Os carros crescem a cada geração, mas parece que as vagas de garagens e estacionamentos estão sempre diminuindo. Por isso, o tamanho do carro pode ser um fator decisiva na hora da compra.
As medidas ajudam a ter uma noção de seu porte e também do espaço interno. Ele também serve para categorizar os carros nos diferentes segmentos que existem em nosso mercado.
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As principais medidas que definem o tamanho de um carro são o comprimento, a largura, o entre-eixos e a altura. Veja a importância de cada uma:
Para exemplificar melhor como são divididos os segmentos no Brasil, listamos a seguir o tamanho dos três modelos mais vendidos de cada um. Com essas informação você poderá escolher o carro que cabe melhor em sua vaga.
O carro popular é o único segmento onde o carro tem sempre menos de 4 m de comprimento (Foto: Renault | Divulgação)
Os carros mais baratos de nosso mercado são os hatchbacks subcompactos. Eles são modelos mais voltados para o uso urbano e com medidas reduzidas, o que ajuda em manobras.
Desde a estreia do Renault Sandero, em 2007, os hatches compactos começaram a crescer. Hoje ele têm o tamanho que era de um carro médio no passado, como o Polo atual que tem porte de um Golf da quarta geração.
Os sedãs compactos, assim como os hatches, crescera a ponto de rivalizar com gerações passadas dos médios. Mas ainda temos alguns que inflaram menos no tamanho, como o Hyundai HB20S e o Fiat Cronos.
Os médios são longos e largos (Foto: Nissan | Divulgação)
Proporcionalmente, os sedãs médios cresceram menos que os compactos durante as últimas décadas. Mas eles se destacam na largura, sempre perto de 1,80 m. Por isso ainda são os reis do espaço interno na faixa até R$ 200 mil
Esse segmento é mais recente e ainda não há um consenso sobre seu nome. O mercado chama esses carros de SUV, mas em geral são modelos derivados de hatches compactos e com visual mais robusto.
As medidas deles são mais próximas às dos hatches. O aumento em comprimento e largura são por causa dos adereços, já a altura cresce por conta da suspensão mais alta.
Os SUVs compactos viraram um sucesso no Brasil. O tamanho deles não é muito diferente do visto em carros compactos quando o assunto é comprimento e largura, por isso acabam sendo uma opção mais fácil de estacionar quando comparados a um sedã médio.
Os SUVs médios são mais fáceis de manobrar que os irmãos sedãs (Foto: Toyota | Divulgação)
Os SUVs médios viraram a opção das famílias que procuram mais espaço interno agora que não existem mais peruas. Assim como os compactos, esses carros têm a vantagem do tamanho ser menor que o dos sedãs equivalentes — o que ajuda em manobras.
No mercado de SUVs grandes de 7 lugares há duas escolas diferentes. De um lado os modelos tradicionais derivados de caminhonete, do outro projetos derivados de carros médios com monoboloco. Independente da escolha, já se prepare para sofrer na hora de estacionar em um shopping.
As caminhonetes compactas são bastante populares no Brasil e os modelos com cabine dupla são muito usado como carro de passeio. Não há um padrão quanto ao tamanho aqui pois ainda temos a Saveiro com projeto mais antigo, enquanto a nova Montana chegou com tamanho maior.
Essas intermediárias possuem o porte que as médias tinham no passado (Foto: Fiat | Divulgação)
O tamanho das caminhonetes médias tradicionais cresceu. Isso abriu espaço para modelos intermediários derivados de SUV, para quem deseja um veículo com caçamba, mas tem uso menos intenso.
As picapes médias estão entre os maiores veículos vendidos em grande volume no Brasil e que são comuns em nossas ruas. Elas precisam de mais espaço em todos os sentidos por causa desse tamanho e ainda possuem o agravante da visibilidade limitada.
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As medidas ajudam a ter uma noção de seu porte e também do espaço interno. Ele também serve para categorizar os carros nos diferentes segmentos que existem em nosso mercado.
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As principais medidas que definem o tamanho de um carro são o comprimento, a largura, o entre-eixos e a altura. Veja a importância de cada uma:
- Comprimento: é o tamanho longitudinal do carro, medida de ponta a ponta. Ela define mais o porte do veículo, já que mudanças cosméticas como troca de para-choques podem influenciar nela.
