Poucos motoristas têm noção da importância de se utilizar o freio motor de um automóvel. Aliás, poucos sabe o que vem a ser o freio-motor. Que bicho é esse? Assista ao vídeo!
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Quando você está em uma descida não é correto frear, segurar a velocidade do carro apenas no pedal do freio. Por que? Porque você tem também um outro recurso que é a caixa de marchas. Você freia o carro usando o motor, reduzindo as marchas. Se o carro está de quinta, joga para quarta. Está de terceira? Joga para segunda: com isso você, primeiro, poupa os freios; você vai desgastar menos os componentes do freio.
Segundo e mais importante, você vai evitar o fading. Que é isso? Em uma longa descida de estrada, muito íngreme, se você freiar muito, os componentes vão se esquentando, se aquecendo e o fading, que costuma acontecer, te deixa sem freio. Você tem que encostar ,tentar encostar, parar o carro e esperar esfriar.
Tudo bem, mas eu estou em um carro manual, e muitos perguntam: e se for em um carro automático, como é que eu faço? No carro automático é a mesma coisa. Só que tem gente que acha que no automático é para deixar a alavanca a vida inteira em drive. Não! O câmbio automático também permite reduzir de ‘D’, Drive, para 3, para 2, para 1, na alavanca; às vezes, há também as alertas atrás do volante.
Então, o sistema para usar o freio motor é o mesmo. E a dica é a seguinte: em uma descida, imagine qual marcha você usaria para subir. Você usaria a segunda? A terceira? Então, ponha a mesma marcha para descer, que assim você vai estar usando corretamente o freio motor.
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Quando você está em uma descida não é correto frear, segurar a velocidade do carro apenas no pedal do freio. Por que? Porque você tem também um outro recurso que é a caixa de marchas. Você freia o carro usando o motor, reduzindo as marchas. Se o carro está de quinta, joga para quarta. Está de terceira? Joga para segunda: com isso você, primeiro, poupa os freios; você vai desgastar menos os componentes do freio.
Segundo e mais importante, você vai evitar o fading. Que é isso? Em uma longa descida de estrada, muito íngreme, se você freiar muito, os componentes vão se esquentando, se aquecendo e o fading, que costuma acontecer, te deixa sem freio. Você tem que encostar ,tentar encostar, parar o carro e esperar esfriar.
Como usar o freio motor em um carro automático?
Tudo bem, mas eu estou em um carro manual, e muitos perguntam: e se for em um carro automático, como é que eu faço? No carro automático é a mesma coisa. Só que tem gente que acha que no automático é para deixar a alavanca a vida inteira em drive. Não! O câmbio automático também permite reduzir de ‘D’, Drive, para 3, para 2, para 1, na alavanca; às vezes, há também as alertas atrás do volante.
Então, o sistema para usar o freio motor é o mesmo. E a dica é a seguinte: em uma descida, imagine qual marcha você usaria para subir. Você usaria a segunda? A terceira? Então, ponha a mesma marcha para descer, que assim você vai estar usando corretamente o freio motor.
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