A Suzuki Intruder estava longe de ser uma das melhores motos do Brasil, em sua época. Em compensação era umas das mais queridas devido sua praticidade e estilo. Entre 1995 e 2016, contamos com variantes 125 e 250 desta custom, mas na gringa foram 13 variantes com este nome ao longo da História. Todas com motores bem maiores chegando até 1.783 cm³.
VEJA TAMBÉM:
Confira quais foram as outras Suzuki Intruder mundo afora:
A primeira VS750 Intruder surgiu como uma chopper V-twin refinada e glamourosa. Ela trazia um motor SOHC de dois cilindros, 747 cm³ e refrigeração líquida, entregando 63 cv de potência e 7 kgfm de torque.
Sua construção incluía um elegante quadro de berço duplo e um eixo cardã que reduzia o ruído e a necessidade de manutenção. Essa transmissão final diferenciada, junto do estilo custom com opção de guidão plano ou alto, posicionou a VS750 como uma cruiser versátil e à frente do seu tempo.
A Intruder 800 chegou com um leve aumento no diâmetro dos cilindros da 750, atingindo 805 cm³. Com visual aprimorado e uso generoso de cromados, ela elevou o patamar de sofisticação da linha.
Oferecia 50 cv e tinha sua com ergonomia voltada para o conforto, incluindo assento baixo e guidão largo. Tornou-se uma verdadeira representante do luxo sobre duas rodas dentro da gama média da Suzuki.
Pensada para o mercado japonês e pilotos com carteira padrão, a Intruder 400 compartilhava chassi e estilo da 800, mas com motor V-twin de 399 cm³.
Mesmo com menor potência (33 cv), entregava uma experiência autêntica de cruiser. Seu estilo americano e acabamento luxuoso a tornaram uma das motos mais desejadas entre os iniciantes no segmento custom.
Com a LC1500, a Suzuki lançou uma Intruder de grandes proporções. Equipada com motor V-twin de 1.462 cm³ refrigerado a óleo, entregava torque de sobra (11,6 kgfm) para pilotagens em baixas rotações. Seu visual robusto, com muitos cromados e para-lamas de aço, reforçava a pegada clássica. O conjunto também apostava em baixa manutenção, com ajuste hidráulico de válvulas e transmissão por eixo cardã.
Embora seja rara, a LC250 existiu como opção de entrada da linha Intruder com visual custom clássico. Seu motor V-twin refrigerado a ar de 248 cm³ entregava 24 cv, com boa performance em baixas rotações. Era leve (143 kg) e acessível, ideal para quem buscava uma moto custom com personalidade sem abrir mão da facilidade no uso urbano.
Desenvolvida sob o conceito “Long, Low & Basic”, a Intruder Classic 800 buscava o purismo das cruisers tradicionais. Com visual imponente e elementos como escapamentos duplos e tanque largo, reforçava o estilo retrô. O motor de 805 cm³ entregava 50 cv e um torque abundante em baixas rotações. Era uma evolução estética e técnica da já consagrada 800.
Versão reduzida da Classic 800, a Intruder Classic 400 mantinha o mesmo visual e chassi, mas com motor de 399 cm³ e 33 cv. Focada em mercados com exigências de licença mais restritas, a 400 combinava presença de moto grande com performance amigável.
Mais ousada, a M800 trouxe um novo visual voltado ao público urbano. Com design esportivo, linhas inclinadas e faróis exclusivos, se destacava da linha tradicional.
O motor V-twin de 805 cm³ foi mantido, mas passou a contar com injeção eletrônica, gerando 52 cv. Rodas de liga leve e carenagem moderna completavam a proposta “new wave” da marca.
Essa foi a muscle cruiser definitiva da Suzuki. Com motor de 1.783 cm³ e 125 cv, a M1800R trazia os maiores pistões já usados em motos de produção. Seu desempenho superava muitas esportivas, com torque brutal de 16,3 kgfm. Além do motor, o chassi contava com garfo invertido, freios radiais e pneus largos — uma verdadeira nave sobre duas rodas, unindo performance esportiva a visual custom futurista.
Derivada da M1800R, a C1800R trocou a esportividade por um estilo clássico. O motor V-twin DOHC manteve seus 1.783 cm³, entregando 114 cv e 15,8 kgfm. Para-lamas largos, banco confortável e medidores montados no tanque criavam a estética retrô. A adição do sistema de freio CBS tornava a pilotagem mais segura e acessível, mesmo com seus quase 400 kg.
Com design neoclássico, a M90 veio para preencher a lacuna entre a M800 e a M1800R. Usava um motor de 1.462 cm³ com 80,2 cv e 12,8 kgfm, priorizando torque e suavidade. Suas linhas fluídas, rodas largas e iluminação em LED garantiam presença e modernidade. Foi uma opção equilibrada entre estilo, potência e conforto.
Essa versão turística da LC 1500 foi repaginada com refrigeração líquida, injeção eletrônica e melhorias ergonômicas. A C1500T oferecia 78,9 cv e torque de 13,4 kgfm.
Era equipada com malas laterais integradas e banco confortável para longas viagens. A embreagem com limitador de torque também ajudava em mudanças de marcha suaves.
Continue lendo...
VEJA TAMBÉM:
- Moto usada: Honda CB 300 é uma boa aposta?
- Novas motos da Polícia Militar têm motor de 1000 cm³
- Nova moto Haojue surpreende em conforto e acabamentos
Confira quais foram as outras Suzuki Intruder mundo afora:
1. Suzuki VS750 Intruder (1985)

