Veículos raros são mais comuns do que se imagina. Isso pode ocorrer devido ao fracasso comercial, resultando em poucas unidades vendidas, ou pelo fato de que, ao longo dos anos, muitas unidades se tornam sucata ou são destruídas em acidentes. Além disso, há aqueles modelos que nunca foram oficialmente vendidos no Brasil, mas que, de alguma forma, chegaram ao nosso mercado. Seja qual for o motivo, selecionei 5 caminhões raros que circulam por aqui.
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Vale lembrar que existem mais do que apenas 5 modelos raros, então, caso não veja um modelo que conhece nesta lista, não se preocupe! Em breve, ele pode aparecer em outra seleção.
Além do estúdio móvel revolucionário, a emissora trouxe o T2000, sendo o único registrado no Brasil (Foto: RedeTV | Divulgação)
A RedeTV foi inaugurada em 1999, e muitos a conhecem pelo programa Pânico na TV. No entanto, em 2002, a emissora apresentou seu estúdio móvel, um investimento de US$ 500 mil na época. Esse estúdio era uma carreta gigante com capacidade para transmitir programas ao vivo de qualquer local e, para rebocá-la, a emissora importou dos Estados Unidos um Kenworth T2000.
O T2000 foi produzido entre 1997 e 2010 e compartilhava algumas peças com o Peterbilt 387. Na época, uma caminhoneira foi treinada para dirigir o pesado modelo americano.
O T2000 estava à frente de seu tempo. Em 1997, ele já tinha um design focado na eficiência aerodinâmica, diferenciando-se dos tradicionais caminhões quadrados americanos. Seu interior podia ser equipado com geladeira e TV.
A unidade da RedeTV ostentava uma pintura personalizada em dois tons de roxo e o logotipo da emissora na lateral da cabine. O modelo ainda pertence à empresa e, em 2022, esteve em exposição na Brasil Game Show (BGS), junto ao estúdio móvel.
Com corpo de Chevrolet, o Matra tentou ser uma alternativa ao Mercedes, mas falhou (Foto: Reprodução | Internet)
O Matra M22 foi um caminhão desenvolvido pelo proprietário da Santa Fé Veículos, concessionária Chevrolet em Santa Catarina. Ele utilizava chassi e componentes do Chevrolet D-13000, mas com motor Perkins, resultando em um caminhão Chevrolet com motor alternativo e nova cabine.
O modelo foi produzido de 1987 a 1991 sob encomenda, nas configurações de cavalo mecânico 4×2 e chassi-rígido 4×2 e 6×2, com Peso Bruto Total (PBT) entre 13 e 21 toneladas. A expectativa era fabricar 120 unidades mensais, pois custava 25% a menos que um Mercedes-Benz. No entanto, a produção nunca atingiu esse patamar.
Uma tentativa de transferir a produção para a Zona Franca de Manaus falhou, e a Matra fechou com apenas 180 unidades vendidas.
Mistura entre argentinos e australianos, o Powerstar teve apenas uma geração no Brasil e poucas unidades (Foto: AC Pianaro | Divulgação)
O Iveco Powerstar foi um projeto desenvolvido pelos times de engenharia da Iveco Argentina e Austrália. Baseado no EuroTech 450E37, era importado e produzido entre outubro de 1999 e junho de 2005 na unidade da Iveco em Ferreyra.
Foram fabricadas apenas 121 unidades para exportação ao Brasil e à Venezuela. No Brasil, o modelo chegou em um momento desfavorável para caminhões bicudos, pois nos anos 2000 os modelos “cara-chata” ganharam mais espaço. Em 2005, montadoras como Scania e Volvo descontinuaram seus modelos bicudos.
Não se sabe quantas unidades vieram para o Brasil, mas considerando o tamanho do mercado, é provável que a maioria tenha vindo para cá.
Importado em 2006, este Actros e um dos caminhões raros do pais e ainda está ativo (Foto CBMG | Divulgação)
Este caminhão foi importado para o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em 2006. O Actros 4150 V8 8×4, da segunda geração (MP2), foi lançado na Europa em 2002 e vendido até 2009. Equipado com motor V8 de 16 litros e 503 cv, possui transmissão semiautomatizada Powershift de 16 marchas.
Seu grande diferencial é a “Auto Plataforma Escada” (APE), com alcance de 54 metros, suficiente para edifícios de 21 andares. Conta ainda com um tanque de 2.000 litros de água e pode ser acoplado a outro reservatório.
A viatura foi importada da Alemanha por navio e é considerada a mais valiosa em operação pelos bombeiros de Minas Gerais.
Esta unidade, com pintura da transportadora Dalçoquio, é uma das poucas conhecidas (Foto: Reprodução | Redes Sociais)
Entre os modelos importados, o Scania 143E 500 V8 é um dos mais raros. Enquanto os Série 3 no Brasil tinham motores V8 de até 450 cv, um pequeno lote do 143E 500 chegou ao país com motor de 14 litros e 500 cv.
Acredita-se que apenas 11 unidades tenham sido importadas, mas não há confirmação de quantas ainda estão em atividade ou em condição original.
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Vale lembrar que existem mais do que apenas 5 modelos raros, então, caso não veja um modelo que conhece nesta lista, não se preocupe! Em breve, ele pode aparecer em outra seleção.
1. Kenworth T2000 da RedeTV

