Marca encerra dois meses de queda e fecha o terceiro trimestre com quase metade das vendas globais vindas da fábrica de Xangai

Foto: CarNewsChina/Reprodução
A Tesla voltou a crescer na China em setembro, com 90.812 veículos vendidos, segundo dados da China Passenger Car Association – CPCA. O resultado representa alta de 9,2% em relação a agosto e de 2,8% na comparação com o mesmo mês de 2023, encerrando dois meses consecutivos de retração.

Entre janeiro e setembro, a Tesla China acumulou 606.364 unidades comercializadas, uma queda de 10,3% frente ao mesmo período do ano anterior. O avanço recente foi impulsionado pelo lançamento do Model Y L, versão de seis lugares do SUV mais vendido da marca, lançado em 19 de agosto e com entregas iniciadas no começo de setembro.
A fábrica de Xangai, responsável pela produção dos modelos Model 3 e Model Y, atende tanto o mercado interno quanto as exportações. No terceiro trimestre de 2025, a Tesla China vendeu 241.889 veículos, alta de 26,2% em relação ao segundo trimestre, mas 2,9% abaixo do volume registrado no mesmo período do ano passado. A operação chinesa respondeu por 48,7% das vendas globais da marca, que somaram 497.099 unidades no período.

O detalhamento entre vendas domésticas e exportações de setembro ainda não foi divulgado e deve ser publicado na próxima semana pelas associações do setor. Além dos resultados de vendas, a Tesla submeteu à homologação na China uma nova variante do Model Y Long Range RWD, equipada com bateria LG e tração traseira. O modelo deve oferecer autonomia superior a 800 km pelo ciclo chinês CLTC, ampliando a linha de SUVs da fabricante no país.
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