Notícia Tesla lança modelos mais baratos para reverter queda nas vendas

A Tesla anunciou versões mais “acessíveis” dos modelos Model Y e Model 3, com preços iniciais de US$ 39.990 (cerca de R$ 214 mil) e US$ 36.990 (cerca de R$ 198 mil), respectivamente.

Os Teslas ‘populares’ surgem em um momento delicado para a empresa de Elon Musk, que enfrenta queda nas vendas globais. A montadora busca atrair novos consumidores com os valores mais competitivos.

Segundo relatos da imprensa global, a empresa ainda cancelou um projeto de um modelo novo para poder reaproveitar as plataformas existentes.

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Estratégia de corte de custos e remoção de recursos


Para reduzir ainda mais os custos, os novos Model 3 e Model Y Standard foram simplificados. Os carros vêm com menor capacidade de bateria, desempenho e aceleração reduzidos e remoção de recursos premium como o sistema Autosteer e aquecimento dos bancos traseiros.

O interior também é mais simples, com bancos de tecido e retrovisores manuais, o que cria uma diferença notável com as versões originais da marca. Mesmo com os cortes, entretanto, os veículos da Tesla mantêm uma boa autonomia, acima de 480 km.

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Reação do mercado e o futuro pressionado


Mesmo com essa tentativa de “democratizar” o acesso aos veículos da marca, alguns analistas ainda consideram os preços altos. O mercado considerou decepcionante a diferença de apenas R$ 5 mil em relação às versões intermediárias.

Alguns especialistas afirmam que a Tesla está apenas reajustando seus valores, e não de fato oferecendo uma inovação real que crie uma nova demanda para a marca.

Nos EUA, a perda dos créditos fiscais encareceu os carros. Já na Europa, a marca compete com mais de uma dezena de rivais elétricos, que costumam ser mais baratos. Com a crescente dominação das marcas asiáticas, Elon Musk luta contra o tempo para retomar seu prestígio e liderança no segmento de elétricos.

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