Notícia Viaduto Papa Francisco é inaugurado para ajudar católicos no interior de SP

Os fiéis que visitarem a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida terão mais segurança no acesso ao santuário. Isso graças ao novo viaduto Papa Francisco, inaugurado na semana passada na cidade paulista.

O novo viaduto custou R$ 79 milhões e elimina o cruzamento em nível entre veículos e trens e que, desde 2004, registrou 30 acidentes. A obra foi custeada pela MRS Logística, a concessionária responsável pela malha ferroviária da região.

VEJA TAMBÉM:

Homenagem ao Papa


A escolha do Papa Francisco como homenageado ocorreu, principalmente, pela presença católica em Aparecida. O batismo, entretanto, precisou ser aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Lula.

Segundo o deputado federal Antonio Brito (PSD-RJ), autor da proposta, a escolha “perpetua a memória de um líder que inspira milhões de pessoas com sua mensagem de esperança, inclusão e amor ao próximo, valores que dialogam profundamente com a missão do Santuário”.

O viaduto


Após dois meses de testes operacionais, as autoridades liberaram a estrutura para o tráfego. Pedestres, romeiros e turistas fazem a travessia pela passarela já existente, enquanto os veículos passam pelo novo viaduto.

Em apenas sete meses, 180 trabalhadores concluíram a obra e a entregaram a tempo das celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, quando cerca de 150 mil peregrinos visitam o Santuário Nacional.

Segundo políticos, a obra também servirá para distribuir melhor o trânsito entre as estradas que acessam Aparecida. Entre elas, há a Via Dutra (BR-116) e a BR-488 — a menor rodovia federal do Brasil, com 6 km de extensão.

“Não é só uma obra para os aparecidenses, mas para todo o Brasil, já que recebemos visitantes de todos os estados”, afirmou o prefeito de Aparecida, José Luiz Rodrigues, em cerimônia com participação do Ministro dos Transportes, Renan Filho.

Com o aumento esperado no fluxo de veículos e romeiros, a RioSP, concessionária da Via Dutra, colocou em prática o programa Romaria Segura 2025. Entre as medidas estão tendas de apoio em pontos estratégicos, distribuição de coletes e faixas refletivas, ações de conscientização em postos de serviço e praças de pedágio, além de orientações sobre trajetos mais seguros.

Continue lendo...
 
Top