Notícia Tamanho de carro: veja as medidas dos mais populares do Brasil

Os carros crescem a cada geração, mas parece que as vagas de garagens e estacionamentos estão sempre diminuindo. Por isso, o tamanho do carro pode ser um fator decisiva na hora da compra.

As medidas ajudam a ter uma noção de seu porte e também do espaço interno. Ele também serve para categorizar os carros nos diferentes segmentos que existem em nosso mercado.

VEJA TAMBÉM:


As principais medidas que definem o tamanho de um carro são o comprimento, a largura, o entre-eixos e a altura. Veja a importância de cada uma:

  • Comprimento: é o tamanho longitudinal do carro, medida de ponta a ponta. Ela define mais o porte do veículo, já que mudanças cosméticas como troca de para-choques podem influenciar nela.
  • Largura: ela é medida sem contar os retrovisores e pode ser indicativo do espaço interno, mas é preciso tomar cuidado pois alguns modelos possuem bitolas largas (distância entre as rodas no mesmo eixo) e cabine estreita.
  • Entre-eixos: essa medida é a mais importante para definir o espaço interno. Como o nome diz, ela é a distância entre os eixos do veículo, espaço onde fica o habitáculo.
  • Altura: A altura de um carro é útil para saber se ele vai entrar em garagens baixas, como também para ter uma noção do espaço para a cabeça dos ocupantes. Alguns modelos com carroceria alta permite uma posição mais vertical para os passageiros, dando mais espaço para as pernas mesmo sendo curtos.

Para exemplificar melhor como são divididos os segmentos no Brasil, listamos a seguir o tamanho dos três modelos mais vendidos de cada um. Com essas informação você poderá escolher o carro que cabe melhor em sua vaga.

Subcompacto

Renault Kwid Outsider 2026 cinza cassiopée frente parado

O carro popular é o único segmento onde o carro tem sempre menos de 4 m de comprimento (Foto: Renault | Divulgação)

Os carros mais baratos de nosso mercado são os hatchbacks subcompactos. Eles são modelos mais voltados para o uso urbano e com medidas reduzidas, o que ajuda em manobras.

CarroComprimentoLarguraEntre-eixosAltura
Fiat Mobi3,59 m1,66 m2,30 m1,55 m
Renault Kwid3,73 m1,58 m2,42 m1,48 m
BYD Dolphin Mini3,78 m1,71 m2,50 m1,58 m

Hatch compacto


Desde a estreia do Renault Sandero, em 2007, os hatches compactos começaram a crescer. Hoje ele têm o tamanho que era de um carro médio no passado, como o Polo atual que tem porte de um Golf da quarta geração.

CarroComprimentoLarguraEntre-eixosAltura
Volkswagen Polo4,07 m1,75 m2,56 m1,47 m
Fiat Argo4,03 m1,72 m2,52 m1,51 m
Chevrolet Onix3,93 m1,73 m2,60 m1,47 m

Sedã compacto


Os sedãs compactos, assim como os hatches, crescera a ponto de rivalizar com gerações passadas dos médios. Mas ainda temos alguns que inflaram menos no tamanho, como o Hyundai HB20S e o Fiat Cronos.

CarroComprimentoLarguraEntre-eixosAltura
Chevrolet Onix Plus4,47 m1,73 m2,60 m1,47 m
Volkswagen Virtus4,56 m1,75 m2,65 m1,47 m
Fiat Cronos4,37 m1,72 m2,52 m1,51 m

Sedã médio

novo nissan sentra exclusive e advance 2025

Os médios são longos e largos (Foto: Nissan | Divulgação)

Proporcionalmente, os sedãs médios cresceram menos que os compactos durante as últimas décadas. Mas eles se destacam na largura, sempre perto de 1,80 m. Por isso ainda são os reis do espaço interno na faixa até R$ 200 mil

CarroComprimentoLarguraEntre-eixosAltura
Toyota Corolla4,63 m1,78 m2,70 m1,45 m
BYD King4,78 m1,83 m2,71 m1,49 m
Nissan Sentra4,64 m1,81 m2,70 m1,45 m

Aventureiros (A-SUV)


Esse segmento é mais recente e ainda não há um consenso sobre seu nome. O mercado chama esses carros de SUV, mas em geral são modelos derivados de hatches compactos e com visual mais robusto.