Além do estúdio móvel revolucionário, a emissora trouxe o T2000, sendo o único registrado no Brasil (Foto: RedeTV | Divulgação)
A RedeTV foi inaugurada em 1999, e muitos a conhecem pelo programa Pânico na TV. No entanto, em 2002, a emissora apresentou seu estúdio móvel, um investimento de US$ 500 mil na época. Esse estúdio era uma carreta gigante com capacidade para transmitir programas ao vivo de qualquer local e, para rebocá-la, a emissora importou dos Estados Unidos um Kenworth T2000.
O T2000 foi produzido entre 1997 e 2010 e compartilhava algumas peças com o Peterbilt 387. Na época, uma caminhoneira foi treinada para dirigir o pesado modelo americano.
O T2000 estava à frente de seu tempo. Em 1997, ele já tinha um design focado na eficiência aerodinâmica, diferenciando-se dos tradicionais caminhões quadrados americanos. Seu interior podia ser equipado com geladeira e TV.
A unidade da RedeTV ostentava uma pintura personalizada em dois tons de roxo e o logotipo da emissora na lateral da cabine. O modelo ainda pertence à empresa e, em 2022, esteve em exposição na Brasil Game Show (BGS), junto ao estúdio móvel.
2. Matra M22

Com corpo de Chevrolet, o Matra tentou ser uma alternativa ao Mercedes, mas falhou (Foto: Reprodução | Internet)
O Matra M22 foi um caminhão desenvolvido pelo proprietário da Santa Fé Veículos, concessionária Chevrolet em Santa Catarina. Ele utilizava chassi e componentes do Chevrolet D-13000, mas com motor Perkins, resultando em um caminhão Chevrolet com motor alternativo e nova cabine.
O modelo foi produzido de 1987 a 1991 sob encomenda, nas configurações de cavalo mecânico 4×2 e chassi-rígido 4×2 e 6×2, com Peso Bruto Total (PBT) entre 13 e 21 toneladas. A expectativa era fabricar 120 unidades mensais, pois custava 25% a menos que um Mercedes-Benz. No entanto, a produção nunca atingiu esse patamar.
Uma tentativa de transferir a produção para a Zona Franca de Manaus falhou, e a Matra fechou com apenas 180 unidades vendidas.
3. Iveco Powerstar 370

Mistura entre argentinos e australianos, o Powerstar teve apenas uma geração no Brasil e poucas unidades (Foto: AC Pianaro | Divulgação)
O Iveco Powerstar foi um projeto desenvolvido pelos times de engenharia da Iveco Argentina e Austrália. Baseado no EuroTech 450E37, era importado e produzido entre outubro de 1999 e junho de 2005 na unidade da Iveco em Ferreyra.
Foram fabricadas apenas 121 unidades para exportação ao Brasil e à Venezuela. No Brasil, o modelo chegou em um momento desfavorável para caminhões bicudos, pois nos anos 2000 os modelos “cara-chata” ganharam mais espaço. Em 2005, montadoras como Scania e Volvo descontinuaram seus modelos bicudos.
Não se sabe quantas unidades vieram para o Brasil, mas considerando o tamanho do mercado, é provável que a maioria tenha vindo para cá.
4. Mercedes-Benz Actros 4150 V8

Importado em 2006, este Actros e um dos caminhões raros do pais e ainda está ativo (Foto CBMG | Divulgação)
Este caminhão foi importado para o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em 2006. O Actros 4150 V8 8×4, da segunda geração (MP2), foi lançado na Europa em 2002 e vendido até 2009. Equipado com motor V8 de 16 litros e 503 cv, possui transmissão semiautomatizada Powershift de 16 marchas.
Seu grande diferencial é a “Auto Plataforma Escada” (APE), com alcance de 54 metros, suficiente para edifícios de 21 andares. Conta ainda com um tanque de 2.000 litros de água e pode ser acoplado a outro reservatório.
A viatura foi importada da Alemanha por navio e é considerada a mais valiosa em operação pelos bombeiros de Minas Gerais.
5. Scania 143E 500 e os caminhões raros no Brasil

Esta unidade, com pintura da transportadora Dalçoquio, é uma das poucas conhecidas (Foto: Reprodução | Redes Sociais)
Entre os modelos importados, o Scania 143E 500 V8 é um dos mais raros. Enquanto os Série 3 no Brasil tinham motores V8 de até 450 cv, um pequeno lote do 143E 500 chegou ao país com motor de 14 litros e 500 cv.
Acredita-se que apenas 11 unidades tenham sido importadas, mas não há confirmação de quantas ainda estão em atividade ou em condição original.
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