de 22,7 km/l.
O resultado técnico é atribuído ao sistema “EM-i Super Hybrid”, que utiliza um motor 1.5 a combustão de alta eficiência térmica operando em conjunto com uma transmissão elétrica integrada. A arquitetura gerencia automaticamente a alternância entre os modos puramente elétrico, combustão ou híbrido, priorizando a regeneração de energia e a redução do consumo de combustível.
Com mais de 114 mil unidades comercializadas globalmente, o modelo é uma das apostas da Geely para mercados estratégicos como Brasil, México, Itália e África do Sul. A homologação do recorde pelo Guinness reforça a estratégia das montadoras chinesas de utilizar a autonomia estendida como principal argumento de venda contra modelos tradicionais a combustão e elétricos puros, que ainda enfrentam gargalos de infraestrutura de recarga.
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Desempenho em condições reais
Diferente das aferições padronizadas em laboratórios, o desafio australiano foi realizado em vias públicas, incluindo trechos urbanos congestionados e rodovias de alta velocidade. O EX5 EM-i registrou um consumo médio de aproximadamente 26,1 km/l. O dado é significativo por superar os próprios números oficiais da marca no ciclo NEDC, que previam um gasto maior, de 22,7 km/l.
O resultado técnico é atribuído ao sistema “EM-i Super Hybrid”, que utiliza um motor 1.5 a combustão de alta eficiência térmica operando em conjunto com uma transmissão elétrica integrada. A arquitetura gerencia automaticamente a alternância entre os modos puramente elétrico, combustão ou híbrido, priorizando a regeneração de energia e a redução do consumo de combustível.
Com mais de 114 mil unidades comercializadas globalmente, o modelo é uma das apostas da Geely para mercados estratégicos como Brasil, México, Itália e África do Sul. A homologação do recorde pelo Guinness reforça a estratégia das montadoras chinesas de utilizar a autonomia estendida como principal argumento de venda contra modelos tradicionais a combustão e elétricos puros, que ainda enfrentam gargalos de infraestrutura de recarga.
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