- Largura: ela é medida sem contar os retrovisores e pode ser indicativo do espaço interno, mas é preciso tomar cuidado pois alguns modelos possuem bitolas largas (distância entre as rodas no mesmo eixo) e cabine estreita.
- Entre-eixos: essa medida é a mais importante para definir o espaço interno. Como o nome diz, ela é a distância entre os eixos do veículo, espaço onde fica o habitáculo.
- Altura: A altura de um carro é útil para saber se ele vai entrar em garagens baixas, como também para ter uma noção do espaço para a cabeça dos ocupantes. Alguns modelos com carroceria alta permite uma posição mais vertical para os passageiros, dando mais espaço para as pernas mesmo sendo curtos.
Para exemplificar melhor como são divididos os segmentos no Brasil, listamos a seguir o tamanho dos três modelos mais vendidos de cada um. Com essas informação você poderá escolher o carro que cabe melhor em sua vaga.
Subcompacto

O carro popular é o único segmento onde o carro tem sempre menos de 4 m de comprimento (Foto: Renault | Divulgação)
Os carros mais baratos de nosso mercado são os hatchbacks subcompactos. Eles são modelos mais voltados para o uso urbano e com medidas reduzidas, o que ajuda em manobras.
Carro | Comprimento | Largura | Entre-eixos | Altura |
---|---|---|---|---|
Fiat Mobi | 3,59 m | 1,66 m | 2,30 m | 1,55 m |
Renault Kwid | 3,73 m | 1,58 m | 2,42 m | 1,48 m |
BYD Dolphin Mini | 3,78 m | 1,71 m | 2,50 m | 1,58 m |
Hatch compacto
Desde a estreia do Renault Sandero, em 2007, os hatches compactos começaram a crescer. Hoje ele têm o tamanho que era de um carro médio no passado, como o Polo atual que tem porte de um Golf da quarta geração.
Carro | Comprimento | Largura | Entre-eixos | Altura |
---|---|---|---|---|
Volkswagen Polo | 4,07 m | 1,75 m | 2,56 m | 1,47 m |
Fiat Argo | 4,03 m | 1,72 m | 2,52 m | 1,51 m |
Chevrolet Onix | 3,93 m | 1,73 m | 2,60 m | 1,47 m |
Sedã compacto
Os sedãs compactos, assim como os hatches, crescera a ponto de rivalizar com gerações passadas dos médios. Mas ainda temos alguns que inflaram menos no tamanho, como o Hyundai HB20S e o Fiat Cronos.
Carro | Comprimento | Largura | Entre-eixos | Altura |
---|---|---|---|---|
Chevrolet Onix Plus | 4,47 m | 1,73 m | 2,60 m | 1,47 m |
Volkswagen Virtus | 4,56 m | 1,75 m | 2,65 m | 1,47 m |
Fiat Cronos | 4,37 m | 1,72 m | 2,52 m | 1,51 m |
Sedã médio

Os médios são longos e largos (Foto: Nissan | Divulgação)
Proporcionalmente, os sedãs médios cresceram menos que os compactos durante as últimas décadas. Mas eles se destacam na largura, sempre perto de 1,80 m. Por isso ainda são os reis do espaço interno na faixa até R$ 200 mil
Carro | Comprimento | Largura | Entre-eixos | Altura |
---|---|---|---|---|
Toyota Corolla | 4,63 m | 1,78 m | 2,70 m | 1,45 m |
BYD King | 4,78 m | 1,83 m | 2,71 m | 1,49 m |
Nissan Sentra | 4,64 m | 1,81 m | 2,70 m | 1,45 m |
Aventureiros (A-SUV)
Esse segmento é mais recente e ainda não há um consenso sobre seu nome. O mercado chama esses carros de SUV, mas em geral são modelos derivados de hatches compactos e com visual mais robusto.
As medidas deles são mais próximas às dos hatches. O aumento em comprimento e largura são por causa dos adereços, já a altura cresce por conta da suspensão mais alta.