As medidas deles são mais próximas às dos hatches. O aumento em comprimento e largura são por causa dos adereços, já a altura cresce por conta da suspensão mais alta.

CarroComprimentoLarguraEntre-eixosAltura
Volkswagen Nivus4,27 m1,75 m2,56 m1,49 m
Fiat Pulse4,09 m1,77 m2,53 m1,55 m
Renault Kardian4,12 m1,74 m2,60 m1,54 m

SUVs compactos (B-SUB)


Os SUVs compactos viraram um sucesso no Brasil. O tamanho deles não é muito diferente do visto em carros compactos quando o assunto é comprimento e largura, por isso acabam sendo uma opção mais fácil de estacionar quando comparados a um sedã médio.

CarroComprimentoLarguraEntre-eixosAltura
Volkswagen T-Cross4,28 m1,76 m2,65 m1,57 m
Hyundai Creta4,33 m1,79 m2,61 m1,62 m
Honda HR-V4,33 m1,79 m2,61 m1,59 m

SUVs médios (C-SUV)

toyota corolla cross xrx 2025 cinza lageral parado

Os SUVs médios são mais fáceis de manobrar que os irmãos sedãs (Foto: Toyota | Divulgação)

Os SUVs médios viraram a opção das famílias que procuram mais espaço interno agora que não existem mais peruas. Assim como os compactos, esses carros têm a vantagem do tamanho ser menor que o dos sedãs equivalentes — o que ajuda em manobras.

CarroComprimentoLarguraEntre-eixosAltura
Toyota Corolla Cross4,46 m1,82 m2,64 m1,62 m
Jeep Compass4,40 m1,81 m2,631,63 M
Caoa Chery Tiggo 74,50 m1,84 m2,67 m1,70 m

SUVs de 7 lugares


No mercado de SUVs grandes de 7 lugares há duas escolas diferentes. De um lado os modelos tradicionais derivados de caminhonete, do outro projetos derivados de carros médios com monoboloco. Independente da escolha, já se prepare para sofrer na hora de estacionar em um shopping.

CarroComprimentoLarguraEntre-eixosAltura
Toyota SW44,79 m1,85 m2,75 m1,83 m
Jeep Commander4,77 m1,85 m2,79 m1,71
Caoa Chery Tiggo 84,72 m1,86 m2,71 m1,70 m

Caminhonetes compactas


As caminhonetes compactas são bastante populares no Brasil e os modelos com cabine dupla são muito usado como carro de passeio. Não há um padrão quanto ao tamanho aqui pois ainda temos a Saveiro com projeto mais antigo, enquanto a nova Montana chegou com tamanho maior.

CarroComprimentoLarguraEntre-eixosAltura
Fiat Strada4,47 m1,73 m2,73 m1,60 m
Volkswagen Saveiro4,49 m1,72 m2,75 m1,56 m
Chevrolet Montana4,711,79 m2,80 m1,66 m

Caminhonetes intermediárias

Fiat Toro Ultra T270 4x2 2025 Cinza Sting frente em movimento cidade praça da liberdade belo horizonte

Essas intermediárias possuem o porte que as médias tinham no passado (Foto: Fiat | Divulgação)

O tamanho das caminhonetes médias tradicionais cresceu. Isso abriu espaço para modelos intermediários derivados de SUV, para quem deseja um veículo com caçamba, mas tem uso menos intenso.

CarroComprimentoLarguraEntre-eixosAltura
Fiat Toro4,95 m1,84 m2,99 m1,67 m
Ram Rampage5,02 m1,88 m2,99 m1,78 m
Ford Maverick5,07 m1,84 m3,07 m1,73 m

Picapes médias


As picapes médias estão entre os maiores veículos vendidos em grande volume no Brasil e que são comuns em nossas ruas. Elas precisam de mais espaço em todos os sentidos por causa desse tamanho e ainda possuem o agravante da visibilidade limitada.

CarroComprimentoLarguraEntre-eixosAltura
Toyota Hilux5,32 m1,85 m3,08 m1,81 m
Ford Ranger5,35 m1,91 m3,27 m1,88 m
Chevrolet S105,40 m1,87 m3,09 m1,86 m

Continue lendo...
 
Top