A Toyota retomou, nesta segunda-feira (3), a produção gradual do Corolla e Corolla Cross em suas fábricas de Indaiatuba (SP) e Sorocaba (SP). As linhas de montagem estavam paradas desde 22 de setembro, quando um forte vendaval atingiu e destruiu parcialmente a unidade que fabrica os motores em ambas as linhas, em Porto Feliz (SP), interrompendo a cadeia de suprimentos.
O retorno será parcial, focado, inicialmente, nas versões híbridas dos veículos — de maior valor agregado. Segundo a montadora japonesa, a retomada só foi possível com a decisão emergencial de importar os motores 1.8 e componentes correlatos de outras unidades da Toyota no exterior.
A fábrica de Porto Feliz — que fornecia os propulsores 1.8 e 2.0 flex usados nas versões híbridas e a combustão, respectivamente — segue fechada.
Fábrica de motores da Toyota ficou destruída após vendaval em Porto Feliz (SP) (Foto: Reprodução)
De acordo com o plano de retomada divulgado pela montadora, a expectativa é que a fabricação dos modelos com motorização convencional seja normalizada apenas em janeiro de 2026. Tais unidades são destinadas tanto para o mercado interno quanto para exportação à América Latina.
A Toyota informou que o plano para novembro e dezembro envolve acelerar o ritmo, com a unidade de Sorocaba operando em três turnos, a fim de tentar compensar o volume perdido no período de paralisação, que durou mais de 42 dias. Os estoques dos modelos nas concessionárias já estavam baixos antes do incidente.
Versões não-híbridas de Corolla e Corolla Cross serão retomadas apenas no ano que vem (Foto: Toyota | Divulgação)
Com o retorno, os funcionários das fábricas de Indaiatuba e Sorocaba voltam ao trabalho após um período de férias coletivas emergenciais. Já os trabalhadores da planta de motores de Porto Feliz permanecerão com os contratos suspensos (lay-off).
A crise na produção também forçou o adiamento do lançamento do novo SUV compacto da marca, o Yaris Cross, que estava previsto para este ano e ficou para o ano que vem.
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O retorno será parcial, focado, inicialmente, nas versões híbridas dos veículos — de maior valor agregado. Segundo a montadora japonesa, a retomada só foi possível com a decisão emergencial de importar os motores 1.8 e componentes correlatos de outras unidades da Toyota no exterior.
A fábrica de Porto Feliz — que fornecia os propulsores 1.8 e 2.0 flex usados nas versões híbridas e a combustão, respectivamente — segue fechada.
Fábrica de motores da Toyota ficou destruída após vendaval em Porto Feliz (SP) (Foto: Reprodução)
Retomada gradual
De acordo com o plano de retomada divulgado pela montadora, a expectativa é que a fabricação dos modelos com motorização convencional seja normalizada apenas em janeiro de 2026. Tais unidades são destinadas tanto para o mercado interno quanto para exportação à América Latina.
A Toyota informou que o plano para novembro e dezembro envolve acelerar o ritmo, com a unidade de Sorocaba operando em três turnos, a fim de tentar compensar o volume perdido no período de paralisação, que durou mais de 42 dias. Os estoques dos modelos nas concessionárias já estavam baixos antes do incidente.
Versões não-híbridas de Corolla e Corolla Cross serão retomadas apenas no ano que vem (Foto: Toyota | Divulgação)
Com o retorno, os funcionários das fábricas de Indaiatuba e Sorocaba voltam ao trabalho após um período de férias coletivas emergenciais. Já os trabalhadores da planta de motores de Porto Feliz permanecerão com os contratos suspensos (lay-off).
A crise na produção também forçou o adiamento do lançamento do novo SUV compacto da marca, o Yaris Cross, que estava previsto para este ano e ficou para o ano que vem.
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