Carro | Comprimento | Largura | Entre-eixos | Altura |
---|---|---|---|---|
Volkswagen Nivus | 4,27 m | 1,75 m | 2,56 m | 1,49 m |
Fiat Pulse | 4,09 m | 1,77 m | 2,53 m | 1,55 m |
Renault Kardian | 4,12 m | 1,74 m | 2,60 m | 1,54 m |
SUVs compactos (B-SUB)
Os SUVs compactos viraram um sucesso no Brasil. O tamanho deles não é muito diferente do visto em carros compactos quando o assunto é comprimento e largura, por isso acabam sendo uma opção mais fácil de estacionar quando comparados a um sedã médio.
Carro | Comprimento | Largura | Entre-eixos | Altura |
---|---|---|---|---|
Volkswagen T-Cross | 4,28 m | 1,76 m | 2,65 m | 1,57 m |
Hyundai Creta | 4,33 m | 1,79 m | 2,61 m | 1,62 m |
Honda HR-V | 4,33 m | 1,79 m | 2,61 m | 1,59 m |
SUVs médios (C-SUV)

Os SUVs médios são mais fáceis de manobrar que os irmãos sedãs (Foto: Toyota | Divulgação)
Os SUVs médios viraram a opção das famílias que procuram mais espaço interno agora que não existem mais peruas. Assim como os compactos, esses carros têm a vantagem do tamanho ser menor que o dos sedãs equivalentes — o que ajuda em manobras.
Carro | Comprimento | Largura | Entre-eixos | Altura |
---|---|---|---|---|
Toyota Corolla Cross | 4,46 m | 1,82 m | 2,64 m | 1,62 m |
Jeep Compass | 4,40 m | 1,81 m | 2,63 | 1,63 M |
Caoa Chery Tiggo 7 | 4,50 m | 1,84 m | 2,67 m | 1,70 m |
SUVs de 7 lugares
No mercado de SUVs grandes de 7 lugares há duas escolas diferentes. De um lado os modelos tradicionais derivados de caminhonete, do outro projetos derivados de carros médios com monoboloco. Independente da escolha, já se prepare para sofrer na hora de estacionar em um shopping.
Carro | Comprimento | Largura | Entre-eixos | Altura |
---|---|---|---|---|
Toyota SW4 | 4,79 m | 1,85 m | 2,75 m | 1,83 m |
Jeep Commander | 4,77 m | 1,85 m | 2,79 m | 1,71 |
Caoa Chery Tiggo 8 | 4,72 m | 1,86 m | 2,71 m | 1,70 m |
Caminhonetes compactas
As caminhonetes compactas são bastante populares no Brasil e os modelos com cabine dupla são muito usado como carro de passeio. Não há um padrão quanto ao tamanho aqui pois ainda temos a Saveiro com projeto mais antigo, enquanto a nova Montana chegou com tamanho maior.
Carro | Comprimento | Largura | Entre-eixos | Altura |
---|---|---|---|---|
Fiat Strada | 4,47 m | 1,73 m | 2,73 m | 1,60 m |
Volkswagen Saveiro | 4,49 m | 1,72 m | 2,75 m | 1,56 m |
Chevrolet Montana | 4,71 | 1,79 m | 2,80 m | 1,66 m |
Caminhonetes intermediárias

Essas intermediárias possuem o porte que as médias tinham no passado (Foto: Fiat | Divulgação)
O tamanho das caminhonetes médias tradicionais cresceu. Isso abriu espaço para modelos intermediários derivados de SUV, para quem deseja um veículo com caçamba, mas tem uso menos intenso.
Carro | Comprimento | Largura | Entre-eixos | Altura |
---|---|---|---|---|
Fiat Toro | 4,95 m | 1,84 m | 2,99 m | 1,67 m |
Ram Rampage | 5,02 m | 1,88 m | 2,99 m | 1,78 m |
Ford Maverick | 5,07 m | 1,84 m | 3,07 m | 1,73 m |
Picapes médias
As picapes médias estão entre os maiores veículos vendidos em grande volume no Brasil e que são comuns em nossas ruas. Elas precisam de mais espaço em todos os sentidos por causa desse tamanho e ainda possuem o agravante da visibilidade limitada.
Carro | Comprimento | Largura | Entre-eixos | Altura |
---|---|---|---|---|
Toyota Hilux | 5,32 m | 1,85 m | 3,08 m | 1,81 m |
Ford Ranger | 5,35 m | 1,91 m | 3,27 m | 1,88 m |
Chevrolet S10 | 5,40 m | 1,87 m | 3,09 m | 1,86 m |
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