A Stellantis, em colaboração com a Opel, desenvolveu um protótipo inovador do SUV Grandland a fim de melhorar a segurança dos pedestres na era da direção autônoma. O objetivo do projeto é substituir o logotipo tradicional do carro por um display com luzes animadas, permitindo que o veículo se comunique visualmente com os pedestres.
Essa necessidade surgiu, pois os carros autônomos (especialmente com nível 3 de assistência), assumem o controle em certas situações, fazendo com que uma nova forma de integração entre pedestres e outros motoristas surja.
VEJA TAMBÉM:
O protótipo apresentado opera com assistência de direção autônoma de nível 3, onde o motorista pode desviar a atenção em condições específicas. Eles fazem o uso de câmeras avançadas e uma IA com previsão de intenção, que é capaz de reconhecer gestos, objetos e cenários.
O sistema de comunicação funciona com códigos de cores e animações de luzes:
A tela frontal, que normalmente exibe o emblema Blitz da Opel, mostra sinais de alerta ou figuras de pedestres, reforçando a comunicação visual. A Opel e seus parceiros descartaram cores tradicionais, como o vermelho e o amarelo, para evitar confusão.
A Opel e seus parceiros desenvolveram o projeto na sede da Opel, em Rüsselsheim (Alemanha), e o apresentaram no Simpósio Internacional de Iluminação Automotiva (ISAL), em Darmstadt. A iniciativa é um projeto conjunto com a Stellantis e a Universidade Técnica de Darmstadt, que começou em 2022 pesquisando novas tecnologias de iluminação.
A Stellantis é atualmente a financiadora de três projetos de doutorado na área de Engenharia Elétrica e Tecnologia de Informação. A empresa busca explorar soluções inovadoras de segurança rodoviária.
Continue lendo...
Essa necessidade surgiu, pois os carros autônomos (especialmente com nível 3 de assistência), assumem o controle em certas situações, fazendo com que uma nova forma de integração entre pedestres e outros motoristas surja.
VEJA TAMBÉM:
- Frasco de aditivo para gasolina: veja como usar
- BYD YangWang U9 Xtreme é o carro mais rápido do mundo
- BMW culpa China pela ‘esquisitice’ dos carros atuais
Tecnologia e a linguagem visual do sistema
O protótipo apresentado opera com assistência de direção autônoma de nível 3, onde o motorista pode desviar a atenção em condições específicas. Eles fazem o uso de câmeras avançadas e uma IA com previsão de intenção, que é capaz de reconhecer gestos, objetos e cenários.
O sistema de comunicação funciona com códigos de cores e animações de luzes:
- Ciano: indica que o carro está operando de forma autônoma;
- Magenta: acende quando o veículo detecta um pedestre e começa a frear;
- Verde: usado quando o carro está parado, mostrando no visor a figura de um pedestre caminhando para sinalizar segurança.



A tela frontal, que normalmente exibe o emblema Blitz da Opel, mostra sinais de alerta ou figuras de pedestres, reforçando a comunicação visual. A Opel e seus parceiros descartaram cores tradicionais, como o vermelho e o amarelo, para evitar confusão.
A Opel e seus parceiros desenvolveram o projeto na sede da Opel, em Rüsselsheim (Alemanha), e o apresentaram no Simpósio Internacional de Iluminação Automotiva (ISAL), em Darmstadt. A iniciativa é um projeto conjunto com a Stellantis e a Universidade Técnica de Darmstadt, que começou em 2022 pesquisando novas tecnologias de iluminação.


A Stellantis é atualmente a financiadora de três projetos de doutorado na área de Engenharia Elétrica e Tecnologia de Informação. A empresa busca explorar soluções inovadoras de segurança rodoviária.
Continue lendo...