A Toyota, em parceria com sua divisão esportiva Gazoo Racing, revelou a primeira imagem de uma versão inusitada do GR Yaris hatchback. Essa nova versão, trata-se de um modelo duas portas desenvolvido para competições, construído segundo os regulamentos da série Rally2, mas com um diferencial que é o motor à hidrogênio.
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O carro utiliza um motor de combustão interna que, em vez de gasolina, queima hidrogênio. Segundo a Toyota, essa tecnologia permite reduzir as emissões nocivas a quase zero.
A Toyota vai estrear o protótipo no final de julho, durante o Rali da Finlândia. O tetracampeão mundial Juha Hankkunen será o responsável por pilotá-lo em uma demonstração especial. A montadora deve divulgar mais detalhes sobre o modelo próximo à apresentação oficial.
Teste de novas tecnologias de propulsão são corriqueiras. Fabricantes sempre utilizam competições para testar novas tecnologias. Em 2021, a Ford testou um protótipo do Puma híbrido no WRC.
Já em 2024, a Audi venceu o Rally Dakar com o RS Q e-tron, um protótipo equipado com três motores elétricos uma unidade a combustão que funcionava como gerador de eletricidade. O carro pilotado pelo espanhol e bi-campeão do WRC, Carlos Sainz (pai), e navegado por Lucas Cruz completou os quase 8 mil km do rali com 1h20m de vantagem sobre o segundo colocado.
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O carro utiliza um motor de combustão interna que, em vez de gasolina, queima hidrogênio. Segundo a Toyota, essa tecnologia permite reduzir as emissões nocivas a quase zero.
A Toyota vai estrear o protótipo no final de julho, durante o Rali da Finlândia. O tetracampeão mundial Juha Hankkunen será o responsável por pilotá-lo em uma demonstração especial. A montadora deve divulgar mais detalhes sobre o modelo próximo à apresentação oficial.
Laboratório na terra
Teste de novas tecnologias de propulsão são corriqueiras. Fabricantes sempre utilizam competições para testar novas tecnologias. Em 2021, a Ford testou um protótipo do Puma híbrido no WRC.
Já em 2024, a Audi venceu o Rally Dakar com o RS Q e-tron, um protótipo equipado com três motores elétricos uma unidade a combustão que funcionava como gerador de eletricidade. O carro pilotado pelo espanhol e bi-campeão do WRC, Carlos Sainz (pai), e navegado por Lucas Cruz completou os quase 8 mil km do rali com 1h20m de vantagem sobre o segundo colocado.
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