A primeira VS750 Intruder surgiu como uma chopper V-twin refinada e glamourosa. Ela trazia um motor SOHC de dois cilindros, 747 cm³ e refrigeração líquida, entregando 63 cv de potência e 7 kgfm de torque.
Sua construção incluía um elegante quadro de berço duplo e um eixo cardã que reduzia o ruído e a necessidade de manutenção. Essa transmissão final diferenciada, junto do estilo custom com opção de guidão plano ou alto, posicionou a VS750 como uma cruiser versátil e à frente do seu tempo.
- Motor: V-twin, SOHC, 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado a líquido – 747 cm³
- Potência: 63 cv a 7.000 rpm
- Torque: 7 kgfm a 6.000 rpm
- Transmissão: 5 marchas, com eixo cardã
- Pneus: 100/90-19 (dianteiro), 140/90-15 (traseiro)
- Dimensões: 2.225 mm (C), 710 mm (L), 1.100 mm (A)
- Distância entre-eixos: 1.545 mm
- Peso seco: 186 kg
- Destaques: eixo cardã, guidão opcional (vertical ou plano), estilo chopper refinado
2. Suzuki Intruder 800 (1993)

A Intruder 800 chegou com um leve aumento no diâmetro dos cilindros da 750, atingindo 805 cm³. Com visual aprimorado e uso generoso de cromados, ela elevou o patamar de sofisticação da linha.
Oferecia 50 cv e tinha sua com ergonomia voltada para o conforto, incluindo assento baixo e guidão largo. Tornou-se uma verdadeira representante do luxo sobre duas rodas dentro da gama média da Suzuki.
- Motor: V-twin, SOHC, 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado a líquido – 805 cm³
- Potência: 50 cv a 6.000 rpm
- Torque: 6,4 kgfm a 4.500 rpm
- Transmissão: 5 marchas, com eixo cardã
- Pneus: 80/90-21 (dianteiro), 140/90-15 (traseiro)
- Dimensões: 2.255 mm (C), 770 mm (L), 1.215 mm (A)
- Distância entre-eixos: 1.560 mm
- Peso seco: 200 kg
- Destaques: acabamento cromado, assento baixo (685 mm), guidão tubular
3. Suzuki Intruder 400 (1994)

Pensada para o mercado japonês e pilotos com carteira padrão, a Intruder 400 compartilhava chassi e estilo da 800, mas com motor V-twin de 399 cm³.
Mesmo com menor potência (33 cv), entregava uma experiência autêntica de cruiser. Seu estilo americano e acabamento luxuoso a tornaram uma das motos mais desejadas entre os iniciantes no segmento custom.
- Motor: V-twin, SOHC, 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado a líquido – 399 cm³
- Potência: 33 cv a 7.500 rpm
- Torque: 3,3 kgfm a 6.000 rpm
- Transmissão: 5 marchas
- Pneus: 80/90-21 (dianteiro), 140/90-15 (traseiro)
- Dimensões: 2.255 mm (C), 765 mm (L), 1.130 mm (A)
- Distância entre-eixos: 1.560 mm
- Peso seco: 200 kg
- Destaques: versão mais acessível da 800, dois tipos de guidão, estilo luxuoso5
4. Suzuki Intruder LC 1500 (1997)

