Versão 2026 da picape da Fiat traz mudanças no design, ajustes no motor T270 1.3 turbo e novos recursos de tecnologia, segurança e conforto
Lançada em 2016, a Fiat Toro ainda não foi superada nas vendas, mas claro, durante esses 9 anos a picape mal teve concorrentes. Todavia, de uns anos para cá o modelo monobloco, que teve mais de 35 mil unidades vendidas em 2025, ganhou a rival Rampage, da Stellantis, que teve mais de 17 mil unidade emplacadas neste ano, além da Chevrolet Montana com mais 15 mil unidades comercializadas no mesmo período e da Ford Maverick com mais de 2,5 mil unidades negociadas no acumulado do ano.
Neste contexto, vale a máxima em time que está ganhando não se mexe, embora a Fiat Toro Volcano, versão avaliada pela Revista Carro, ganhou pequenas alterações no design, atualização tecnológica e ajustes na motorização.
A versão mantém o motor 1.3 turbo flex T270, mas com potência reduzida de 185 para 176 cv. O torque de 27,5 kgfm de torque foi mantido, e o zero a 100 km/h é feito em 10,1 segundos, um pouco mais lento que nas demais versões. O consumo é de 9,4 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com gasolina, e de 6,5 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada com etanol. Veja o teste com a Fiat Toro Volcano, que sai por R$ 186.490.
Design e dimensões
A atualização visual da Toro Volcano inclui faróis pixelados, grade vertical e skid plate revisado. A traseira foi redesenhada, com tampa em fibra e lanternas horizontais integradas ao para-choque. As rodas de 18 polegadas escurecidas e o freio a disco traseiro também foram incorporados.
As dimensões do modelo permanecem semelhantes às da linha anterior, com 4,95 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,68 metro de altura e entre-eixos de 2,99 metros. A capacidade de carga é de 750 kg na versão flex, e a versão diesel suporta até 1 tonelada.
Por dentro, a Touro Volcano mantém o espaço suficiente para viagens familiares, com bancos em couro costurado e detalhes em couro no painel. O motorista conta com banco elétrico e o painel digital foi atualizado com shift paddle e acabamento em black piano. A alavanca de câmbio foi redesenhada, mas gera percepção de menor robustez.
A versão conta com multimídia vertical, espelhamento com fio e sem fio, navegação integrada e carregamento de celular sem fio. O ar-condicionado é digital, com botões físicos para os principais ajustes. Apesar dessas melhorias, não há teto solar, câmera 360 ou alerta de ponto cego. O sistema de freio eletrônico de estacionamento com modo auto hold é uma das novidades em segurança. O modelo ainda conta com sensor de estacionamento dianteiro, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, retrovisor interno fotocrômico, faróis de neblina em LED e retrovisores externos com rebatimento elétrico, além do pacote opcional Pack Tech, que traz alerta de colisão com frenagem automática, farol-alto automático e assistente de faixas, além da central multimídia vertical de 10,1 polegadas.
Motorização e desempenho
O motor T270 1.3 turbo flex passou por uma recalibração para atender normas de emissões, com perda de nove cavalos em relação à versão anterior. Essa alteração torna a aceleração um pouco mais lenta, principalmente em situações de carga. O câmbio manual de seis marchas mantém a mesma relação, mas a condução exige ajustes do motorista para explorar a performance. A suspensão foi mantida, oferecendo conforto para uso urbano e rodoviário, com 25° de ângulo de ataque, 28° de saída e 22,3 cm de vão livre do solo.
Comparação com concorrentes
A Fiat Toro Volcano 2026, que custa R$ 186,4 mil, se posiciona abaixo da Ford Maverick, que é mais potente e cara, custando R$ 219,9 mil, e da Fiat Rampage que sai por R$ 226,9 mil na opção de entrada Big Horn, só que é equipada com motor 2.2 turbodiesel de 200 cv, mas tem também tem uma configuração mais potente com 272 cv a gasolina, que é a R/T vendida por R$ 269,6 mil.
Pelo preço, anos de mercado com uma manutenção simples e já conhecida, além de ter um bom conjunto mecânico, a Toro Volcano 2026 passou por atualização estética no modo “básico bem feito”, assim como recebeu novas tecnologias embarcada e ajustes no motor flex, mantendo a proposta de picape urbana e familiar. Apesar da perda de potência e da ausência de alguns itens de segurança avançados, o modelo segue competitivo frente às concorrentes nacionais e internacionais, que são mais caras. Ademais, a versão Volcano, que não é a topo de linha, oferece praticidade na caçamba, conforto interno e conjunto tecnológico suficiente para atender à demanda urbana e de viagens.
The post Teste: veja se a Fiat Toro Volcano 2026 continua insuperável nas vendas appeared first on Revista Carro.
Continue lendo...