Você gosta de melancia? Pois é, mas no AutoPapo, ela virou prêmio, o Troféu Melancia. Que vai desta vez para a chinesa BYD, que “inaugurou”, no início de julho, sua fábrica em Camaçari, ao lado daquela que foi da Ford.
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Mas está longe de ficar pronta. O que mostrou, na verdade, foram carros montados com peças todas importadas da China e colocados lá no final da linha, simulando terem sido fabricados no Brasil. A própria BYD confirma que a fabricação ainda vai demorar, pois disse que não tem sequer alvará de funcionamento.
Nem tem setores básicos de uma fábrica como a cabine de pintura. Ela deverá ter tudo isso, mas, por enquanto, só máquinas espalhadas pelo piso. Até aí, nenhum problema, a complexidade de uma fábrica de automóvel exige mesmo semanas ou meses de testes até estar pronta.
Eu sou engenheiro e trabalhei 20 anos na indústria automobilística. Conheço dezenas de fábricas pelo mundo. O carro ter componentes importados também é normal. Nenhum modelo produzido hoje no Brasil tem 100% de peças produzidas localmente.
Mas a grande mentira da BYD é já anunciar o Dolphin Mini como carro 100% brasileiro, na internet, na tevê… Peraí, isto é propaganda enganosa pois o Dolphin não foi, como ela diz “feito por brasileiros para brasileiros”. Ela provavelmente será uma grande e moderníssima fábrica. Mas por enquanto, é uma simples montagem de componentes vindos da China, no regime SKD. Que são iniciais em inglês, para semi-desmontado.
Eu respeito, e muito, a BYD na China, e a qualidade de seus automóveis. Mas o comportamento dela no Brasil é execrável, a começar da própria construção da fábrica por operários chineses em regime de escravidão que foi até interrompida pelo Ministerio do Trabalho. Pela assistência técnica deficiente para seus clientes.
E por mentiras como essa do carro “brasileiro” para iludir o público. A BYD levou a sério seu próprio nome: Build Your Dream. Construa Seu Sonho. Mas, por enquanto, tá só construindo. Aliás, sabe por que o troféu é melancia? Semente demais!
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Mas está longe de ficar pronta. O que mostrou, na verdade, foram carros montados com peças todas importadas da China e colocados lá no final da linha, simulando terem sido fabricados no Brasil. A própria BYD confirma que a fabricação ainda vai demorar, pois disse que não tem sequer alvará de funcionamento.
Nem tem setores básicos de uma fábrica como a cabine de pintura. Ela deverá ter tudo isso, mas, por enquanto, só máquinas espalhadas pelo piso. Até aí, nenhum problema, a complexidade de uma fábrica de automóvel exige mesmo semanas ou meses de testes até estar pronta.
Eu sou engenheiro e trabalhei 20 anos na indústria automobilística. Conheço dezenas de fábricas pelo mundo. O carro ter componentes importados também é normal. Nenhum modelo produzido hoje no Brasil tem 100% de peças produzidas localmente.
Semente demais até para uma melancia
Mas a grande mentira da BYD é já anunciar o Dolphin Mini como carro 100% brasileiro, na internet, na tevê… Peraí, isto é propaganda enganosa pois o Dolphin não foi, como ela diz “feito por brasileiros para brasileiros”. Ela provavelmente será uma grande e moderníssima fábrica. Mas por enquanto, é uma simples montagem de componentes vindos da China, no regime SKD. Que são iniciais em inglês, para semi-desmontado.
Eu respeito, e muito, a BYD na China, e a qualidade de seus automóveis. Mas o comportamento dela no Brasil é execrável, a começar da própria construção da fábrica por operários chineses em regime de escravidão que foi até interrompida pelo Ministerio do Trabalho. Pela assistência técnica deficiente para seus clientes.
E por mentiras como essa do carro “brasileiro” para iludir o público. A BYD levou a sério seu próprio nome: Build Your Dream. Construa Seu Sonho. Mas, por enquanto, tá só construindo. Aliás, sabe por que o troféu é melancia? Semente demais!
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