Com a LC1500, a Suzuki lançou uma Intruder de grandes proporções. Equipada com motor V-twin de 1.462 cm³ refrigerado a óleo, entregava torque de sobra (11,6 kgfm) para pilotagens em baixas rotações. Seu visual robusto, com muitos cromados e para-lamas de aço, reforçava a pegada clássica. O conjunto também apostava em baixa manutenção, com ajuste hidráulico de válvulas e transmissão por eixo cardã.
- Motor: V-twin, SOHC, 4 tempos, 3 válvulas, refrigerado a óleo – 1.462 cm³
- Potência: 67 cv a 4.800 rpm
- Torque: 11,6 kgfm a 2.300 rpm
- Transmissão: 5 marchas, com eixo cardã
- Pneus: 150/80-16 (dianteiro), 180/70-15 (traseiro)
- Dimensões: 2.525 mm (C), 965 mm (L), 1.165 mm (A)
- Distância entre-eixos: 1.700 mm
- Peso seco: 296 kg
- Destaques: para-lamas em aço, ajuste hidráulico de válvulas, estilo robusto
5. Suzuki Intruder LC 250 (1999)

Embora seja rara, a LC250 existiu como opção de entrada da linha Intruder com visual custom clássico. Seu motor V-twin refrigerado a ar de 248 cm³ entregava 24 cv, com boa performance em baixas rotações. Era leve (143 kg) e acessível, ideal para quem buscava uma moto custom com personalidade sem abrir mão da facilidade no uso urbano.
- Motor: V-twin, SOHC, 4 tempos, refrigerado a ar – 248 cm³
- Potência: 24 cv a 8.000 rpm
- Torque: 2,3 kgfm a 6.000 rpm
- Transmissão: 5 marchas
- Pneus: 90/90-18 (dianteiro), 150/80-15 (traseiro)
- Dimensões: 2.240 mm (C), 880 mm (L), 1.110 mm (A)
- Distância entre-eixos: 1.520 mm
- Peso seco: 143 kg
- Destaques: estilo “Low & Long”, componentes cromados, fácil de pilotar
6. Suzuki Intruder Classic 800 (2001)

Desenvolvida sob o conceito “Long, Low & Basic”, a Intruder Classic 800 buscava o purismo das cruisers tradicionais. Com visual imponente e elementos como escapamentos duplos e tanque largo, reforçava o estilo retrô. O motor de 805 cm³ entregava 50 cv e um torque abundante em baixas rotações. Era uma evolução estética e técnica da já consagrada 800.
- Motor: V-twin, SOHC, 4 tempos, refrigerado a líquido – 805 cm³
- Potência: 50 cv a 6.000 rpm
- Torque: 6,9 kgfm a 3.500 rpm
- Transmissão: 5 marchas
- Pneus: 130/90-16 (dianteiro), 170/80-15 (traseiro)
- Dimensões: 2.510 mm (C), 985 mm (L), 1.100 mm (A)
- Distância entre-eixos: 1.655 mm
- Peso seco: 239 kg
- Destaques: escapamento duplo, tanque largo, visual clássico e imponente
7. Suzuki Intruder Classic 400 (2001)

Versão reduzida da Classic 800, a Intruder Classic 400 mantinha o mesmo visual e chassi, mas com motor de 399 cm³ e 33 cv. Focada em mercados com exigências de licença mais restritas, a 400 combinava presença de moto grande com performance amigável.
- Motor: V-twin, SOHC, 4 tempos, refrigerado a líquido – 399 cm³
- Potência: 33 cv a 8.000 rpm
- Torque: 3,4 kgfm a 6.000 rpm
- Transmissão: 5 marchas
- Pneus: 130/90-16 (dianteiro), 170/80-15 (traseiro)
- Dimensões: 2.510 mm (C), 985 mm (L), 1.100 mm (A)
- Distância entre-eixos: 1.655 mm
- Peso seco: 237 kg
- Destaques: design idêntico ao da 800, mais acessível, acabamento refinado
8. Suzuki Intruder M800 / Boulevard M50 (2005)

Mais ousada, a M800 trouxe um novo visual voltado ao público urbano. Com design esportivo, linhas inclinadas e faróis exclusivos, se destacava da linha tradicional.
O motor V-twin de 805 cm³ foi mantido, mas passou a contar com injeção eletrônica, gerando 52 cv. Rodas de liga leve e carenagem moderna completavam a proposta “new wave” da marca.
- Motor: V-twin, SOHC, 4 tempos, refrigerado a líquido, injeção eletrônica – 805 cm³
- Potência: 52 cv a 6.000 rpm
- Torque: 6,9 kgfm a 4.000 rpm
- Transmissão: 5 marchas
- Pneus: 130/90-16 (dianteiro), 170/80-15 (traseiro)
- Dimensões: 2.370 mm (C), 920 mm (L), 1.125 mm (A)
- Distância entre-eixos: 1.655 mm
- Peso seco: 242 kg
- Destaques: visual futurista, rodas de liga leve, iluminação em LED
9. Suzuki Intruder M1800R / Boulevard M109R (2006)

