Depois do início do ano, período em que o mercado é naturalmente mais lento, a quantidade de emplacamentos cresceu no mês de março. De acordo com a
, foram licenciados 184.068 automóveis de passeio e comerciais leves em março. Os dois carros mais vendidos são da Fiat e corresponderam a mais de 10% dos registros.
O número total obtido no mês passado corresponde a uma alta de 5,89% sobre fevereiro, mais tímida do que o último aumento de 8,75% em relação a janeiro. Em comparação ao mesmo período em 2024, quando a taxa de juros tinha dois pontos percentuais a menos, março deste ano registrou um crescimento de 4,61%. No acumulado dos três primeiros meses do ano, a elevação é de 7,14%.
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Apesar disso, não se engane, pois esse aquecimento do mercado automotivo não necessariamente mostra uma boa intenção de compra do consumidor brasileiro. A realidade é que quase metade dos emplacamentos em março aconteceram graças a frotistas e locadoras.
Esses são os compradores que possuem grande poder de compra para fazer pedidos extensos e que em razão de benefícios concedidos passam por cima dos ‘poréns’ do Banco Central. Esse padrão já tinha sido observado em fevereiro e se manteve praticamente constante no último mês.
Enquanto isso, a venda de caminhões se recuperou da retração registrada em fevereiro com um crescimento de 5,13% com 9.200 unidades emplacadas. Já os números de ônibus licenciados não seguiram esse padrão e fecharam março com queda de 6,11%. Por outro lado, o mercado de duas rodas anotou significativa elevação de 6,45%.
Entre os carros mais vendidos de fevereiro, a Fiat Strada continuou liderando a lista. A picape anotou 10.256 licenciamentos no período, apenas 10 unidades a menos que no mês anterior.
Fiat Strada tem liderança inabalável no mercado automotivo. (Foto: Paulo Henrique Alves | AutoPapo)
Na segunda posição, há uma novidade: o Fiat Argo, que ultrapassou dois concorrentes e assumiu o primeiro lugar no ranking dos automóveis de passeio. Saindo da terceira posição para a primeira nesse segmento, o modelo saiu de 6.305 unidades para 8.247, aumento de 23,5%.
O modelo italiano deixou para trás dois modelos da Volkswagen, o Polo com 8.120 emplacamentos e o T-cross com 6.512, esse último mantém boa colocação e continua desbancando hatches como Onix e HB20, que sempre disputaram o pódio.
Em fevereiro as vendas diretas corresponderam 46,5% dos licenciamentos, uma pequena redução em relação aos 47,4% anotados no mês anterior. Dessa forma, fica claro que as negociações entre pessoas jurídicas vem auxiliando no desempenho dos mais vendidos.
Para se ter uma ideia, das 8.247 unidades emplacadas do Argo, 6.429 foram na modalidade direta. O Renault Kwid é outro bom exemplo, já que dos 4.955 carros licenciados, 4.776 foram adquiridos por CNPJ. Ou seja, o compacto basicamente foi vendido para frotistas e locadoras e menos de 200 carros foram destinados ao consumidor comum.
Modelo ultrapassou o Hyundai Creta na modalidade varejo e depende pouco da venda direta. (Foto: Honda | Divulgação)
Por outro lado, o modelo com menor dependência das vendas diretas no mês passado foi o Honda HR-V. O SUV japonês ultrapassou o Hyundai Creta, modelo que liderava em fevereiro e foi o mais vendido no modo varejo (pessoa física) em 2024.
Em março, das 5.095 unidades emplacadas do carro da Honda, apenas 597 foram para venda direta. Ou seja, pouco mais de 10% do volume total.
O número total obtido no mês passado corresponde a uma alta de 5,89% sobre fevereiro, mais tímida do que o último aumento de 8,75% em relação a janeiro. Em comparação ao mesmo período em 2024, quando a taxa de juros tinha dois pontos percentuais a menos, março deste ano registrou um crescimento de 4,61%. No acumulado dos três primeiros meses do ano, a elevação é de 7,14%.
VEJA TAMBÉM:
Apesar disso, não se engane, pois esse aquecimento do mercado automotivo não necessariamente mostra uma boa intenção de compra do consumidor brasileiro. A realidade é que quase metade dos emplacamentos em março aconteceram graças a frotistas e locadoras.
Esses são os compradores que possuem grande poder de compra para fazer pedidos extensos e que em razão de benefícios concedidos passam por cima dos ‘poréns’ do Banco Central. Esse padrão já tinha sido observado em fevereiro e se manteve praticamente constante no último mês.
Enquanto isso, a venda de caminhões se recuperou da retração registrada em fevereiro com um crescimento de 5,13% com 9.200 unidades emplacadas. Já os números de ônibus licenciados não seguiram esse padrão e fecharam março com queda de 6,11%. Por outro lado, o mercado de duas rodas anotou significativa elevação de 6,45%.
Carros mais vendidos em março
Entre os carros mais vendidos de fevereiro, a Fiat Strada continuou liderando a lista. A picape anotou 10.256 licenciamentos no período, apenas 10 unidades a menos que no mês anterior.

Fiat Strada tem liderança inabalável no mercado automotivo. (Foto: Paulo Henrique Alves | AutoPapo)
Na segunda posição, há uma novidade: o Fiat Argo, que ultrapassou dois concorrentes e assumiu o primeiro lugar no ranking dos automóveis de passeio. Saindo da terceira posição para a primeira nesse segmento, o modelo saiu de 6.305 unidades para 8.247, aumento de 23,5%.
O modelo italiano deixou para trás dois modelos da Volkswagen, o Polo com 8.120 emplacamentos e o T-cross com 6.512, esse último mantém boa colocação e continua desbancando hatches como Onix e HB20, que sempre disputaram o pódio.
Colocação | Modelo | Unidades emplacadas Mar/25 |
---|---|---|
1º | FIAT STRADA | 10.256 |
2º | FIAT ARGO | 8.247 |
3º | VW POLO | 8.120 |
4º | VW T CROSS | 6.512 |
5º | HYUNDAI | HB20 6.122 |
6º | TOYOTA COROLLA CROSS | 5.834 |
7º | GM ONIX | 5.748 |
8º | VW SAVEIRO | 5.692 |
9º | HONDA HR-V | 5.095 |
10º | RENAULT KWID | 4.955 |
Vendas diretas
Em fevereiro as vendas diretas corresponderam 46,5% dos licenciamentos, uma pequena redução em relação aos 47,4% anotados no mês anterior. Dessa forma, fica claro que as negociações entre pessoas jurídicas vem auxiliando no desempenho dos mais vendidos.
Para se ter uma ideia, das 8.247 unidades emplacadas do Argo, 6.429 foram na modalidade direta. O Renault Kwid é outro bom exemplo, já que dos 4.955 carros licenciados, 4.776 foram adquiridos por CNPJ. Ou seja, o compacto basicamente foi vendido para frotistas e locadoras e menos de 200 carros foram destinados ao consumidor comum.

Modelo ultrapassou o Hyundai Creta na modalidade varejo e depende pouco da venda direta. (Foto: Honda | Divulgação)
Por outro lado, o modelo com menor dependência das vendas diretas no mês passado foi o Honda HR-V. O SUV japonês ultrapassou o Hyundai Creta, modelo que liderava em fevereiro e foi o mais vendido no modo varejo (pessoa física) em 2024.
Em março, das 5.095 unidades emplacadas do carro da Honda, apenas 597 foram para venda direta. Ou seja, pouco mais de 10% do volume total.