Essa foi a muscle cruiser definitiva da Suzuki. Com motor de 1.783 cm³ e 125 cv, a M1800R trazia os maiores pistões já usados em motos de produção. Seu desempenho superava muitas esportivas, com torque brutal de 16,3 kgfm. Além do motor, o chassi contava com garfo invertido, freios radiais e pneus largos — uma verdadeira nave sobre duas rodas, unindo performance esportiva a visual custom futurista.
- Motor: V-twin, SOHC, 4 tempos, refrigerado a líquido – 1.783 cm³
- Potência: 125 cv a 6.200 rpm
- Torque: 16,3 kgfm a 3.200 rpm
- Transmissão: 5 marchas, com eixo cardã
- Pneus: 130/70R18 (dianteiro), 240/40R18 (traseiro)
- Dimensões: 2.480 mm (C), 875 mm (L), 1.185 mm (A)
- Distância entre-eixos: 1.710 mm
- Peso seco: 315 kg
- Destaques: maior pistão de produção do mundo (na época), freios radiais, suspensão invertida
10. Suzuki Intruder C1800R / Boulevard C109R (2008)

Derivada da M1800R, a C1800R trocou a esportividade por um estilo clássico. O motor V-twin DOHC manteve seus 1.783 cm³, entregando 114 cv e 15,8 kgfm. Para-lamas largos, banco confortável e medidores montados no tanque criavam a estética retrô. A adição do sistema de freio CBS tornava a pilotagem mais segura e acessível, mesmo com seus quase 400 kg.
- Potência: 114 cv a 6.000 rpm
- Torque: 15,8 kgfm a 3.500 rpm
- Transmissão: 5 marchas, com eixo cardã
- Pneus: 150/80R16 (dianteiro), 240/55R16 (traseiro)
- Dimensões: 2.585 mm (C), 985 mm (L), 1.165 mm (A)
- Distância entre-eixos: 1.755 mm
- Peso molhado: 380 kg
- Destaques: freios combinados (CBS), visual clássico com tecnologia moderna
11. Intruder M90 / Boulevard M90 (2009)

Com design neoclássico, a M90 veio para preencher a lacuna entre a M800 e a M1800R. Usava um motor de 1.462 cm³ com 80,2 cv e 12,8 kgfm, priorizando torque e suavidade. Suas linhas fluídas, rodas largas e iluminação em LED garantiam presença e modernidade. Foi uma opção equilibrada entre estilo, potência e conforto.
- Motor: V-twin, SOHC, 4 tempos, refrigerado a líquido – 1.462 cm³
- Potência: 80,2 cv a 4.800 rpm
- Torque: 12,8 kgfm a 2.700 rpm
- Transmissão: 5 marchas
- Pneus: 120/70ZR18 (dianteiro), 200/50ZR17 (traseiro)
- Dimensões: 2.410 mm (C), 870 mm (L), 1.100 mm (A)
- Distância entre-eixos: 1.690 mm
- Peso molhado: 328 kg
- Destaques: visual neoclássico, garfo invertido, LED traseiro, pneus largos
12. Suzuki Intruder C1500T / Boulevard C90T (2013)

Essa versão turística da LC 1500 foi repaginada com refrigeração líquida, injeção eletrônica e melhorias ergonômicas. A C1500T oferecia 78,9 cv e torque de 13,4 kgfm.
Era equipada com malas laterais integradas e banco confortável para longas viagens. A embreagem com limitador de torque também ajudava em mudanças de marcha suaves.
- Motor: V-twin, SOHC, 4 tempos, 4 válvulas, refrigerado a líquido, injeção eletrônica – 1.462 cm³
- Potência: 78,9 cv a 4.800 rpm
- Torque: 13,4 kgfm a 2.600 rpm
- Transmissão: 5 marchas, com eixo cardã
- Pneus: 130/80R17 (dianteiro), 200/60R16 (traseiro)
- Dimensões: 2.570 mm (C), 990 mm (L), 1.440 mm (A)
- Distância entre-eixos: 1.675 mm
- Peso molhado: 363 kg
- Destaques: malas rígidas laterais, banco ajustável, embreagem com limitador de torque
Continue lendo...